Os segredos que pouquíssimas mulheres sabem Descubra Agora X

Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Fies Técnico 2012: o que é, como se cadastrar

Os estudantes interessados em financiar o curso profissionalizante poderão aderir o Fies técnico no próximo ano.

O Fies Técnico, integrante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), representa uma ótima oportunidade para as pessoas que não conseguiram ingressar em uma universidade pública, mas que desejam se qualificar. O Fundo de Financiamento Estudantil é administrado pelo Ministério da Educação e concede ao aluno a chance de passar pelo curso técnico, sendo que o pagamento acontece apenas após a formatura.

O programa de financiamento estudantil do governo vai adotar uma linha de crédito para cursos profissionalizantes. (Foto:Divulgação)

A princípio, o Fies tinha como objetivo beneficiar os jovens que não tinham condições de pagar as mensalidades da graduação. Entretanto, o programa passou a valorizar a qualificação profissional através de uma nova linha de crédito, que beneficia os estudantes de nível técnico que não possuem condições financeiras para arcar com as despesas do curso.

O que é o Fies Técnico?

O Fies Técnico é um programa desenvolvido pelo MEC com o objetivo de oferecer financiamento aos estudantes que desejam se profissionalizar através de cursos particulares. As empresas interessadas em melhorar a capacidade da mão de obra podem custear os estudos dos seus colaboradores através do programa.

Os empréstimos do Fies Técnico serão concedido às pessoas com Ensino Médio completo e que estão interessadas em estudar nas instituições privadas ou nos Serviços Nacionais de Aprendizagem (Senac/Senai).

O Fies Técnico poderá ser solicitado por estudantes ou empresas interessados na qualificação. (Foto:Divulgação)

O financiamento do ensino profissionalizante concederá ao aluno o prazo de até seis vezes o tempo do curso para quitar a dívida. O Fies Técnico trabalha com juros de 3,4% ao ano e não efetua cobranças logo após a formação. O indivíduo que aderiu ao programa terá 18 meses de carência para encontrar um emprego na sua área.

De acordo com dados do MEC, até o momento há 217 instituições de ensino habilitadas no Brasil e 67 estão em processo de habilitação. Tudo indica que no fim do segundo semestre ou começo do próximo ano os estudantes já poderão solicitar a linha de crédito.

Saiba mais: Confira as principais regras do FIES

Como se cadastrar no Fies Técnico?

O Fies Técnico ainda não está com inscrições abertas, mas o MEC anunciou que a partir do ano que vem os estudantes interessados no financiamento poderão se inscrever. No momento da abertura do programa, os procedimentos para cadastro serão amplamente divulgados.

As instituições particulares já podem se cadastrar no Fies Técnico. (Foto:Divulgação)

Por outro lado, as instituições particulares de ensino já podem participar do programa Fies Técnico, basta acessar o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) e solicitar a adesão, de acordo com os critérios do manual. Antes de confirmar a participação, o MEC vai submeter às escolas técnicas a uma avaliação prévia.

As instituições interessadas no financiamento estudantil devem consultar o Manual Fies técnico para obter maiores informações.

Veja também: FIES – como cancelar o financiamento

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL