Menu

Criança

Atualizado em 26 de junho de 2011, às 22:40
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Festa Junina Infantil

junina10 291x300 Festa Junina Infantil

As comemorações das festividades do mês de junho é um costume que entra na vida dos brasileiros desde muito cedo. Já na escola, quando as crianças ainda estão no ensino infantil, a festa junina é um momento de diversão, brincadeiras e aprendizado. As escolas de todo o país planejam as comemoração das festas juninas para todos os seus alunos. As meninas são trajadas de matutinha com vestidos de chita, trancinhas no cabelo e o rosto com pintinhas. Já os meninos se vestem como verdadeiros homenzinhos, com bigode, chapéu de palha, calças com retalhos e camisa xadrez.

É uma comemoração muito esperada nas escolas pois os alunos adoram as brincadeiras, as comidas e o próprio sentido da festa junina. É uma maneira de aprender sobre as origens da festa de forma alegre, divertida e muito descontraída. Durante o planejamento da festa, os professores e os alunos podem interagir durante a preparação da decoração do ambiente. Para uma bela comemoração é necessário fazer os balões, as bandeirinhas, as fogueiras e recortar todos os desenhos típicos que farão parte da decoração da festa.

É importante fazer desses momentos preparativos um ponto importante na aprendizagem dos pequenos estudantes. Os educadores podem contar histórias sobre como surgiu as danças, o nome da festa, porque ela é comemorada no mês de junho e porquê o milho é um dos alimentos mais solicitados durante as festividades dessa época.

As crianças ficam encantadas, principalmente quando a escola organiza a quadrilha, com direito até ao casamento caipira. Nas festas juninas as crianças também aproveitam a oportunidade para brincar com os fogos de artifício, mas é preciso ter cautela na hora de escolher o produto certo para cada idade. Para as crianças menores o correto são os mais simples, como os traques de massa e as estrelinhas, para que a diversão seja garantida com segurança.

Fora das escolas, infelizmente, a festa junina infantil nem sempre é lembrada. As crianças vão com os pais e ficam quase que o tempo todo apenas olhando os adultos dançarem e se divertirem. Claro, que a garotada também se diverte, mas aproveitam mais quando a festa junina, além da dança da quadrilha adulta, conta com a dança da quadrilha mirim. Assim, semanas antes da festa, as crianças se encontram para ensaiar, os pais preparam as roupinhas e a expectativa cresce dentro dos baixinhos e baixinhas.

g plugdados galeria festa junina 2011 educacao infantil e 1 ano ef m dsc 0145 300x199 Festa Junina Infantil

As músicas para festa junina infantil também precisam ser escolhidas com critério. Pode-se escolher as músicas clássicas para crianças, porém em um ritmo mais animado, como o forró. Além das tradicionais músicas, que estão sendo cantadas há gerações nas festas juninas.

E outro item que não pode ficar de fora das festas juninas infantis é a segurança. De forma especial para as festas que contam com a fogueira. E a fogueira está presente em praticamente todas as festas juninas, por isto, pais e adultos em geral devem ficar atentos para que as crianças não se aproximem da fogueira nem fiquem brincando com fogo, mesmo que seja apenas um gravetinho com brasa. Isto é muito perigoso e jamais deverá ser permitido.