Menu

Notícias

Atualizado em 22 de junho de 2011, às 22:28 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Festa Junina, Barraca do Beijo

festa junina barraca do beijo1 Festa Junina, Barraca do Beijo

Mês de junho e julho é só alegria e festança, pois é o mês da festa junina e também da festa julina, onde todos dançam a quadrilha, soltam fogos, soltam balões, comem pipoca, paçoca, quentão, vinho quente e tudo mais.

A festa junina é uma das comemorações mais tradicionais do nosso país, e como todos sabem o mês de junho já está acabando, mas o mês de julho está ai cheio de dias para quem sabe você não fazer a sua festa julina.

O chamado Arraiá faz um resgate da cultura local, e também, é uma oportunidade de mostrar que junho e julho são o mês de pular fogueira, dançar quadrilha e comer pamonha e pipoca, numa gostosa tradição que anima as cidades com suas barracas enfeitadas com bandeirinhas coloridas, muita paçoca, creme de galinha e muitas outras comidas típicas de cada região.

Em algumas regiões como incentivo à cultura é apresentado o Bumba Meu Boi, que é representado através da dança dramática presente em várias festividades, o bumba-meu-boi, como é chamado no Piauí e Maranhão, tem características marcantes que expressa toda uma realidade sócio-econômica e seu conteúdo musical, rítmico, coreográfico e indumentário o que constitui a marca do encontro de culturas diversas, que se completaram e se adaptaram diante de uma realidade típica.

Outros alimentos típicos que não podem ser esquecidos na festa junina são as paçoca, pipoca, cachorro quente, amendoim torrado, quentão, vinho quente, doce de abóbora, doce de batata, milho verde, pamonha, pé de moleque, pipoca doce, pinhão, arroz doce, bolo de milho, canjica, bolo de fubá, cocada, curau, doce de leite entre outros.

Para as brincadeiras existem as tradicionais como o pau de sebo, onde em cima é colocada uma nota em cima dele e as pessoas têm que tentar subir para pegar a nota, porém ele é todo engordurado, mas há outras brincadeiras como o rabo do burro, onde o desenho do burro é colocado na parede e no rabo dele é colocado um feltro com um pedaço de uma fita adesiva e com os olhos vendados cada criança com os olhos vendados tem que por o rabo no lugar certo. Há também outra brincadeira que se chama boliche de pet, onde quem derrubar a maior parte de pinos ganha à brincadeira e o legal é que não é necessário comprar nada de diferente, pois utiliza somente garrafas pet sem o rótulo e decore cada um dela e faça uma bolha de jornal bem pesada e barbante para amarrá-la e depois é só colocar as garrafas em forma de triângulo e jogar a bola de jornal.

Outras brincadeiras legais são casinha junina, bigode no caipira, barraca do beijo, pescaria, amendoim na colher, saci esperto, arremesso de latas e correio elegante.

Para a decoração você pode fazer flores de papel jornal, mas não se esqueça das tradicionais bandeirinhas juninas. Já para o traje não precisa sair comprando roupa nova e sim utilize as suas roupas usadas e velhas e coloque a criatividade para funcionar.

A seleção das músicas vai às músicas voltadas para a festa junina Pula Fogueira, Balãozinho, Cai, cai balão, Sonho de Papel, Pedro, Antônio e João, isto é lá com Santo Antônio, Festa de São João, Quadrilha e quentão, Chegou à hora da fogueira, Sobe meu balão, Noite de junho, São João na roça e Capelinha de São João e não se esqueça do forró e do sertanejo, entre outras.

festa junina barraca do beijo1 Festa Junina, Barraca do Beijo

Em algumas cidades as barracas do beijo são o sucesso da festa, onde cada organizador da barraca coloca um nome engraçado como, por exemplo, as Muié do seu Zé, nelas são colocadas belas mulheres ou belos rapazes com roupas típicas, e um cavalheiro ou dama tenta a sorte comprando um ingresso para beijá-los (a), e quem sabe deixar de ser solteiro (a) ao final da festa, isso só vai depender da qualidade do beijo e da disponibilidade de ambos, portanto solteiros (as) de plantão tentem a sorte na barraca do beijo e se divirtam.

festa junina barraca do beijo Festa Junina, Barraca do Beijo

festa junina barraca do beijo Festa Junina, Barraca do Beijo