Firjan disponibiliza cursos gratuitos no Senai Rio 2016

O sistema Firjan está oferecendo novas oportunidades para cursos gratuitos no Senai Rio 2016. Com isso, a Fundação espera melhorar a formação dos profissionais que trabalham nas indústrias do Rio de Janeiro. Leia a matéria para conhecer melhor as modalidades profissionalizantes e veja como se inscrever.

 

O FIRJAN oferece cursos gratuitos para trabalhadores da indústria. (Foto Ilustrativa)
O FIRJAN oferece cursos gratuitos para trabalhadores da indústria. (Foto Ilustrativa)

Em 2015, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) anunciou 2.969 vagas, distribuídas em 17 cursos gratuitos à distância. Essas oportunidades foram destinadas às pessoas de baixa renda que vivem no estado. Para o ano de 2016, novas oportunidades serão abertas, reconhecendo a demanda de mão de obra de mais de 7 mil empresas industriais associadas.

CONTEÚDO

Cursos gratuitos FIRJAN 2016

O Senai Rio de Janeiro trabalha com duas modalidades de cursos gratuitos. São elas: qualificação profissional e aprendizagem industrial. Nos dois casos, o propósito é atender as necessidades das indústrias e também contribuir com a geração de emprego em todo território fluminense.

Os cursos grátis FIRJAN 2016 são voltados especialmente para colaboradores da indústria e seus dependentes. Esses alunos normalmente são indicados pelas empresas onde trabalham ou pelos sindicados que são filiados à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Para ter direito a uma das vagas gratuitas Senai Rio 2016, é preciso estar de acordo com os pré-requisitos do curso e se enquadrar nas condições de baixa renda.

Mais de 19 mil vagas para cursos gratuitos serão abertas pelo Senai Rio. (Foto Ilustrativa)
Mais de 19 mil vagas para cursos gratuitos serão abertas pelo Senai Rio. (Foto Ilustrativa)

O Senai Rio se comprometeu em oferecer mais de 19 mil vagas para cursos profissionalizantes, distribuídos em 39 escolas de 20 municípios. Veja a seguir mais detalhes sobre as modalidades:

Qualificação gratuita FIRJAN 2016

Os setores industriais estão em busca de profissionais qualificados, por isso os funcionários demonstram interesse pelos cursos profissionalizantes do Senai Rio. Os títulos, oferecidos gratuitamente, se dividem em três modalidades: qualificação, cursos técnicos e aperfeiçoamento.

Aprendizagem Industrial FIRJAN 2016

Aprendizagem industrial é uma modalidade de educação profissional que procura capacitar jovens de 14 a 24 anos para o mercado de trabalho. O aluno, além de frequentar as aulas na escola do Senai, também assina contrato de 2 anos com uma indústria integrante do FIRJAN. Vale lembrar que, as empresas de médio e grande porte, são obrigadas a ter de 5% a 15% de jovens aprendizes no quadro de colaboradores.

As empresas são responsáveis por encaminhar os aprendizes para os cursos gratuitos FIRJAN. Neste ano de 2016, por exemplo, foram montadas novas turmas para auxiliar de cozinha, padeiro, operador de processos industriais, almoxarife de obras, pedreiro, eletricista de manutenção industrial, cabeleireiro, auxiliar de logística, soldador, torneiro mecânico, entre outras carreiras. Veja a lista completa de cursos de aprendizagem Senai Rio 2016.

Inscrições cursos FIRJAN 2016

Peça para que o RH da empresa onde você trabalha faça o encaminhamento para o Senai RJ. (Foto Ilustrativa)
Peça para que o RH da empresa onde você trabalha faça o encaminhamento para o Senai RJ. (Foto Ilustrativa)

As inscrições para cursos Senai Rio 2016 serão abertas ao longo do ano, conforme a demanda das indústrias. Tem interesse em estudar de graça na unidade do Senai RJ da sua cidade? Então converse com o RH da empresa industrial onde você trabalha e peça para ser encaminhado. Em caso de dúvidas, acione o chat online pelo site www.cursosenairio.com.br.

 

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0