Menu

Notícias

Atualizado em 18 de julho de 2012, às 14:00 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Filhote de cachorro: como amamentar

Em algumas situações nos tornamos responsáveis pela vida de um ou mais animaizinhos que ficam órfãos de mãe. Saiba como amamentar os filhotes e quais cuidados tomar.
488035 yorkshire recem nascido Filhote de cachorro: como amamentarAs vezes acabamos sendo responsáveis pela vida dos filhotes. (Foto: Divulgação)

A maioria das pessoas aprecia a companhia dos cães de estimação, mas quando o assunto é filhotes, até quem costuma torcer o nariz para animais acaba tendo o coração amolecido e se rendendo aos encantos dos pets.

Em algumas situações acabamos nos tornando responsáveis pela vida de um ou de alguns animaizinhos que ficam órfãos de mãe. Diante dessa situação, muitas dúvidas podem surgir, especialmente com respeito à alimentação dos pequenos. Confira dicas e saiba como solucionar esse problema.

Veja alguns cuidados que devem ser tomados com cães recém-nascidos.

488035 beagle puppy 496x372 Filhote de cachorro: como amamentarA amamentação artificial pode salvar a vida do pet.(Foto: Divulgação)

Encontrando uma mãe substituta

A primeira medida a se tomar é encontrar uma mãe substituta, em idade de lactação apropriada para o filhote. Infelizmente essa alternativa nem sempre é possível, pois além da dificuldade em encontrar uma cadela que esteja amamentando, ela pode acabar rejeitando o filhote.

Algumas dicas que podem minimizar o problema é esfregar no pet panos com secreções da mãe adotiva e de sua cria. Se a medida der certo, qualquer outra providência torna-se dispensável.

Substituindo as funções da mãe

Quando a primeira opção não dá certo, a saída é tomar o papel da mãe e realizar as medidas necessárias para garantir a vida do pequenino. Esses cuidados abrangem a manutenção da temperatura corporal, estímulos, higiene e alimentação.

Uma dica que deve ser usada para substituir a lambedura da mãe, capaz de estimular a circulação periférica do animal e mantê-lo aquecido, é realizar delicadas massagens ao longo de todo corpo do filhote.

Para auxiliar na manutenção da temperatura corporal, pode ser usado lâmpadas incandescentes (sempre suspensas e NUNCA em contato com panos ou com o próprio filhote, sob risco de queimadura), utilizando-se termômetro simples para conferir a temperatura, que deve ser em torno de 32°C nos cinco primeiros dias, e depois diminuir para 24°C.

488035 021656883 FMM00 Filhote de cachorro: como amamentarFilhotes órfãos necessitam de cuidados especiais.(Foto: Divulgação)

Amamentação artificial

Além dos cuidados anteriormente citados, é preciso proceder com a amamentação artificial. É necessário lembrar de que os filhotes possuem estômago pequeno e por isso devem receber pequenas porções de alimento várias vezes ao dia. Sendo assim, dedicação é fundamental.

Receita para o leite artificial

· 800ml de leite integral;

· 200ml de creme de leite;

· 4 colheres de sopa de Calcigenol;

· 1 colher de sopa de Vitaminer líquido.

Para filhotes com menos de 15 dias de vida, é preciso adicionar uma colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau à receita, até que completem essa idade.

Para filhotes com mais de três semanas é necessário fazer uma papinha, acrescentando-se 3 colheres de sopa de leite em pó para cada copo (100ml) do leite artificial.

Doses recomendadas

  • Filhotes com até uma semana: 13 ml de leite para cada 100g do filhote, a cada duas horas;
  • Segunda semana: 17 ml de leite para cada 100g do filhote, a cada três horas;
  • Terceira semana: 20 ml de leite para cada 100g do filhote, a cada 3 horas;
  • Quarta semana: 22 ml de leite para cada 100g do filhote, a cada 4 horas. A partir desse momento inicia-se a introdução gradativa da papinha;
  • Quinta semana: papinha 2 a 3 vezes ao dia e ração para filhotes 2 a 4 vezes ao dia.
 Filhote de cachorro: como amamentarA adoção de filhotes é comum na natureza.(Foto: Divulgação)

Seguindo as dicas é possível garantir a saúde do filhote, lembrando que o médico veterinário deve ser consultado ao longo de todo processo, principalmente nos casos em que o cuidador perceber alguma alteração na saúde do pequenino.

Confira alguns comandos básicos que podem ser ensinados aos filhotes.