Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Festa de São João 2016 – Origem, Comidas Típicas, Simpatias

Confira tudo o que você precisa saber para organizar uma festa de São João incrível.

Festa de São João 2016 – Origem, Comidas Típicas, Simpatias, confira, na matéria a seguir, tudo a respeito dos festejos juninos, que tomam conta do país durante o mês de junho. Veja quais são os pratos típicos, as tradições e as superstições que o povo caipira continua alimentando, mesmo com o passar dos anos.

Festa de São João 2016 – Origem, Comidas Típicas, Simpatias. (Foto: Divulgação)

Quem resiste ao encanto e à magia da Festa de São João? Há quem goste de Festa Junina pela pipoca saborosa acompanhada do bom e velho quentão, pelos amendoins irresistíveis servidos nas tendas, pelos deliciosos pratos servidos na festa à caipira, pelas brincadeiras e pescarias, pela quadrilha dançando ao redor da fogueira, pela magia dos balões ou também pela irreverência do casamento à caipira e pelas danças típicas de São João. São tantos os atrativos das Festas Juninas, não é mesmo?

Há também quem aproveite a data para abusar das simpatias para arrumar namorado, marido, afinal esta é a data mais propícia, segundo os supersticiosos, para pedir aquele “empurrãozinho” ao Santo Antônio e fisgar de vez aquela pessoa especial!

Festa de São João 2016 – Origem, Comidas Típicas, Simpatias

A festa junina é alegre e colorida. (Foto: Divulgação)

A verdade é que esta festa de São João é cheia de magia e deve ser comemorada sim! Vale comemorar no trabalho, na escola, na faculdade, com os amigos da rua, não importa o lugar, o que vale mesmo é a criatividade nos preparativos da festa e claro, animação é que não pode faltar!

As comemorações iniciam sempre um pouco antes da data, que é comemorada oficialmente entre os dias 23 e 24 de junho. Muitas pessoas comemoram esta data, mas uma boa parcela não conhece a história de São João brasileira, típica da Região Nordeste.

Que tal conhecermos um pouquinho mais sobre a festa junina? Confira nos tópicos a seguir tudo o que você precisa saber sobre as festas de São João 2016.

Origem do termo ‘Festa Junina’

A comemoração ganhou força principalmente na região Nordeste. (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas não sabem as origens da festa de São João, porque comemoramos esta data e também porque a data ganhou o nome de “festa junina”, como é conhecida popularmente.

Existem duas linhas de pensamento que explicam e justificam o termo “Festa Junina”, uma delas é que as festas de São João são comemoradas em junho e por isso teria sido batizada de “Festa Junina”. Já a outra explicação seria o fato de que a festa tem origem em países católicos da Europa e o termo “festa Junina” seria uma homenagem a São João.

Os historiadores contam que quem trouxe a festa de São João para o Brasil foram os portugueses ainda na época em que o Brasil foi colonizado e também governado por Portugal. Com o tempo, a festa de São João foi moldando a sua identidade e características próprias, mesclando a cultura dos povos de muitas regiões do país, levando em conta as particularidades de cada uma delas.

Apesar de comemorarmos a festa junina pelos quatro cantos do país, ela é típica da região Nordeste, é lá que acontecem as grandes comemorações nesta data, consequentemente aquecendo a economia da região, já que é o lugar preferido dos turistas para comemorar com muito requinte esta festa maravilhosa.

Comidas típicas

Delícias típicas da festa junina. (Foto: Divulgação)

Quem consegue resistir a um belo quentão na festa de São João? Não dá né? São muitas as tentações, fica difícil resistir tantas delícias nesta festa incrível!

São muitas as receitas para comemorar o São João em grande estilo, seja aquela receita de bolo de milho, canjica, cuzcuz, bolo de pinhão, cocada, batata doce e muitas outras delícias típicas de São João.

Que tal surpreender os seus amigos com uma deliciosa receita de bolo de milho? É fácil, confira!

Receita de Bolo de Milho

Um saboroso bolo de milho. (Foto: Divulgação)

Você vai precisar de:

  • Uma xícara de massa de milho
  • Duas colheres (sopa) de açúcar
  • Uma xicara de farinha de trigo (sem fermento)
  • Três colheres (chá) de fermento em pó
  • Duas colheres (chá) de sal
  • Dois ovos inteiros Seis colheres (sopa) de óleo
  • Uma xícara de leite

Como preparar:

O primeiro passo é passar a massa de milho em uma peneira. Após, bata os ovos e adicione o óleo e o leite. Depois você deverá misturar com a massa que já foi peneirada, adicionando o açúcar, o sal e também o fermento.

Entre as comidas de festa junina, outros destaques são pé-de-moleque, maçã do amor, arroz doce, pastel de carne moída, paçoca, cocada, maria-mole, espetinhos de frutas, suspiro, rapadura, quindim e pipoca (salgada, de chocolate, caramelada).

Bebidas típicas de festa junina

Muitas bebidas são bastante consumidas nas festas juninas (Foto Ilustrativa)

Muitas bebidas são bastante consumidas nas festas juninas (Foto Ilustrativa)

Não podemos nos esquecer das bebidas típicas de festa junina, que ajudam a aquecer o corpo no friozinho do outono/inverno. Chocolate quente, suco de milho verde, batida de amendoim, batida de vinho, vinho quente e sangria são alguns dos destaques.

Mas a bebida mais famosa das festas de São João é o tradicional quentão, que pode ser feito com ou sem álcool. Confira uma receita de quentão:

Ingredientes:

  • 1 garrafa de cachaça (600ml)
  • 600ml de água
  • Casca de 1 limão
  • Casca de 2 laranjas
  • ½ kg de açúcar
  • 50g de gengibre em pedacinhos
  • Canela de pau a gosto
  • Cravo-da-índia a gosto
  • 1 maçã cortada em pedacinhos

Modo de preparo

Coloque, em uma panela grande, o açúcar, o cravo, a canela, o gengibre e as cascas (laranja e limão), e quando o açúcar começar a derreter, despeje a cachaça e a água, deixando cozinhar, em fogo médio, por 20 a 25 minutos. Em seguida, filtre e coloque os pedaços de maçã (a dica é deixar a bebida quente mesmo após o preparo).

Tradições da festa de São João

A quadrilha é uma das tradições. (Foto: Divulgação)

A tradição está presente em todas as comemorações de São João, ela é marcada pelas quadrilhas que animam a festa com suas danças populares, pelas fogueiras que são o centro destas danças, pelo casamento à caipira sempre muito divertido, pela vestimenta típica à caipira, pelos balões coloridos, que hoje são considerados raros, devido às leis que proíbem esta prática, levando em conta os riscos de incêndio que oferecem.

Muitas pessoas comemoram o São João na rua onde moram, afinal é um bom momento para confraternizar com os amigos e vizinhos. Geralmente, cada um oferece um prato especial para a festa e comemoram vestindo-se à caráter, com música, danças, fogueira e muita animação.

Algumas empresas também organizam a festa de São João para comemorar, confraternizar e se divertir junto com os colegas de trabalho e familiares, onde não é diferente: cada um leva um prato especial para compartilhar, saborear e se divertir.

Roupas Típicas

Roupas coloridas e estampadas para o look caipira. (Foto: Divulgação)

As mães adoram enfeitar os seus filhos para comemorar a festa de São João, seja para ir à festa da escola, da igreja, da empresa, não importa. O que vale é a criatividade na hora de produzir um look à caipira super legal.

Vale apostar naquele vestidinho velho do fundo do guarda roupa e customizá-lo com pedacinhos de retalhos e fitas coloridas, o que importa é a originalidade e a criatividade para produzir as suas peças.

E quem disse que só as crianças podem se caracterizar nesta data, engana-se. Existem vários looks de São João bem legais, que podem ser criados para adultos, afinal, São João não é São João se não tiver muitas roupas remendadas, costuradas e coloridas, não é mesmo?!

Não se esqueça do chapéu (que também pode ser customizado), das trancinhas com laço no cabelo, da sapatilha e meia calça colorida para dar aquele toque no visual. Para os homens, o lenço no pescoço não pode faltar e claro, muitos remendos na camisa (que pode ser xadrez, estampada, etc.) e um chapéu de palha para finalizar.

Então, que tal arrasar na festa junina da sua escola, faculdade ou trabalho, com um look pra lá de divertido? Mãos à obra! No vídeo abaixo você vai aprender como customizar uma peça de roupa! O vídeo é direcionado para peças de roupas infantis, porém, pode ser adaptado para todas as faixas etárias. Confira neste link como customizar as suas peças!

Simpatias de São João

As pessoas adoram fazer simpatias nessa época. (Foto: Divulgação)

É uma tradição as moças fazerem simpatias na festa de São João, algumas pedem para encontrar um amor, outras desejam arrumar um bom casamento e por aí vai, então contam com a ajuda do Santo Antônio casamenteiro, vai que cola, né? Então, moças solteiras, anotem esta simpatia que poderá lhe ajudar a arrumar um bom partido!

Você deverá ferver uma rosa vermelha em um litro de água por cinco minutos. Logo após, deixe que esfrie e adicione uma colher de mel puro. Para finalizar, jogue esta água pelo seu corpo e na cabeça. Depois disso tome o seu banho normalmente. Agora sim você estará pronta para encontrar um grande amor.

Confira outras simpatias de festa junina:

Para descobrir quem vai ser seu namorado, coloque, na noite de 12 de junho, três nomes de pretendentes em papeizinhos e dobre-os. Em seguida, coloque os papéis em uma bacia com água e deixe lá a noite toda. No dia seguinte, o papel que amanhecer aberto revelará o nome do seu futuro amor.

Se você quer pedir alegria e proteção a São João, na véspera do dia 13 de junho coloque de molho, em uma bacia, um galho de arruda, três folhas de manjericão, um galho de alecrim e alguns cravos da índia. No dia seguinte, tome banho normalmente e, ao final, despeje a água da bacia em seu corpo, enxugando-se levemente. É uma ótima simpatia para tirar mau olhado.

Músicas para ouvir no Arraial

As festas de São João costumam ser animadas por muita música (Foto Ilustrativa)

As festas de São João costumam ser animadas por muita música (Foto Ilustrativa)

Existem várias músicas típicas de São João, e é bacana reunir algumas delas para utilizar na trilha sonora da sua festa de São João até mesmo para as danças da quadrilha. Os estilos são muitos: fandangos, bumba-meu-boi, lundu, cateretê e por aí vai.

Que tal relembramos de uma dancinha bastante famosa na festa de São João?

CAPELINHA DE MELÃO

(Autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro)

Capelinha de melão, é de São João.

É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

São João está dormindo, não me ouve não.

*

Acordai, acordai, acordai, João.

Atirei rosas pelo caminho.

A ventania veio e levou.

Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.

Outras músicas que não podem faltar na sua playlist de festa junina são:

  • Cai, Cai, Balão
  • O Balão vai Subindo
  • Balãozinho Chinês
  • Pai Francisco
  • Pedro, Antônio e João
  • Coco do Rala Coco
  • Pula a Fogueira
  • Noites de Junho
  • Olha Pro Céu Meu Amor
  • Requebradinho
  • Quadrilha da Xuxa
  • Vem dançar forró
  • Sonho de Papel

Decoração Junina

Mesa decorada para festa junina. (Foto: Divulgação)

O São João é marcado pela decoração de bandeirinhas coloridas, penduradas por todos os cantos e por objetos e acessórios de palha. É bastante comum, em época de São João, os alunos decorarem as salas de aulas com bandeirinhas que simbolizam as festas juninas, dando ao ambiente um toque todo especial em homenagem a esta data festiva.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o São João e suas tradições, que tal preparar uma festa de São João super legal na sua rua, na escola, junto com os seus amigos? Planeje a sua festa, peça a ajuda dos seus amigos para organizar tudo e divirtam-se!

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL