Menu

Notícias

Atualizado em 1 de outubro de 2012, às 16:28 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Floor Jansen é a nova vocalista do Nightwish

Com a saída de Anette Olzon do Nightwish, a cantora Floor Jansen assume a posição de vocalista até o final da turnê.

O Nightwish é uma banda de metal sinfônico que existe desde 1996. Ao longo de sua história, a formação original do grupo finlandês passou por várias mudanças, inclusive a troca da vocalista.

521856 Floor Jansen é a nova vocalista do Nightwish Floor Jansen é a nova vocalista do NightwishFloor Jansen é a nova estrela do Nightwish. (Foto:Divulgação)

Nightwish anuncia nova vocalista

Floor Jansen, uma cantora holandesa de 31 anos, foi escolhida para substituir Anette Olzon, que deixou a banda recentemente. A nova integrante já tem uma carreira consolidada, pois participou de outras bandas desde 1997. A partir de 1º de outubro, Floor Jansen segue com a turnê “Imaginaerum”, juntamente com os outros membros do Nightwish.

Saiba mais: Show do Nightwish no Brasil 2012: locais, datas, preços

O troca-troca de vocalista

Nos primeiros anos de sucesso, os vocais do Nightwish ficaram por conta de Tarja Turunen, que conquistou milhares de fãs pelo mundo por causa da sua voz lírica marcante. Ela permaneceu na banda até 2005, mas foi expulsa pelos demais integrantes, sendo acusada de adotar um comportamento arrogante e egoísta. Depois de ser demitida, Tarja lançou um álbum solo e iniciou uma turnê mundial.

Com a saída de Tarja, Tuomas Holopainen, Erno Vuorinen, Jukka Nevalainen e Marco Hietala iniciaram a procura por uma substituta. Os integrantes da banda finlandesa realizaram uma espécie de concurso para encontrar a nova vocalista, no qual escutaram duas mil gravações e separaram as 100 melhores. Por fim, a escolhida para ocupar o lugar de Tarja foi a sueca Anette Olzon.

521856 Floor Jansen é a nova vocalista do Nightwish 1 Floor Jansen é a nova vocalista do NightwishAs vocalistas do Nightwish. (Foto:Divulgação)

Anette Olzon, atualmente com 41 anos, fez sucesso à frente do Nightwish, realizando turnês e gravando álbuns com a banda. Entretanto, a partir de 2009 ela começou a manifestar o interesse de seguir carreira solo.

No dia 1º de outubro de 2012, a cantora sueca anunciou a sua saída da banda de metal sinfônico. Na mesma ocasião, Anette passou mal antes de fazer um show e foi hospitalizada. Isto levou os integrantes a substituí-la na apresentação.

Os objetivos do Nightwish e as necessidades de Anette Olzon estavam entrando em conflito há algum tempo. Em comunicado para os fãs, a cantora manifestou descontentamento por ter sido substituída no show que aconteceu no Odgen Theatre, no Colorado, EUA. Ela falou ainda que não foi comunicada sobre a substituição e ficou chateada com a atitude dos colegas de banda.

Apesar de a história não ter ficado muito clara, parece que os integrantes do Nightwish não estão com mágoa de Anette, como ocorreu com Tarja há alguns anos. Em comunicado, eles reafirmaram o compromisso com a jornada de shows, além do que estão orgulhosos dos dois álbuns gravados com a cantora sueca.

521856 Floor Jansen é a nova vocalista do Nightwish 2 Floor Jansen é a nova vocalista do NightwishA turnê continuará normalmente sem Anette Olzon. (Foto:Divulgação)

Mesmo com a saída de Anette Olzon do Nightwish, a turnê do álbum “Imaginaerum” continua. Quem assumirá os vocais da banda nos próximos shows é Floor Jansen, uma cantora holandesa que já fez parte das bandas “After Forever” e “ReVamp”.

Floor Jansen permanecerá no Nightwish até o final da turnê, que começou em janeiro de 2012 e vai se estender até o fim de 2013. Entretanto, não se sabe ainda se a cantora permanecerá definitivamente no posto de vocalista.

Veja também: As grandes vozes femininas do rock