Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Festa Junina > Festa Junina Light – Dicas e Receitas

Festa Junina Light – Dicas e Receitas

Aprenda como fazer uma Festa Junina light e se deliciar sem medo de engordar. O mês de junho está se aproximando, por isso vale a pena começar a pensar nas comidas típicas que serão preparadas para servir nessa ocasião. Essas iguarias são saborosas e, ao mesmo tempo, possuem poucas calorias. Em outras palavras, não será preciso sair da dieta para comemorar o dia de são João. Leia a matéria e confira sugestões de dar água na boca.

Festa Junina Light – Dicas e Receitas. (Foto: Divulgação)

Mês de junho traz as Festas Juninas

Na programação do mês de junho, não podemos esquecer as festas juninas, mês que comemoramos os santos mais populares do Brasil. São festejados nas escolas, igrejas e clubes, tendo festas divertidas com quadrilha, música caipira, jogos, brincadeiras e muita comida saborosa.

São João traz comidas típicas saborosas (Foto: Divulgação)
São João traz comidas típicas saborosas (Foto: Divulgação)

Comidas típicas das Festas Juninas

Nas grandes cidades esse costume dos festejos e brincadeiras está quase extinta, ficando só a parte das comidas. Nessa época aparecem paçocas, pé de moleque, doces, como o de abóbora, arroz doce, pamonha, curau,canjica e as bebidas quentão, vinho quente. Tudo isso é muito calórico. Para você ter uma ideia no caso dos pratos a base de amendoim, só ele a cada 100g, possui 625 calorias.

Não há nada de errado degustar tudo isso, desde que seja com moderação. Temos aqui algumas sugestões para uma festa junina light. Para as receitas ficarem menos calóricas, quando temos que introduzir em algum prato, no caso o leite, devemos optar pelo desnatado, a manteiga pela margarina light, o açúcar pelos adoçantes que podem ir ao fogo.

Em vez de alimentos que contenham amendoim, de preferência aos de milho, escolhendo sempre o curau em vez da pamonha, mas se tiver vontade, consumir moderadamente, que dizer uma só e dançar muita quadrilha, ajuda no gasto calórico.

Pãozinho Salgado de Milho. (Foto: Divulgação)

Pãozinho Salgado de Milho

Ingredientes:

– 2 ovos;
– margarina light 1 colher (sopa) equivale 15 mg;
– leite desnatado 1 xícara (chá) equivale (200ml);
– farinha de trigo 1 ½ xícara (chá) equivale (180g);
– fermento em pó 1 colher (sopa) equivale (10g);
– salsa picada 1 colher (sopa);
– cebolinha picada 1 colher (sopa);
– orégano 1 colher (sopa);
– sal 1 colher (chá);
– peito de peru defumado 100g em cubinhos;
– milho verde em lata, 1 xícara (chá) rasa escorrido equivale (150g);
– mussarela light 100 gramas em cubinhos.

Modo de preparo:

Em uma batedeira acrescente os ovos, a margarina, o leite e a farinha de trigo , bater até a massa ficar consistente. Coloque os outros ingredientes, mexa e coloque por último o fermento. Colocar em forminhas, asse em forno médio por 20 minutos dependendo do forno ou até dourar.

Bolo de milho verde. (Foto: Divulgação)

Bolo de Milho Verde

Ingredientes:

– milho verde 2 xícaras (chá), equivale (400g);
– açúcar 1 xícara (chá), equivale (200g);
– leite desnatado 2 xícaras de chá, equivale (400ml);
– farinha de trigo 4 colheres (sopa), equivale(80g);
– queijo minas ralado 4 colheres (sopa), equivale (40g);
– 4 ovos;
– margarina light 2 colheres (sopa) , equivale (30g);

– fermento em pó 1 colher (sopa), equivale (10g).

Preparo:

Os ingredientes deverão ir todos para o liquidificador, bater, e colocar numa forma enfarinhada, assando em forno moderado até que fique dourado.

Doce de abóbora. (Foto: Divulgação)

Doce de Abóbora 

Ingredientes:

-1 kg abóbora madura,descascada, cortada em cubinhos;
-5 cravos da índia;
-2 canelas em pau;
-3 xícaras (chá) água equivalente (600ml);
-1 xícara (chá) açúcar equivalente (200g);
-suco de limão – uma colher de chá.

Preparo (compota):

Em uma panela ou se você tiver um tacho de cobre, colocar a abóbora, a água, o suco de limão, o açúcar, os cravos e as canelas. Levando ao fogo até cozinhar a abóbora, sem desmanchá-la (40min). Espere esfriar e sirva gelado.

Preparo para doce de abóbora de cortar

Cozinhe a abóbora por 40 minutos ficando macia, retire do bata no liquidificador.coloque a mistura em uma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo novamente. Tampe a panela parcialmente, abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo sempre até que o doce desgrude do fundo da panela. Uma opção se desejar antes que açucare, coloque umas 200g de coco ralado , misture bem e retire do fogo. Coloque o doce em uma forma untada e deixe que esfrie, após, corte em quadradinhos.

O curau também é uma opção light. (Foto: Divulgação)

Curau de milho

Ingredientes:

10 espigas médias de milho verde (3kg);
3 xícaras (chá) açúcar equivalente (600g);
2 litros de leite desnatado;
1 pitada de sal canela em pó a gosto.

Preparo:

Ralar as espinhas com ralado não muito fino, coloque a massa em um recipiente grande e acrescente 1 litro de leite. Coar a massa em um guardanapo limpo e apertando bem. Adicione o leite que restou, aos poucos; aperte a massa o máximo que puder. Caso o caldo coado estiver saindo bem amarelo, junte mais um pouco mais de leite e acabe de espremer. Numa panela grande, coloque o caldo obtido do milho e junte o açúcar e o sal. Misture bem e deixe cozinhar por 45 minutos, mexendo direto, até que o curau esteja cozido completamente ou com sinta um aroma de milho bem acentuado. Despeje em tigelinhas, polvilhe com canela em pó e sirva quente.

Pé de moleque com poucas calorias. (Foto: Divulgação)

Pé-de-Moleque 

Ingredientes:

– leite desnatado 3 xícaras (chá) equivalente (200ml);
– açúcar 1 xícara (chá);
– margarina light 1 colher (sopa) equivalente (15g);
– bicarbonato de sódio 1 colher (chá) equivalente (10g);
– amendoim 1 xícara (chá) equivalente (150g).

Modo de Preparo:

Coloque o leite, o açúcar, a manteiga e o bicarbonato de sódio em uma panela grande e leve ao fogo baixo deixando ferver por 1 hora e meia, mexendo direto, até formar uma calda grossa. Nesse meio tempo coloque o amendoim em uma forma e leve ao forno médio por 30 minutos, mexendo direto também, até que esteja torrado e a pele saia com facilidade. Para facilitar a retirada da pele do amendoim, despeje-o em um pano de prato e esfregue. Tirar a calda grossa de leite do fogo e bater bem. Quando começar a açucarar, acrescentar o amendoim, misturar e despejar em um mármore untado. Corte pedaços e antes de separá-los deixar esfriar.

Canjica Light com canela (Foto: Divulgação)
Canjica Light com canela (Foto: Divulgação)

Comer sem culpa

Com as Festas Juninas vem junto muitas comidas deliciosas, típicas da comemoração, mas o que mais preocupa é a balança, comer todas essas gostosuras, com certeza vai fazer com que o peso aumente e a briga com a balança acaba perdendo espaço para as guloseimas. Porém é possível comer essas gostosuras e não engordar, desde que você opte por consumir apenas os alimentos lights. Acima no texto já colocamos algumas receitas para você, mas ainda tem muito mais, continue lendo e confira mais algumas:

Canjica Light com Canela

Ingredientes para a receita:

1 colher (sopa) de margarina light

6 cravos-da-índia

3 canelas em pau

1/2 litro de água

2 xícaras (chá) de milho para canjica

2 xícaras (chá) de leite desnatado

3 colher (sopa) de adoçante culinário

1 vidro de leite de coco light

Modo de Fazer

Coloque o milho de canjica branco em um recipiente com água de um dia para o outro. Depois do tempo de molho escorra a água que ficou e coloque a canjica em uma panela juntamente com o leite a canela em pau, o cravo-da-índia, a água, a margarina e o leite de coco. Deixe ferver até que engrosse, o melhor é que seja em fogo baixo. Quando a canjica estiver macia e o caldo grosso acrescente o adoçante e misture bem. Para servir polvilhe canela em pó.

A porção possui 190 calorias.

Arroz Doce Light (Foto: Divulgação)
Arroz Doce Light (Foto: Divulgação)

Arroz Doce Light

Ingredientes da receita

2 canelas em pau

5 cravos-da-índia

Raspas da casca de ½ laranja

1 xícara (chá) de arroz

5 colher (sopa) de adoçante em pó culinário

4 e ½ xícara (chá) de leite semidesnatado

½ litro de água

Modo de preparo da receita

Em uma panela adicione o arroz, a canela em pau, as raspas de laranja os cravos-da-índia e acrescente a água com o adoçante em pó para culinária. Coloque para cozinhar em fogo baixo com a tampa da panela meio aberta até que a água fique completamente seca. O processo leva aproximadamente 10 minutos. Em seguida acrescente o leite e cozinhe em fogo brando por aproximadamente 15 minutos, mas deve mexer de vez em quando até que o arroz esteja macio e o caldo grosso. Chegando ao ponto desligue o fogo e espere até que esfrie. Para servir use tacinhas individuais e polvilhe canela em pó.

Agora você já pode se deliciar em São João sem culpa. Boas Festas!

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *