Menu

Culinária

Atualizado em 20 de maio de 2011, às 3:30 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Festa Junina Comidas Salgadas

A Festa Junina deriva de uma festa pagã europeia onde era comemorado o solstício de verão no dia 24 de junho, o dia que o sol fica mais tempo no hemisfério norte. Desse modo, a data foi adotada pelos cristãos e tornou-se o dia de São João. Outros dias de santos também são comemorados nas Festas Juninas: Santo Antônio no dia 16, São Pedro e São Paulo no dia 29 e São Marçal no dia 30. Todos no mês de junho, de onde vem o nome da festa.

Portanto, há quatro datas em se pode comemorar a Festa Junina. Ela pode ser feita na rua, como uma confraternização entre os vizinhos, na sua casa, para reunir os amigos e os parentes ou na escola, onde toda a garotada se diverte noite adentro.

A Festa Junina é muito divertida, principalmente por causa das suas brincadeiras típicas como a cadeia, o correio elegante para os apaixonados, a canaleta, a pescaria, o tiro de bola nas latas, o tiro de bola na boca do palhaço e as argolas. Com elas, as crianças se divertem e ganham muitas prendas.

Como a festa é realizada no inverno, uma fogueira geralmente é acesa no meio da rua, do quintal ou da quadra da escola. Então, as pessoas brincam de pular a fogueira e dançam em volta dela.

O momento culminante da Festa Junina é a Quadrilha, uma dança derivada de danças europeias em que vários casais dançam brincando. A Quadrilha é feita como uma representação de um casamento na roça. Por isso, quem puxa a fila dos casais são o noivo e a noiva. Todos os participantes vestem-se de caipiras, as mulheres usando vestidos coloridos e rendados com chapéus com trancinhas enquanto os homens usam calças com remendos, camisas xadrez, um lenço no pescoço e um chapéu de palha. Após a dança, o casamento é realizado. Então, o padre entra em cena. Ele vai celebrar o casamento, mas algum empecilho acontece. Geralmente, uma amante do noivo aparece gritando para deixar a brincadeira mais engraçada. Porém, no final, tudo dá certo e todos saem felizes e balançando os quadris no famoso “balancê”.

festa junina 300x173 Festa Junina Comidas Salgadas

Porém, muita gente gosta de ir às Festas Juninas por causa das guloseimas. Muitas delas são feitas de milho e de amendoim, pois lembram o campo. Pamonha, pipoca, bolo de milho, curau, bolo de fubá, paçoca, pé-de-moleque, maçã do amor…, dá até água na boca!

doces 300x199 Festa Junina Comidas Salgadas

Mas para quem prefere comidas salgadas, há muitas nas Festas Juninas. A principal é a pipoca salgada, que é uma delicia bem quentinha. Outra comida típica é o cuscuz, um tipo de bolo salgado feito com farinha de milho, tomate, pimentão, ovo e azeitonas. A pamonha salgada também é irresistível, além do cachorro-quente e do pão com carne maluca. Amendoim torrado, churrasquinho no espeto, pastel, polenta e pinhão podem ser degustados até o final da noite. Portanto, não é preciso jantar antes de ir à uma Festa Junina. O jantar pode ser feito prazerosamente nas barraquinhas de salgados e doces.

salgado 300x136 Festa Junina Comidas Salgadas

Para beber, muito vinho quente e quentão para esquentar o corpo e a alma. Essas bebidas típicas também servem para animar o povo e fazer com que as pessoas dancem mais animadas.

Esse costume europeu chegou ao Brasil para ficar. Não existe nada mais animado e gostoso que uma Festa Junina. Comidas salgadas e doces, brincadeiras e danças fazem a festa da garotada e dos adultos, que voltam a ser crianças.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.