Menu
Você está em: MundoDasTribos > 20 receitas de Festa Junina: Comidas Típicas

Torne a sua festa junina mais saborosa e temática apostando nas comidas típicas.

As comidas típicas de festa junina são variadas e tendem a mudar de acordo com a região do país aonde você faz a comemoração. Conhecer as receitas é essencial, mas muitas são bem simples de serem feitas. Algumas pessoas optam por comprar doces prontos para comer os alimentos típicos de festa junina sem ter muito trabalho. Veja a seguir algumas receitas de doces típicos dessa festividade que deve, parte da sua mesa.

Festa Junina Comidas Típicas. (Foto: Divulgação)

 

Receitas incríveis de comidas típicas de Festa Junina

As festas juninas são recheadas de comidas típicas deliciosas. Veja a seguir receitas desses doces maravilhosos! Confira a seguir as delícias da Festa Junina Comidas Típicas:

Arroz doce. (Foto: Divulgação)

Arroz Doce

– 1 xícara de arroz

– 1 pau de canela

– 1 lata de leite condensado

Açúcar a gosto (opcional)

Canela em pó a gosto

Para preparar você deve pegar uma panela grande, colocar o arroz e 1 litro e meio de água. Quando estiver fervendo, baixe o fogo e deixe cozinhar mais um pouco, até ele ficar macio. Adicione o leite condensado, misture e deixe por mais 20 minutos cozinhando. Está pronto e você pode servir polvilhado com a canela. Essa receita vai te render até 6 porções.

Essa sobremesa, simples e prática, é preparada com arroz, leite e açúcar, perfumada com casca de limão e canela.

Bolo de fubá. (Foto: Divulgação)

Bolo de fubá

Bolo de Fubá

– 1 xícara de leite

– 2 xícaras de açúcar

– 1 xícara de óleo

– 3 ovos

– 2 xícaras de farinha de trigo

– 1 xícara de fubá

– 1 colher de sopa de fermento em pó

Você deve pegar todos os ingredientes, – menos o fermento – e batê-los no liquidificador até misturar bem. Depois acrescente o fermento, bata mais um pouco e despeje a mistura em uma forma untada e enfarinhada. Leve a forma para assar em forno previamente aquecido.

Entre as iguarias que não podem faltar na festa junina, vale destacar o bolo de fubá. A receita leva fubá e algumas pitadas de erva-doce.

Cuscuz de milho. (Foto: Divulgação)

Cuscuz de milho

Tudo o que é de milho ganha espaço na festa junina, como é o caso do cuscuz. A versão doce dessa delícia é preparada com flocos de milho, coco ralado e leite de coco. Veja a receita:

Cuscuz de milho

– 1 colher de sopa rasa de polvilho doce

– 1 pitada de sal

– Margarina

– ½ pacote de flocão de milho

– 1 e ¼ xícara chá de água

Primeiro você deve pegar uma tigela e inserir nela o flocão, o polvilho, o sal e a água. Misture bem, deixe descansar por cerca de 15 minutos e depois coloque em uma cuscuzeira. Na cuscuzeira, apenas nivele a massa. Como a cuscuzeira possui uma parte específica em baixo para a água ir esquentando e cozinhando o cuscuz, a dica é que você coloque a massa na panela quando essa água já estiver fervendo. Você deve deixar por 15 minutos tampado e logo depois espetar um palito para ver se está pronto.

Milho verde. (Foto: Divulgação)

Milho verde

O milho verde, como já foi dito anteriormente, não pode faltar numa festa junina. Ele pode ser servido cozido, na forma de pamonha, sopa ou bolo. confira a receita:

Milho Verde

– 8 espigas de milho descascadas

– 1 colher de sal

– Margarina a gosto

Você pode optar por comprar o milho em algum supermercado, ele já vem pronto para ser cozinhado. Se você tiver eles na espiga, a receita pode ser um pouco mais demorada: você deve puxar a casca para trás e arrancar fora. Não se esqueça de retirar os “cabelos” castanhos do milho.

Para preparar você deve colocar todas as espigas em uma panela grande, se preferir, pode cortá-las ao meio. Coloque um pouco de água para tampar o milho e coloque o sal. Cozinhe durante 10 minutos em fogo alto e certifique-se que a panela estará tampada. Verifique se o milho está pronto espetando um garfo; se você sentir que ele está macio, está pronto.

Pé-de-moleque. (Foto: Divulgação)

Pé-de-moleque

O pé-de-moleque se destaca como um dos doces típicos da festa junina. Feito de amendoim, o doce tem este nome porque parece um pé cascudo e escuro, como são os pés de moleques. Veja a receita:

Pé de moleque

– 1 xícara de açúcar

– 1 lata de leite condensado

– 1 xícara de amendoim torrado

– 1 colher de sopa de margarina

O primeiro passo para essa receita maravilhosa é derreter a margarina em uma panela. Logo depois adicione o leite condensado e o açúcar, e cozinhe até o momento que desprender do fundo da panela. Desligue o fogo, adicione o amendoim e misture. Coloque a massa em uma forma untada com margarina, deixe esfriar e depois é só cortar em pedacinhos.

Você também pode experimentar e fazer com chocolate, é só adicionar 200 gramas ou mais do seu sabor preferido em um leite derretido e acrescentar na receita.

Quentão. (Foto: Divulgação)

Quentão

No quesito bebida, o quentão não pode ficar de fora. Ele é preparado com cachaça, limão, gengibre, canela e açúcar. Confira a receita:

Quentão

– 100 gramas de gengibre

– 2 pedaços de canela em pau

– Cascas de 1 laranja

– ½ quilo de açúcar refinado

– 8 cravos da índia

– 600 ml de pinga

– 600 ml de água

Para preparar você deve colocar o açúcar em uma panela e derretê-lo até formar um caramelo. Depois acrescente o gengibre, a canela e o cravo; adicione as cascas da laranja e mexa durante 5 minutos. Acrescente a água, deixe ferver durante meia hora, adicione a pinga e ferva por mais 10 minutos. A dica é que depois de pronto, você deixe o quentão descansar durante 40 minutos na panela.

Vinho quente. (Foto: Divulgação)

Vinho quente

Para aquecer a comemoração dos festejos juninos, que acontecem em pleno inverno, nada melhor do que apostar no vinho quente. Essa bebida é preparada com vinho, frutas, canela e gengibre. Veja a receita:

Vinho quente

– 3 xícaras de chá de água quente

– 5 cravos da índia

– 2 maçãs cortadas em pedaços pequenos

– 1 ½ xícara de açúcar

– 2 paus de canela

– 1 litro de vinho tinto

O processo é bem parecido com o da receita anterior: coloque o açúcar em uma panela e o deixe derreter até formar um caramelo. Coloque a água, o vinho, a canela e os cravos; misture até que todos os ingredientes se unam, dando origem a uma mistura homogênea. Adicione as maçãs, espere levantar a fervura e deixe por mais 5 minutos. Essa receita poderá lhe render até 15 porções pequenas e é muito rápida de fazer!

Pipoca. (Foto: Divulgação)

Pipoca

A pipoca é a comida típica favorita das crianças e dos adolescentes, e pode-se encontrar salgadas ou doces. Confira o modo de fazer:

Pipoca

– 3 colheres de sopa de margarina

– ½ xícara de milho para pipoca

– 4 colheres de sopa de óleo

– ½ colher de sal

A pipoca é um aperitivo muito gostoso e fácil de preparar. Em uma panela acrescente o óleo, a pipoca e a margarina. Coloque a panela em fogo alto, mexendo-a para frente e para trás para agitar os milhos. Espere o primeiro milho estourar e tampe a panela. Continue mexendo-a de vez em quando para que tudo seja estourado. Quando passar mais de 3 segundos sem um estouro, desligue e tire do fogo. Coloque a pipoca em uma tigela, salpique o sal e mexa para que ele seja misturado.

Canjica. (Foto: Divulgação)

Canjica

A festa junina não seria a mesma se não fosse pela canjica. Esse doce leva leite condensado, canjica e amendoim. Veja como fazer canjica:

Canjica

– 2 litros de água

– 1 xícara de chá de açúcar

– 2 xícaras de chá de canjica de milho

– 1 litro de leite

– 1 lata de creme de leite

– 100 g de coco ralado

– Cravo e Canela da índia a gosto

– 1 lata de leite condensado

Para preparar essa receita, é necessário deixar a canjica de molho na água durante 24 horas. Depois de completado esse tempo, passe a canjica para uma panela de pressão com a água, acrescente o cravo e a canela, e deixe cozinhando por cerca de 45 minutos. Depois acrescente o açúcar, o leite, o coco e o leite condensado. Deixe a panela destampada e cozinhe até que a mistura engrosse. Desligue o fogo, adicione o creme de leite e misture. Sua canjica estará pronta para ser servida!

Biscoito de polvilho. (Foto: Divulgação)

Biscoito de polvilho

Antigamente, os mais velhos, sentavam-se ao redor de fogueiras e comiam biscoitos de polvilho acompanhado de um café bem quente para contar as histórias de São João. Confira a receita:

Biscoito de polvilho

– 5 ovos inteiros

– 1 ½ colher de sopa de sal

– 500 g de polvilho azedo

– 200 ml de água fervente

– 150 ml de óleo

Inicie colocando o polvilho em uma bacia e logo depois acrescente o óleo; mexa com uma colher. Aos poucos, acrescente a água e o sal, sempre mexendo para misturar bem. Depois acrescente um por um os ovos, mexendo e cuidado: se a massa der a liga você não precisa continuar pondo os ovos. Continue mexendo até a massa atingir o ponto de lisa. Reserve e unte uma assadeira com manteiga e farinha. Adicione a massa reservada em um saco plástico, faça um furo na ponta e esprema a massa para fazer os biscoitos direto na assadeira. Deixe um pouco de espaço entre um biscoito e outro, leve a forma para assar em 280º durante 35 minutos.

Cachorro-quente. (Foto: Divulgação)

Cachorro-quente

O cachorro quente, simples, ou completo, é o mais consumido nas festas juninas por pessoas de todas as idades. Veja como fazer um cachorro quente delicioso:

Cachorro quente

– 1 tablete de caldo de carne

– ½ lata de milho

– 6 salsichas

– 3 colheres de sopa de requeijão

– 1 colher de sopa de orégano

– 2 latas de extrato de tomate

– Cebola a gosto

– Batata palha a gosto

– 1 colher de sopa de óleo ou azeite

Ferva as salsichas durante 5 minutos e logo depois escorra toda a água. Frite a cebola, e em uma panela separada acrescente o óleo. Depois que a cebola estiver frita, adicione ao óleo e mexa. Adicione quatro colheres de sopa do molho de tomate para evitar que a cebola queime, e adicione ainda um pouco de água. Mexa um pouco e acrescente o tablete de caldo de carne. Enquanto o molho está fervendo você pode partir a salsicha da forma como quiser. Depois de um tempo, adicione ao molho mais 3 colheres de sopa do extrato de tomate, não esqueça de colocar mais um pouco de água também. Mexa de vez em quando para evitar que o molho queime ou grude. Adicione o orégano e o milho, e coloque mais 4 colheres de extrato de tomate. Quando o molho ficar mais concentrado, adicione o requeijão, mexa por mais um tempo e adicione as salsichas. Deixe esquentar por 5 minutos e está pronto. A batata palha pode ser adicionada no momento que você se servir.

Cocada. (Foto: Divulgação)

Cocada

As cocadas podem ser, branca, queimada, baiana, cremosa ou simples. Qual sua preferida? Veja aqui uma receita muito saborosa:

Cocada

– 1 quilo de açúcar

– 1 quilo de coco fresco ralado

Essa receita é bem simples e pode ser feita em pouco tempo. Apenas misture os dois ingredientes, leve-os ao fogo até soltar do fundo da panela e coloque em um tabuleiro. Deixe esfriar e corte em quadradinhos. Você já poderá servir! Essa receita é capaz de render até 20 porções, de acordo com o tamanho do seu corte.

Doce de abóbora. (Foto: Divulgação)

Doce de abóbora

Para quem gosta de abóbora, o melhor dela é o doce que pode ainda ser degustado com coco ralado ou mesmo pedacinhos de coco como seu recheio.Confira a receita abaixo:

Doce de abóbora

– 1 xícara de chá de água

– 2 quilos de abóbora cortada em cubos

– 4 xícaras de chá de açúcar

– 1 colher de sobremesa de cravo da índia

– 2 xícaras de chá de coco fresco ralado

Adicione em uma panela grande toda a abóbora, a água e o cravo; deixe cozinhando. Mexa de vez em quando, de preferência com uma colher de pau, até que a abóbora se desmanche e todo o líquido evapore. Quando isso acontecer, adicione o açúcar e deixe cozinhar durante 20 minutos, sem parar de mexer. Adicione o coco ralado, misture e vá mexendo até o doce desprender do fundo da panela, ficando bem cremoso. Você pode servir o doce de abóbora acompanhado com queijo.

Doce de leite. (Foto: Divulgação)

Doce de leite

O doce de leite é um doce tradicional de vários países da América Latina. Na sua maioria é feito ao se ferver leite com açúcar. Porem há várias receitas de doce de leite. Confira a receita:

Doce de leite

– 800 gramas de açúcar

– 3 litros de leite

– ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio

– 1 fava de baunilha

Adicione todos os ingredientes em uma panela e leve-os ao fogo. Deixe cozinhar até engrossar e estará pronto o seu doce de leite. A dica para usar o bicarbonato de sódio é porque ele reduz a coagulação do leite. Aproveite e faça essa receita deliciosa para a sua festa junina.

Maçã do amor. (Foto: Divulgação)

Maçã do amor

A mais gostoso e romântico de todos os doces da festa Junina. Quase todos os casais compram e aproveitam a maçã doce como “símbolo do amor” na festa junina. Confira a receita:

Maçã do amor

– 2 colheres de chá de vinagre branco

– 500 gramas de açúcar

– 4 maçãs do tipo Fuji (ou a quantidade que você quiser)

– 1 colher de chá de anilina vermelha

As maçãs do amor estão sempre presentes nas comemorações juninas, já pensou fazer essa delícia para a sua família? Para preparar você deverá primeiro lavar e secar muito bem todas as maçãs. Espete todas as maçãs em palitos de sorvete e as deixe reservadas. Misture o açúcar, o vinagre e anilina até formar uma calda grossa. Depois pegue as maçãs reservadas, mergulhe uma por uma na calda, coloque-as em um tabuleiro e deixe esfriar.

Confira mais algumas receitas para você fazer na sua festa junina.

Doce de Batata Doce (Foto: Divulgação)

Doce de Batata Doce (Foto: Divulgação)

Doce de Batata Doce

Ingredientes:

– ½ xícara de chá de água

– 2 quilos de batata doce cozida

– 1 xícara de chá de açúcar

– ½ xícara de chá de coco fresco ralado

– ½ garrafa de leite de coco

O doce de batata doce é bem tradicional nessa época do ano e, em poucos passos, você pode fazer em sua casa. O primeiro passo é cozinhar toda a batata doce até elas ficarem macias. Amasse-as e reserve-as. Adicione em uma panela água e açúcar, levando os dois ingredientes ao fogo. Deixe cozinhar até se transformar em uma calda, acrescente o coco ralado, a batata doce amassada e o leite de coco. Vá cozinhando a mistura até que a mesma solte do fundo da panela, – processo que pode demorar até 10 minutos. Desligue o fogo, coloque em um recipiente e estará pronto. Você pode armazenar o doce em uma geladeira para que ele dure por mais tempo.

Pinhão (Foto: Divulgação)

Pinhão (Foto: Divulgação)

Pinhão

– 1 litro de água

– 1 quilo de pinhão

– ¼ xícara de sal

Preparar o pinhão para comer no inverno e principalmente em época de festas juninas é muito fácil e rápido. Lave todos os pinhões em água corrente, depois coloque-os em uma panela de pressão com a água e o sal. Coloque a panela em fogo alto até ela começar a pitar, irá demorar cerca de 40 minutos. Retire a panela do fogo e deixe esfriar. Você poderá servir o pinhão cozido quente.

Tapioca

– Goma para tapioca

– Recheio a gosto (pode ser queijo, carne seca, frango, presunto, peito de peru, tomates, legumes, coco, morango, leite condensado e outros)

A tapioca pode ser composta por diferentes recheios, mas para fazer qualquer um deles você precisa seguir uma receita básica: Pegue três colheres de sopa de goma para cada tapioca. Se preferir, passe a goma por uma peneira para torná-la mais solta. Separe o recheio que quiser e escolha a quantidade, lembre-se sempre que a tapioca irá ser dobrada na metade, então não exagere. Coloque uma frigideira em fogo alto, adicione uma quantidade de goma e espalhe até cobrir todo o fundo. Abaixe um pouco fogo para evitar que a tapioca queime. Depois de um tempo, quando perceber que a farinha não está mais solta, é hora de virar. Verifique que a tapioca esteja “soltinha”. Vire mais uma vez a tapioca e abaixe o fogo. Adicione o recheio em uma metade e dobre a massa. Deixe na frigideira pelo tempo que preferir, quanto mais tempo ela ficar, se tornará mais seca e torrada.

Doce de Batata Doce (Foto: Divulgação)

Pamonha Assada (Foto: Divulgação)

Pamonha Assada

Ingredientes:

– 1 xícara (chá) de leite

– 3 latas de milho em conserva

– 1 ½ xícara (chá) de açúcar

– 1 pitada de sal

– 4 ovos

– 2 colheres (sopa) de margarina

– 200ml de leite de coco

Modo de Fazer:

Retire a água do milho, depois coloque no liquidificador os ovos, o leite de coco, o sal, a margarina, o açúcar e o leite. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Pegue uma forma e unte com margarina, em seguida despeje a massa do liquidificador e coloque para assar em forno preaquecido em 180°C até dourar por cima. O tempo médio de forno é de 1 hora.

Brigadeiro de Milho Verde (Foto: Divulgação)

Brigadeiro de Milho Verde (Foto: Divulgação)

Brigadeiro de Milho Verde

Ingredientes:

– 75 ml de leite integral

– 15g de margarina

– 395g de milho verde

– 400g de leite condensado

– Forminhas de papel para brigadeiro

Modo de fazer:

Coloque o milho verde no liquidificador e bata até que fique uma pasta. Depois leve ao fogo em uma panela o leite condensado, o milho verde triturado e a margarina. Deixe no fogo mexendo sempre até que comece a desprender do fundo da panela. Deixe esfriar e enrole como brigadeiro e coloque nas forminhas.

Curau com Paçoca Light(Foto: Divulgação)

Curau com Paçoca Light(Foto: Divulgação)

Curau com Paçoca Light

Ingredientes:

– Canela em pó para polvilhar

– 4 copos de leite desnatado

– 4 col. (sopa) de adoçante granular

– 2 col. (sopa) de amido de milho

– 400 g de milho em conserva

– 3 paçocas esfareladas

– 1 col. (sopa) de margarina light

Modo de Fazer

Coloque dois copos de leite no liquidificador junto com o milho e bata, depois passe na peneira. Adicione o restante do leite e misture bem. Divida em 8 taças e em seguida polvilhe a canela. Esfarele três paçocas com as mãos deixando alguns pedacinhos maiores e polvilhe por cima do Curau já frio.

Maria Mole (Foto: Divulgação)

Maria Mole (Foto: Divulgação)

Maria Mole

Ingredientes:

– 1 lata de creme de leite

– 5 colheres (sopa) de água fria

– 1 lata de leite condensado

– 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g)

– 1 xícara (chá) de coco fresco ralado

Modo de fazer:

Coloque em uma vasilha de vidro a gelatina e a água e coloque em banho-maria até amolecer.  Em seguida coloque o creme de leite, o leite condensado e bata no liquidificador até que fique uma mistura homogênea. Depois despeje em um prato refratário quadrado ou retangular. Coloque na geladeira por aproximadamente três horas ou o tempo necessário até que fique bem firme. Depois corte em cubos e passe no coco ralado. Está pronta para servir.

Cocada de Abacaxi (Foto: Divulgação)

Cocada de Abacaxi (Foto: Divulgação)

Cocada de Abacaxi

Ingredientes:

– 1 xícara (chá) de água

– 4 xícaras (chá) de abacaxi cortado em cubinhos

– 2 xícaras (chá) de açúcar

– 2 ovos

– 300 g de coco ralado

– 1 lata de leite condensado

Modo de fazer:

Coloque em uma panela para ferver o açúcar e a água deixe por dois minutos. Em seguida acrescente o abacaxi e deixe ferver por mais três minutos. Junte as gemas sem as claras o coco ralado e o leite condensado. Leve ao fogo baixo e deixe ferver, sempre mexendo até que desgrude do fundo da panela. Deixe esfriar e sirva, pode ser em tacinhas.

Dadinho de Tapioca (Foto: Divulgação)

Dadinho de Tapioca (Foto: Divulgação)

Dadinho de Tapioca

Ingredientes

– 1 pitada de pimenta branca

– 250g de queijo coalho ralado

– 500ml de leite quente

– 8 g de sal (pode variar de acordo com o sal do queijo)

– 250g de tapioca granulada

Modo de fazer:

Deixe o leite ferver e acrescente a tapioca e o queijo ralado, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente os temperos e continue mexendo sempre até que comece a engrossar. Despeje o creme em uma forma forrada com plástico filme para facilitar na hora de cortar. Deixe esfriar em temperatura ambiente depois coloque na geladeira, tapado com plástico filme, e deixe por aproximadamente três horas.  Corte em cubos pequenos e deixe fritar por imersão no óleo quente até dourar. Na hora de servir coloque molho de pimenta na mesa.

Gostou da matéria Festa Junina Comidas Típicas? Tem mais alguma sugestão de prato para incluirmos na nossa lista? Deixe um comentário.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL