Fotos & Vídeos

Flashmob: fotos

Por Andre

A facilidade de contato entre as pessoas que moram distante e nem mesmo se conhecem, proporcionada pela internet, seja através de redes sociais como o Twitter, Facebook e Orkut, entre outras, pelo e-mail ou por meio dos comunicadores instantâneos (MSN, ICQ, Google Talk, etc), é uma das responsáveis pela grande difusão das flash mobs em todo o mundo.

Os flash mobs são aglomerações instantâneas de pessoas, previamente combinadas (Foto: Divulgação)

Flash mobs são as aglomerações instantâneas de pessoas em um determinado lugar, pré-combinado, a partir da internet, para protestar, homenagear, popularizar novos comportamentos ou simplesmente para se divertir. Geralmente, essas pessoas têm algo em comum, e se reúnem justamente para expressar esse sentimento, desejo ou ideia compartilhados. Uma característica marcante dos flash mobs é que, assim como se reúnem, os participantes se dispersam rapidamente.

Recentemente, tivemos vários exemplos de mobilizações que começaram através de flash mobs e provocaram grandes mudanças políticas em alguns países do Oriente Médio e da África, resultando até mesmo na queda de ditadores e representantes políticos que estavam há muito tempo no poder.

Confira: Flash mob em memória aos ataques à Índia

Flash mobs que marcaram história

Flash mob na estação de metrô (Foto: Divulgação)

De acordo com pesquisadores, os flash mobs são inspirados em mobilizações da população que aconteceram ao longo da história, como a Revolução Francesa, a revolta dos Bolcheviques, na Rússia e as manifestações de maio de 1968, que deram início a uma série de revoltas em todo o mundo.

Já em seu formato moderno e atual, o primeiro flash mob aconteceu em 2003, quando um jornalista norte-americano enviou e-mails para 50 amigos, convidando-os para se reunirem em frente a uma loja de acessórios femininos. No mesmo ano, um novo mob aconteceu, dessa vez com mais pessoas, que se reuniram no interior de uma loja de departamentos.

Veja O maior flash mob em memória de Michael Jackson

Flash mobs populares

Flash mob no vagão do metrô (Foto: Divulgação)

Alguns dos flash mobs mais populares são:

– Pillow Fight: consiste na famosa guerra de travesseiros, que vem sendo organizada em diversas cidades, em todo o mundo.

– Subway Party: essa é a tradicional festa no metrô, que tem acontecido nos vagões dos trens que circulam em grandes cidades, como Nova Iorque e Londres. Os participantes se reúnem para dançar, festejar, ouvir música, trocar presentes, etc.

– Zombie Walk: reúne pessoas caracterizadas como zumbis, que além das maquiagens, também agem como mortos-vivos.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *