Menu

Compras

Atualizado em 13 de setembro de 2012, às 4:55 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Feirão do imposto 2012, local do feirão de produtos sem impostos

A 10ª edição do Feirão Nacional do Imposto acontecerá no dia 15 de setembro, com o objetivo de promover a isenção dos impostos de determinados produtos e conscientizar os brasileiros sobre as altas tributárias.

Os consumidores terão a chance de comprar produtos isentos de impostos neste sábado, dia 15. Vários itens são válidos para o desconto deste grande feirão, como combustível, aparelhos eletrônicos, vinhos, eletrônicos alimentos, carros e motos. Sem a cobrança de taxas de impostos nos preços, as pessoas pagarão mais barato.

514092 Feirão do imposto 2012 local do feirão de produtos sem impostos 1 Feirão do imposto 2012, local do feirão de produtos sem impostosFeirão do imposto 2012 acontece neste sábado, dia 15. (Foto:Divulgação)

Como funciona o Feirão do Imposto?

O Feirão do Imposto Nacional acontecerá em 16 estados brasileiros e no Distrito Federal. Os descontos oferecidos pelo evento não procuram apenas contribuir com a economia dos consumidores, mas também visa alertar a todos sobre a alta carga tributária no Brasil.

A realização do movimento que prega a redução de impostos é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje). Aproximadamente 200 cidades terão as tarifas tributárias eliminadas de forma integral ou parcial, entretanto as ações variam de um estado para o outro.

514092 Feirão do imposto 2012 local do feirão de produtos sem impostos3 Feirão do imposto 2012, local do feirão de produtos sem impostosMovimento tem como objetivo conscientizar sobre as altas tarifas tributárias. (Foto:Divulgação)

O Feirão do Imposto Nacional não é um projeto recente no Brasil, pelo contrário, já está indo para a sua 10ª edição. A criação do evento ocorreu em 2003, já com o objetivo de conscientizar a população sobre as elevadas taxas de impostos presentes nos preços dos bens de consumo.

De acordo com Tiago Coelho, coordenador geral do Feirão, ao promover a isenção de impostos no dia 15 de setembro, os consumidores poderão visualizar de maneira mais clara os valores das tarifas e como elas ampliam os gastos no dia-a-dia. O movimento pretende despertar a conscientização a respeito da cobrança de impostos e alertar que o país cresce menos com tantas taxas tributárias.

Leia mais: Compras nos free shops pelo mundo

Feirão do Imposto 2012 em cada estado

As ações do Feirão do Imposto 2012 variam de acordo com o estado, mas todas deverão cumprir a meta de baratear os produtos de determinados segmentos. Veja como o movimento acontecerá no país de acordo com cada estado:

514092 Feirão do imposto 2012 local do feirão de produtos sem impostos 2 Feirão do imposto 2012, local do feirão de produtos sem impostosUma das principais ações é diminuir o preço dos combustíveis. (Foto:Divulgação)

Ceará: será beneficiado com a venda de combustível mais barato no Posto Shopping Quatro Rodas, na Avenida José Bastos (Fortaleza). Cada consumidor poderá abastecer com até 20 litros de gasolina. Também haverá no estado exposição de produtos em supermercados.

Distrito Federal: os consumidores poderão comprar refeições e bebidas sem pagar impostos, em 15 restaurantes diferentes.

Espírito Santo: Camisetas, refeições e produtos de tecnologia serão comercializados por preços mais em conta pelas empresas Samba Club, Bitável e Café Bamboo.

Goiás: consumidores poderão comprar carros e motos sem pagar impostos.

Pará: postos das cidades de Belém, Castanhal, Marabá e Santarém venderão combustíveis mais baratos, graças à parceria com o posto Dallas e o Sindicombustível

Pernambuco: as pessoas poderão comprar eletrodomésticos e veículos sem pagar impostos.

Piauí: além de vender combustíveis sem tributos, o feirão vai realizar a exposição de produtos.

Rio de Janeiro: a exposição de produtos acontecerá na estação do Cosme Velho do Trem do Corcovado.

Rio Grande do Sul: Vinhos, espumantes e suco de uva serão vendidos sem cobrar impostos. O feirão também vai tornar o combustível mais barato.

Santa Catarina: refeições e gasolina serão comercializadas sem tributos.

São Paulo: haverá exposição de produtos nas cidades de Mogi das Cruzes, Itaquequecetuba, Franca, Santo André, Bragança Paulista, Atibaia, Santa Bárbara D´Oeste e Americana.

Sergipe: a exposição de produtos de várias categorias acontecerá no Shopping Riomar, em Aracaju.

Veja também: Pesquisa divulga os países que mais cobram impostos de renda