Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Firefox irá usar tecnologia DRM

Firefox irá usar tecnologia DRM

Por Andre

A notícia de que o Firefox irá usar tecnologia DRM pegou de surpresa muitos usuários do navegador da Mozilla, empresa que sempre se orgulhou de lançar produtos que prezam pelo código aberto.

Mesmo contrariando os seus ideais, o Firefox aderiu à nova tecnologia (Foto: Divulgação)

Os recursos de Digital Rights Management (DRM) são usados para restringir a distribuição de conteúdo digital protegido por leis de propriedade intelectual, evitando, por exemplo, que um determinado vídeo online seja capturado por um internauta e disponibilizado indevidamente a outras pessoas.

Esse tipo de tecnologia já é utilizado nos navegadores do Google (Chrome), Apple, Opera e Microsoft (Internet Explorer), com a intenção de dificultar a pirataria, principalmente em relação ao streaming de vídeos. O problema é que ela costuma limitar o acesso a determinados recursos, trazendo aborrecimentos aos usuários.

Smartphones com Firefox OS, preços

Novo navegador The Pirate Bay

Firefox irá usar tecnologia DRM

Caso não aderisse ao DRM, o Firefox teria dificuldade para acessar serviços como o Netflix (Foto: Divulgação)

De acordo com a Mozilla, o principal motivo pelo qual o Firefox irá usar tecnologia DRM é o risco que ela corre de perder um número considerável de usuários do seu navegador, migrando para as plataformas concorrentes.

Isso porque em breve, os browsers que não usam os sistemas DRM poderão ter dificuldades para acessar serviços de vídeo online, como o Netflix e o Hulu, entre outros, que têm crescido bastante nos últimos anos, contando com milhões de assinantes em todo o mundo.

Atualmente, as distribuidoras de conteúdos de vídeo e áudio online fazem o controle de DRM de forma indireta, utilizando principalmente implementações em Flash e Silverlight, que estão perdendo espaço para o padrão HTML5. Tal situação resultou na criação de novas tecnologias, como o Encrypted Media Extensions (EME), desenvolvido pelo Google, a Microsoft e o Netflix.

Mas apesar de ter aderido ao mecanismo, contrariando os seus ideais, a Mozilla promete que o DRM no Firefox causará o menor impacto possível no uso do navegador e que fará o máximo para respeitar as liberdades de escolha dos usuários.

Quando o DRM chegará ao Firefox

O DRM será implantado no Firefox em breve (Foto: Divulgação)

Por enquanto, não se sabe quando a tecnologia DRM chegará ao Firefox, já que a empresa ainda vai se unir à Adobe, uma das desenvolvedoras do sistema, para discutir a implantação do recurso no seu navegador.

O que se sabe é que o DRM estará disponível primeiramente nas versões do Firefox para Windows, Mac e Linux, oferecendo ao usuário a possibilidade de desativar o recurso manualmente. Sobre as versões do browser para Android e Firefox OS, ainda não há previsão de lançamento da tecnologia.

Recomendado para você
Tecnologia

Satélite com imagens online do Google maps ao vivo

Serviços

Activia GVT Login

Tecnologia

Como criar um QR Code

Tecnologia

Top 10 Melhores Tablets em 2018

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *