Menu

Decoração

Atualizado em 27 de fevereiro de 2012, às 18:40 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Feng-shui no quarto: dicas

O Feng Shui pode repaginar a decoração do quarto, tornando-o um ambiente propício a boas energias e proteção.
400644 Feng shui no quarto dicas 1 Feng shui no quarto: dicasDe acordo com o Feng Shui, o quarto representa a visão do mundo, o amor e o relacionamento

O quarto é considerado um espaço de intimidade e relaxamento, por isso necessita de uma decoração na medida certa. Através do Feng Shui, torna-se possível harmonizar o ambiente, de acordo com o posicionamento dos móveis, uso das cores e distribuição de determinados objetos.

Quando o Feng Shui é usado para decorar o quarto, o morador passa a ter momentos de mais tranquilidade e a  sentir os bons fluídos. A técnica milenar chinesa acredita que, o externo é reflexo do interno, por isso cada ajuste na estética do cômodo pode interferir beneficiando a vida pessoal.

 Aplicando Feng Shui no quarto

Entre todos os espaços de uma casa, o quarto pode ser considerado aquele que o morador passa mais tempo. De solteiro ou casal, o cômodo serve de cenário para as noites de sono e influência na rotina do indivíduo. Segundo o Feng Shui, a área vibra para o amor e relacionamento, além de simbolizar a visão que uma pessoa possui a respeito do universo.

Acessórios e Móveis

Para vestir a janela de um quarto, é recomendado o uso de cortinas leves e claras, que são capazes de criar uma atmosfera mais serena. Evite  usar na decoração os objetos que reforçam as lembranças e possam prender a vida no passado. Enfeitar os móveis com itens em pares ou vasos de flores também é uma estratégia para melhorar a área do relacionamento.

400644 Feng shui no quarto dicas 2 Feng shui no quarto: dicasO espelho é um acessório poderoso que não pode ficar de frente com a cama

Ainda se tratando de acessórios, os espelhos são sempre positivos no ambiente, mas não devem ser fixados na parede diante da cama ou no teto. Para garantir uma iluminação indireta nos momentos de intimidade, aposte no uso de um abajur ou luminária. O Feng Shui também recomenda evitar objetos guardados debaixo da cama e comprometidos pela desordem.

Acessórios com formas arredondadas são bem-vindos no quarto, isto porque eles melhoram a fluidez das energias no ambiente, principalmente no campo do relacionamento. Na escolha da roupa de cama e demais têxteis, prefira peças confeccionadas com tecidos naturais, como linho, algodão e seda.

Cores

400644 Feng shui no quarto dicas Feng shui no quarto: dicasA cor vermelha é perfeita para quartos, mas deve ser usada com moderação

As cores criam sensações e influenciam no comportamento, por isso elas são tão importantes para os preceitos do Feng Shui. De acordo com a técnica, o uso das cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) deixam o cômodo mais energizado aumentando o conforto.  Para favorecer o descanso e a meditação,  as cores recomendadas são frias (azul, verde, violeta).

É necessário ter muito cuidado ao trabalhar com a principal cor quente na decoração, o vermelho. O uso exagerado pode causar estresse, insônia e deixar o ambiente cansativo. Desta forma, o Feng Shui recomenda o uso da cor na forma de painel, ou seja, aplicando-a apenas numa parede, de preferência situada atrás da cama.