Menu

Decoração

Atualizado em 24 de janeiro de 2012, às 21:40 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Feng Shui: Aprenda a aplicar o Ba-guá

Descubra como aplicar os elementos de cada área do Ba-guá e garanta vibrações positivas para a sua casa.
382499 Feng Shui Aprenda a aplicar o ba guá Feng Shui: Aprenda a aplicar o Ba guáBa-guá usado no Feng Shui.

O Ba-guá é um elemento muito usado pelo Feng Shui para estabelecer a harmonia entre os ambientes residenciais. A técnica milenar chinesa tem como meta equilibrar as energias na casa toda, considerando a rotina e as necessidades de bem-estar dos moradores.

Ao aplicar o Ba-guá na planta do imóvel, o morador consegue alterar a forma de receber energia em cada ambiente. O posicionamento dos cômodos é uma das características da proposta, tal como o uso das cores, objetos e disposição dos móveis em cada divisão.

Como usar o Ba-guá?

382499 Feng Shui Aprenda a aplicar o ba guá 1 Feng Shui: Aprenda a aplicar o Ba guáA área de relacionamento foi ativada no quarto

Com oito combinações, o Ba-guá será usado na construção da casa para equilibrar as energias Yin Yang. Caso o imóvel já esteja pronto, vale adaptar os conceitos e desfrutar de todos os benefícios ligados a representação chinesa.

Os principais aspectos da vida humana estão contidos no Ba-guá, são eles: o trabalho, a espiritualidade, a família, a prosperidade, o sucesso, o relacionamento, a criatividade e os amigos. Todos estes itens são posicionados lado a lado em um arranjo que permanece com a área central ocupada pelo Yin Yang, que simboliza a saúde.

Apenas as partes internas da residência são consideradas no Ba-guá, desta forma o exterior da propriedade deve ser desconsiderado. A aplicação na planta terá a porta de entrada como referência para que depois os demais cômodos sejam beneficiados com a técnica.

Veja como aplicar as áreas do Ba-guá dentro de casa para receber somente energias positivas:

Trabalho: use elementos ligados a vida profissional para decorar este ambiente, além de investir em peças com formas irregulares e nas cores preto ou azul marinho. Representar o elemento “água” também é uma estratégia para trazer boas vibrações.

382499 Feng Shui Aprenda a aplicar o ba guá 2 Feng Shui: Aprenda a aplicar o Ba guáA água é o elemento que rege a área de trabalho

Espiritualidade: para valorizar a proposta desta área, procure trabalhar com itens associados ao conhecimento, como uma estante de livros. A terra se apresenta como o elemento desta parte do Ba-guá, sendo que ela pode ser representada através de vasos de cerâmica, peças de barro, plantas ou mesmo cristais. O azul é uma cor que se alinha bem com a proposta.

Família: invista nos móveis ou objetos de madeira para compor a decoração do espaço. Para deixar o cômodo mais afetuoso e agradável, vale à pena distribuir fotos de familiares e amigos através de porta-retrato ou painéis.

Prosperidade: a melhor opção para invocar energias positivas é apostando no uso de elementos na cor púrpura. O ambiente que serve para estimular o espírito próspero é perfeito para armazenar objetos de valor.

Sucesso: nesta área também é recomendado usar fotos de pessoas queridas para decorar, mas é importante que elas apareçam individualmente nas imagens. Formas triangulares ganham expressão no ambiente, tal como a cor vermelha. O sucesso se torna mais evidente quando a luz é favorecida, sendo difusa ou indireta.

Relacionamento: esta área do Ba-guá costuma ser aplicada com mais frequência nos quartos de casais. Para reproduzir a ideia, a decoração valoriza os elementos em pares, que canalizam com maior facilidade as energias ligadas ao amor. O estilo romântico favorece a área, tal como as cores rosa e branco.

 Criatividade: trata-se de um espaço muito propício para se trabalhar com obras de artes, como é o caso dos quadros e trabalhos manuais. Qualquer elemento que apresente o metal é bem-vindo e o mesmo se aplica a cor branca.

Amigos: a cor cinza pode ser empregada na área, tal como os objetos de metal. É interessante investir em formas circulares através da decoração, além de simbolizar a amizade através das fotos de amigos.

Saúde: todos os elementos que estão associados à natureza reforçam a ideia de qualidade de vida.

Aproveite as dicas e aplique o Ba-guá em sua residência, atraindo energias positivas.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.