Menu

Decoração

Atualizado em 9 de junho de 2011, às 21:00 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Festa Junina Decoração Infantil

festa junina decoração infantil Festa Junina Decoração Infantil

A festa junina é um acontecimento que precisa ser comemorado pelas crianças, já que faz parte da cultura e prevalece durante os meses de junho/julho. A comemoração tem sua própria identidade em cada canto do país, mas procura ressaltar principalmente os trajes caipiras, a decoração com os símbolos dos festejos, brincadeiras típicas e a culinária junina.

Os professores precisam estar preparados para lidar com a organização de eventos temáticos dentro do contexto da educação, como é o caso da festa junina. Os festejos de São João podem ser aliados ao encerramento de semestre, tornando a festinha divertida e recheada de atrações protagonizadas pelos alunos. Outro ponto que costuma fazer toda a diferença numa festa junina infantil é a decoração elaborada.

Antes de começar o planejamento da festa junina infantil, é necessário que os professores trabalhem o assunto dentro da sala de aula. Explicar o porquê da comemoração, quais os símbolos característicos, apresentar as brincadeiras típicas e os pratos tradicionais da festa junina são ações que ajudam a deixar as crianças interessadas, criativas e animadas.

Como decorar festa junina infantil?

festa junina decoração infantil 1 Festa Junina Decoração Infantil

A decoração da festa junina precisa ser temática, ou seja, valorizar os elementos característicos da data comemorativa. Dessa forma, cada detalhe pode fazer toda a diferença e tornar a comemoração mais divertida e agradável. De acordo com a faixa etária dos convidados, acaba sendo mais apropriado o uso de enfeites coloridos na decoração, além das ilustrações que costumam preencher o universo das crianças com a magia da festa junina.

Quando se pensa na decoração de festa junina, o primeiro preparativo que vem em mente é a confecção de bandeirinhas. Essas peças feitas de papel seda ou EVA são fundamentais para compor a decoração pendente do evento e deixá-lo definitivamente com a cara de festa de São João. Os varais de bandeirinhas podem seguir uma determinada seqüência quanto ao tamanho das peças, mas é importante variar as cores para contribuir com a atmosfera de alegria.

Festas realizadas em espaços fechados necessitam de uma decoração sob medida para as paredes, ou seja, que partam de uma idéia que valorize o tema. Os painéis criativos correspondem a uma boa sugestão para as superfícies verticais, podem retratar cenas típicas da festa junina e ressaltar os símbolos. Algumas propostas de decoração mais criativas aproveitam as paredes para expor os trabalhinhos dos alunos feito exclusivamente para a festa junina. Para a confecção de painéis, é valido usar tecidos e placas de EVA em várias cores.

festa junina decoração infantil 2 Festa Junina Decoração Infantil

As idéias de decoração para a festa junina infantil não param por aí, também é possível combinar alguns objetos para decorar determinados espaços. Por exemplo, confeccionar um espantalho e combiná-lo a outros elementos caipiras ajuda deixar a comemoração mais autêntica. Para criar um visual robusto e aconchegante, aposte em materiais como retalhos de tecidos, madeira e palha.

A decoração de festa junina infantil costuma apresentar mesas distribuídas pelo ambiente, oferecendo dessa forma conforto aos pais que vieram prestigiar as apresentações dos filhos. Essas mesinhas precisam estar decoradas de acordo com o tema, com uma toalha estampada e um centro de mesa artesanalmente confeccionado (patchwork, EVA, reciclagem). Quanto às barraquinhas, elas também devem incorporar a idéia dos festejos de São João e dessa forma comercializar as comidas típicas (bolo de milho, pipoca, crepe, pé de moleque, etc.).

Como se trata de uma festa especialmente voltada para crianças é importante que ela seja divertida. As brincadeiras típicas devem constar no evento, tais como a pescaria. Cuidados são necessários para não criar estruturas perigosas na festa, como é o caso da fogueira, balão e pau de sebo.