Search

Fibras: Essências para a Saúde

Google plus

As fibras atuam no organismo de maneira equilibrada, com a finalidade de auxiliar no bom funcionamento do intestino e em outros órgãos como o coração, já que as fibras insolúveis são perfeitas em limpar as artérias do mau colesterol. As fibras são encontradas em alimentos de origem vegetal. Sendo assim, a carne e derivados, peixe, ovos e lacticínios não possuem qualquer indício de fibra.

Como já mencionado, há dois tipos de fibras, as fibras insolúveis em água e as fibras solúveis em água. No primeiro caso, encontram-se,os farelos dos cereais, sendo formada por celulose, hemicelulose e por vezes lignina. É a lignina que confere às fibras uma consistência rígida e firme.

No segundo grupo, das fibras solúveis em água, estão nos alimentos mais comuns, que são o farelo de aveia e sementes, tais como sementes de linho e também as frutas.

As fibras devem compor a alimentação saudável. Dessa forma diminuem os riscos de doenças relacionadas com o sistema digestório, tais como o cancro do cólon, as hemorróidas, prisão de ventre e outras doenças associadas. O tipo de fibra insolúvel em água é mais eficaz nestes casos.

A fibra solúvel tem um papel importante, contribuindo para evitar o excesso de colesterol, melhorar as diabetes e suavizar e proteger a mucosa intestinal.

No entanto, nunca devem ser ingeridas em excesso, pois existe o risco de reduzir, em larga escala, a absorção de ferro, zinco e outros minerais importantes, podendo, até mesmo, causar colite.
Nunca deixe de incluir fibras no seu cardápio!


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top