Menu

Saúde

Atualizado em 20 de julho de 2009, às 22:40
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Fibras: Essências para a Saúde

fibras Fibras: Essências para a Saúde

As fibras atuam no organismo de maneira equilibrada, com a finalidade de auxiliar no bom funcionamento do intestino e em outros órgãos como o coração, já que as fibras insolúveis são perfeitas em limpar as artérias do mau colesterol. As fibras são encontradas em alimentos de origem vegetal. Sendo assim, a carne e derivados, peixe, ovos e lacticínios não possuem qualquer indício de fibra.

Como já mencionado, há dois tipos de fibras, as fibras insolúveis em água e as fibras solúveis em água. No primeiro caso, encontram-se,os farelos dos cereais, sendo formada por celulose, hemicelulose e por vezes lignina. É a lignina que confere às fibras uma consistência rígida e firme.

No segundo grupo, das fibras solúveis em água, estão nos alimentos mais comuns, que são o farelo de aveia e sementes, tais como sementes de linho e também as frutas.

As fibras devem compor a alimentação saudável. Dessa forma diminuem os riscos de doenças relacionadas com o sistema digestório, tais como o cancro do cólon, as hemorróidas, prisão de ventre e outras doenças associadas. O tipo de fibra insolúvel em água é mais eficaz nestes casos.

A fibra solúvel tem um papel importante, contribuindo para evitar o excesso de colesterol, melhorar as diabetes e suavizar e proteger a mucosa intestinal.

No entanto, nunca devem ser ingeridas em excesso, pois existe o risco de reduzir, em larga escala, a absorção de ferro, zinco e outros minerais importantes, podendo, até mesmo, causar colite.
Nunca deixe de incluir fibras no seu cardápio!

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.