Menu

Decoração

Atualizado em 5 de maio de 2011, às 20:45
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Flores Para Decorar Mesas

flores para decorar mesas Flores Para Decorar Mesas

As flores costumam ser elementos decisivos para a decoração de mesas, especialmente quando se trata de uma ocasião especial. Os arranjos florais são elegantes, receptivos e capazes de tornar o espaço mais delicado. É por meio do uso das flores na decoração que se torna possível criar uma atmosfera romântica e agradável.

Devido a todas as suas qualidades, as flores já se revelam capazes de transformar o visual dos ambientes e principalmente das festas. Para conseguir usá-las na decoração é necessário ter sensibilidade e se preocupar com as combinações, levando em conta a proposta de cada evento. O trabalho com as cores dos arranjos também é quesito importante na ornamentação.

flores para decorar mesas 2 Flores Para Decorar Mesas

As mesas de casamento normalmente são decoradas com flores que destacam a idéia dessa data tão especial. A escolha das espécies que serão usadas nos arranjos depende do caráter da festa, ou seja, uma comemoração a noite mais refinada merece flores nobres, enquanto os eventos diurnos sao compatíveis com arranjos florais mais simples, visivelmente compatíveis com a claridade do dia.

Antes de se decidir sobre como decorar a mesa com arranjos, procure avaliar primeiro à disponibilidade do orçamento. Algumas espécies de flores são caras, principalmente quando estão fora de estação. Consulte uma floricultura e conheça o catálogo com cuidado para tomar a melhor decisão.

As flores são sofisticadas, perfumadas e costumam incorporar simbologias. Para criar um espaço simples e sofisticado nem sempre é preciso gastar uma fortuna, basta fazer as combinações da forma adequada e valorizar a combinação com outros elementos que também ajudam a compor a decoração. Na maioria das vezes, a simplicidade acaba sendo o segredo da sofisticação.

Como decorar mesas com flores?

flores para decorar mesas 3 Flores Para Decorar Mesas

Na hora de decorar a mesa com flores, o responsável pelo trabalho precisa ter em mente que elas não atuam sozinhas na decoração. A montagem de arranjo com velas ou mesmo a combinação de duas espécies diferentes ajudam a tornar a mesa mais bonita. Em casamentos, as flores ilustram a mesa principal com o objetivo de adicionar romantismo à festa, combinando com a toalha, bolo artístico, laços e tantos outros elementos que compõe o acabamento.

Para decorar uma mesa central da festa de casamento a noite, vale a pena apostar nos arranjos sofisticados, que podem ser compostos por lírios, copo de leite, orquídeas, tulipas ou mesmo a tradicional rosa. Como o estilo romântico predomina no ambiente, as cores vermelho, branco, rosa e lilás acabam sendo as favoritas dos decoradores.

flores para decorar mesas 4 Flores Para Decorar Mesas

A decoração de mesas com flores em festas diurnas apresenta características diferentes, em especial quando a festa acontece ao ar livre. É claro que algumas espécies são adaptativas, ou seja, combinam com festas noturnas e diurnas, mas é sempre apropriado ter cuidado para não cometer erros na montagem de arranjos. Em casamentos no campo ou na praia, por exemplo, a mesa costuma ser decorada com flores alegres sem que isso comprometa o romantismo. Girassóis e flores silvestres delicadas são bem vindas.

As flores não decoram apenas as mesas de grandes festas, mas também de momentos íntimos, como é o caso do jantar romântico em um restaurante. Para comemorar alguma data especial, os casais costumam decorar uma mesa e apostam nos arranjos como uma forma de enfatizar a atmosfera de romantismo. Rosas vermelhas combinadas aos lírios correspondem a uma dica bem interessante para a montagem do centro de mesa. É importante lembrar que as flores precisam estar de acordo com a iluminação.

flores para decorar mesas 5 Flores Para Decorar Mesas

Na hora de usar as flores na decoração, procure conter os exageros e valorize as sensações simples. Um arranjo elegante não precisa ser montado com as flores mais caras, mas deve ser elaborado a partir de combinações. Cuidado com as espécies muito perfumadas, elas podem prejudicar o resultado da mesa decorada. Ao montar um centro de mesa, por exemplo, se preocupe com o acabamento e seja criativo.