Menu

Culinária

Atualizado em 24 de julho de 2012, às 10:55 por Talita
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Flã de brigadeiro

Confira como preparar flã de brigadeiro: ótima receita para quem é fã de doces e de pudins.

O flã é um pudim preparado com ovos, açúcar e leite, também conhecido como flan. A receita é antiga, remonta a Idade Média e é feita em banho-maria. Os ingredientes são batidos e depois de pronto, o creme fica com uma aparência mais gelatinosa. O flã original tem diversas variações e pode ser feito com baunilha, frutas, chocolate, iogurte e até queijo. Uma opção para fazer o doce é com o chocolate meio amargo. A receita que leva leite condensado e pode até mesmo ter o rum como um dos ingredientes, é muito saborosa e deve ser servida fria. Veja como preparar esse doce para a sobremesa do final de semana.

490004 flan chocolate Flã de brigadeiroQuem resiste a uma receita com brigadeiro (Foto: divulgação)

Flã de brigadeiro

Ingredientes

 100 gramas de chocolate meio amargo

 2 latas de leite condensado

 4 gemas

 3 colheres (sopa) de manteiga

1 cálice de rum (opcional)

 Manteiga para untar

 Chocolate granulado para decorar

490004 flan chocolate 2 Flã de brigadeiroChocolate é o ingrediente perfeito para fazer aquela sobremesa deliciosa e agradar a família toda (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Após picar o chocolate, derreta-o em banho-maria, desligue o fogo e aguarde ficar frio. Depois disso, passe o chocolate – já na temperatura fria – para o liquidificador e adicione o leite condensado, a manteiga e as gemas. Bata bem até obter um creme uniforme. Distribua o creme por refratários individuais ou se preferir em um único refratário, coloque em uma forma e leve ao forno preaquecido a 180°C  cerca de uma hora. Desligue o forno, tire os refratários e enfeite com o chocolate granulado. Deixe esfriar e leve para gelar.

Veja também como preparar outras receitas com chocolate:

Receita de mousse de chocolate com frutas

Ambrosia de chocolate

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.