Feiras De Artesanato 2011

PUBLICIDADE

As feiras de artesanato 2011 já estão acontecendo em todo o país com o objetivo de divulgar os trabalhos manuais. Esse gênero de evento é valorizado entre as pessoas, principalmente por aquelas que apreciam arte e os traços culturais do povo brasileiro. Em cada região do país predomina um tipo de artesanato e as feiras procuram expor a diversidade aos visitantes.

Os artesões encontram nas feirinhas espaço para divulgar técnicas artesanais, divulgar as confecções e até vendê-las para os visitantes. Os trabalhos podem estar relacionados à decoração ou vestuário, mas costumam impressionar pela delicadeza e criatividade. Em algumas feiras é possível até se submeter a cursos para entender melhor como funcionam determinados métodos.

Quem confecciona peças artesanais e faz sucesso nas exposições pode até optar por um micro-negócio a partir dessa idéia. O artesão empreendedor adquire consciência do seu mercado e aprimora as suas peças manuais para conseguir obter lucros significativos. É importante lembrar que o artesanato, em suas diferentes modalidades, explora o senso criativo e acrescenta personalidade a composição, sendo ela relacionada a decoração ou vestuário.

PUBLICIDADE

As regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste exibem uma diversidade impressionante de trabalhos artesanais, expondo dessa forma a flexibilidade cultural do país. No território nordestino é possível encontrar mobiliário, utensílios, esculturas brinquedos, instrumentos musicais, entre outros itens confeccionados a partir do artesanato. O trabalho com madeira, palha ou barro é típico na região.

Apesar de o artesanato nordestino ser mais reconhecido e expressivo, as demais regiões também contam com artesões criativos e que trabalham com diversas matérias-primas. A produção artesanal na Região Sudeste é bem flexível, tanto em São Paulo como em Minas Gerais. Já no Norte o destaque fica por conta do artesanato indígena, enquanto o Sul aposta em novos designs e destacam trabalhos de tecelagem. Por fim, no Centro-Oeste o artesanato se destaca com a produção artesanal de jóias e peças de capim dourado.

Programação de Feiras de Artesanato


PUBLICIDADE

5ª Feira Internacional de Negócios do Artesanato (FINNAR): está com inscrições abertas entre os dias 15 a 24 de Abril. O evento tem como objetivo reunir 300 artesões para expor trabalhos Centro de Convenções Ulysses Guimarães, tomando toda a ala sul do pavilhão, em Brasília. Trata-se de um evento importante para a arte e cultura no Distrito Federal.

Feira Internacional de Artesanato (FEIARTE): está acontecendo em Florianópolis pela quarta vez com uma programação cultura bem flexível, que deve durar de 02 a 10 de abril. São mais de 200 estandes de 24 países diferentes e também dos demais estados brasileiros. Os visitantes podem participar de oficinas e interagir com diferentes culturas.

PUBLICIDADE

– Feira do Bordado de Ibitinga: evento de artesanato tradicional no interior paulista, que em 2011 estará em sua 38ª edição. As exposições estão agendadas de 8 a 17 de julho e promete mostrar nesse período o que há de mais bonito e sofisticado em matérias de peças artesanais.

Nas cidades nordestinas é possível encontrar diversas feirinhas de artesanato, o que contribui com a felicidade dos turistas que procuram lembrancinhas para comprar durante a viagem. Bahia, Paraíba, Alagoas, Ceará e Pernambuco são alguns dos estados que se destacam com a comercialização de peças artesanais o ano todo.

Aproveite as dicas de eventos sobre artesanato para fazer a sua própria programação e conferir as novidades da arte manual no Brasil. Os artesões podem participar das feiras para fechar negócios e obter lucros com os trabalhos.

PUBLICIDADE

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.