Menu

Notícias

Atualizado em 13 de março de 2012, às 9:05 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Feijão Azuki: benefícios

O feijão Azuki é uma leguminosa selvagem originária do Japão com grande riqueza nutricional. Conheça mais dos seus benefícios.
408514 O feijão azuki é uma leguminosa selvagem originária do Japão com grande riqueza nutricional. Feijão Azuki: benefíciosO feijão Azuki possui uma enorme riqueza nutricional.

O feijão azuki, originário do Japão, é uma leguminosa selvagem, pequena e vermelha. Ele agrada e chama a atenção pela sua cor. Sua introdução na Europa se deu após o século XX, depois de ter sido levado pelos emigrantes japoneses para o Brasil.

Os japoneses utilizam esse alimento na preparação de doces com sabor suave, já na dieta vegetariana é o ingrediente principal de feijoadas, por ser leve e saudável.

Benefícios presentes no feijão Azuki

  • Fermentação

Diferentemente dos outros feijões, essa leguminosas possui um grau de fermentação inferior aos demais.

  • Cálculos nos rins e na vesícula

Os médicos e nutricionista recomendam alimentação à base do feijão Azuki para pessoas que tem predisposição a desenvolver pedras nos rins ou na vesícula. Isso se dá devido a suas propriedades diuréticas.

  • Pressão alta e diabetes

Por tem uma fermentação diferente dos outros feijões, ele regula a hipertensão e o excesso de açúcar (glicose) no sangue, principalmente de diabéticos.

Outra grande vantagem desse alimento é ser excelente fonte de cálcio, fósforo, ferro, proteínas e vitaminas do complexo B, além de auxiliar na formação óssea. Além disso, ele fortalece os rins, a bexiga, os órgãos reprodutores e ajuda nos casos de constipação intestinal.

Informações nutricionais

Veja as propriedades presentes em cada 100g de feijão Azuki:

  • Valor Calórico: 350 kcal
  • Hidratos de carbono: 66 g
  • Proteínas: 20 g
  • Lípidos: 0 g
  • Fibras: 08 g
  • Cálcio: 252 mg
  • Ferro: 08 mg
  • Potássio: 1254 mg
  • Sódio: 05 mg
408514 o feijão azuki é facil de encontrar em casas de produtos naturais e até alguns supermercados Feijão Azuki: benefíciosÉ fácil encontrá-lo em lojas de produtos naturais. Prefira a forma orgânica.
Aprenda uma receita de feijão Azuki com abóbora

Ingredientes

01 copo de fejão azuki;

01 copo de abóbora em cubinhos;

01 colher de sopa de alho picado;

1 colher de sopa de óleo;

½ colher de chá de cominho;

Sal.

Modo de preparo

Deixe o feijão de molho de um dia para o outro (ou coloque de manhã e faça no final do dia).

Troque a água e leve para cozinhar na panela de pressão por aproximadamente 15 minutos. Verifique se o cozimento foi suficiente.

Junte a abóbora e cozinhe com a panela destampada. Acrescente o sal, em seguida refogue o alho com o óleo em uma frigideira e junte ao feijão, acrescentando também o cominho.

Atualmente, o feijão azuki é um produto relativamente fácil de encontrar em lojas de produtos naturais e até em alguns supermercados. É importante sempre compra-lo na forma orgânica.

408514 O feijão azuki possui baixa fermentação diferente dos outros tipos de feijões Feijão Azuki: benefíciosEsse feijão é mais leve e fermente menos, em comparação com outros tipos dessa leguminosa.

Vale lembrar que o feijão é indispensável na dieta de todas as pessoas. O feijão Azuki é uma alternativa para aqueles que não apreciam o gosto dessa leguminosa, pois é mais leve e fermenta menos.