Search

Festa da Uva 2012 Jundiaí

A Festa da Uva de Jundiaí chega a mais uma edição e marca o início do circuito das frutas do interior de São Paulo.
Google plus

A “Festa da Uva” de Jundiaí é a mais antiga de todo o interior de São Paulo e faz parte do “Circuito das Frutas”, do qual também participam as cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Realizada desde o ano de 1934, no começo a “Festa da uva” era realizada no centro da cidade, porém, depois foi transferida para o Parque comendador Antônio Carbonari, que hoje passou a ser mais conhecido como “Parque da Uva”.

Jundiaí a Terra da Uva

Uma cidade que mistura os encantos do interior com algumas facilidades da cidade grande, ela já foi considerada terra de indígenas e hoje é chamada de  “Lar da uva”. Conhecida nacionalmente como a “Terra da Uva”, esse apelido foi dado à Jundiaí por ser o maior eixo de produção da uva niágara  rosada. A produção começou espontaneamente na década de 30 do século XX, nos vinhedos da cidade e hoje é conhecida em todo o Brasil.

Jundiaí é marcada pela presença de imigrantes, além de sua cultura e grande patrimônio histórico, fruto de um desenvolvimento que marcou grandemente o Estado de São Paulo. Atualmente ainda se mantém como a maior produtora da uva Niágara do país, mas também se tornou conhecida pela produção de pêssego, morango, caqui e outras frutas, o que a coloca no circuito das frutas com grande destaque, abrigando duas das mais importantes festas de exposição do Estado de São Paulo, a “Festa da Uva” e a “Festa dos Morangos”.

É considerada patrimônio ambiental do Estado devido à suas belezas culturais, entre elas a serra do Japi.

A festa mais antiga do interior de São Paulo

A “Festa da Uva” de Jundiaí chega a mais uma edição e marca o início do circuito das frutas do interior de São Paulo. Essa festa ocorre todos os anos pares, no mês de janeiro, e apenas nos anos pares, uma vez que a Festa do Morango, também chamadas de festa italiana ocorre em anos ímpares.

A exposição das frutas ocorre durante todo o dia e durante a noite são realizados shows de diversas bandas. Apesar da programação ainda não ter sido informada a expectativa é grande, uma vez que a festa costuma reunir grandes nomes da Música Popular Brasileira em shows que reúnem um número grande de turistas e cidadãos.

Por fazer parte do circuito das frutas, Jundiaí também pode ser considerada uma cidade turística de grande importância socioeconômica e cultural para o nosso país.

Se tiver oportunidade, participe, pois outra oportunidade para apreciar a maravilhosa Festa da Uva de Jundiaí apenas em 2014. Vai correr o risco de perder?


Google plus


Este artigo possui 3 comentários

  1. gleiciane
    Publicado em 04/06/2012 às 1:14 PM [+]

    noossa Soou louca pra ir nessa festa qual as atraçoes desse ano?

  2. daniel
    Publicado em 18/06/2012 às 12:16 PM [+]

    so novo aqui na cidade queria saber q dia e a festa da uva posso saber obrigado

  3. MTJac
    Publicado em 18/06/2012 às 4:52 PM [+]

    Daniel, de acordo com o texto: Se tiver oportunidade, participe, pois outra oportunidade para apreciar a maravilhosa Festa da Uva de Jundiaí apenas em 2014.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top