Notícias

Feijão Azuki e seus benefícios medicinais

O Feijão Azuki e seus benefícios medicinais são excelentes para nossas saúde, e nós brasileiros gostamos sempre bom bom feijão com arroz e algum completo extra. O consumo do feijão é importante em nossa vida cotidiana e claro recomendado em alto nível por todos os médicos.

Porém tem um feijão que se destaca mais: o Feijão Azuki. Por que esse tipo de feijão é diferente dos outros? Bom vamos ler a matéria juntos para entender qual o beneficio desse Feijão Azuki e sua origem.

Feijão Azuki e seus benefícios medicinais (imagem ilustrativa)

Feijão Azuki e seus benefícios medicinais

Antes de entender  Feijão Azuki e seus benefícios medicinais é importante saber sua origem. O feijão Azuki é  originário do Japão, é um tipo de leguminosa selvagem, pequeno e vermelho. A sua cor por ser avermelhado chama atenção bem como o seu tamanho.

O Feijão Azuki  chegou na  Europa após o século XX, depois de ter sido levado pelos emigrantes japoneses para o Brasil, isso porque esse tipo Azuki é presente na culinária japonesa, tem saber leve, e diversas propriedades que beneficia e muito a saúde humana.

O fato dos japoneses gostarem tanto desse feijão mostra a sua importância em nossa culinária, pois os benefícios do feijão azaki para saúde são vários conforme vamos ver agora.

Os japoneses utilizam esse alimento na preparação de doces com sabor suave, já na dieta vegetariana é o ingrediente principal de feijoadas, por ser leve e saudável.

Benefícios presentes no feijão Azuki

Feijão Azuki e seus benefícios medicinais (imagem ilustrativa)

A variedade de feijão no Brasil é grande, temos todos os tipos, do branco ao preto, com diversas vitaminas essenciais para nossa saúde. Não diferente, o feijão azuki tem propriedades fontes de vitamina B, zinco, potássio, ferro e fibras.

Logo esse tipo de feijão passa a ser um verdadeiro agente imunológico. Claro que não é milagroso e tão pouco irá curar você de doenças, mas é um fonte o qual irá ajudar seu organismo ficar mais forte contra males que nos afligem no dia a dia.

Os Feijão Azuki e seus beneficios medicinais podem ser destacado também da seguinte maneira, caso você queria anotar ou salvar nos seus favoritos, faça isso, esse artigo é importante e você com certeza compartilha com seus amigos. Vamos então aos benefícios medicinais do feijão azuki?

Fermentação

Diferentemente dos outros feijões, esse tipo de feijão possui um grau de fermentação inferior aos demais. E há lugares onde as pessoas até mesmo usa para fazer receitas em festas tradicionais.

Cálculos nos rins e na vesícula

Os médicos e nutricionista recomendam alimentação à base do feijão Azuki para pessoas que tem predisposição a desenvolver pedras nos rins ou na vesícula. Isso se dá devido a suas propriedades diuréticas.

Pressão alta e diabetes

Por tem uma fermentação diferente dos outros feijões, ele regula a hipertensão e o excesso de açúcar (glicose) no sangue, principalmente de diabéticos.

Outra grande vantagem desse alimento é ser excelente fonte de cálcio, fósforo, ferro, proteínas e vitaminas do complexo B, além de auxiliar na formação óssea. Além disso, ele fortalece os rins, a bexiga, os órgãos reprodutores e ajuda nos casos de constipação intestinal.

Informações nutricionais

É fácil encontrá-lo em lojas de produtos naturais. Prefira a forma orgânica.

Por natureza o feijão azuki é considerado um excelente alimento diurético, estimula o bom funcionamento dos nosso rins e ainda pode auxiliar no combate de pedra na vesícula. Algumas informações nutricionais do feijão azuki estão lista abaixo, portanto leia e veja o qual bom é esse feijão.

  • 210 calorias;
  • 40 g de carboidratos;
  • 12 g de proteínas;
  • 88 mg de cálcio;
  • 82 mg de ferro;
  • g de gorduras;
  • 5 g de fibra;
  • 4,8 g de sódio;

 

O feijão azuki é fácil de encontrar em lojas de produtos naturais ou ainda em casas onde vem produtos alimentícios japonês, a melhor forma é a orgânica.

Saiba que o feijão é delicioso (eu já provei e faz parte da nossa culinária na familiar), o que queremos dizer é que tente usar o feijão para curar uma doença ou fazer chás etc, apenas coma o feijão e faça receitas deliciosas.

Nós apresentamos esse feijão azuki pelo seu sabor, seus benefícios medicinais em caráter informativo. Não ache nunca que ele é um feijão milagroso.

Receita de feijão Azuki com abóbora

Uma ótima receita de Feijão Azuki com abobora. (imagem ilustrativa)

Hora de aprender um receita deliciosa, com esse tipo de feijão!

Ingredientes

  • 01 copo de feijão azuki;
  • 01 copo de abóbora em cubinhos;
  • 01 colher de sopa de alho picado;
  • 1 colher de sopa de óleo;
  • ½ colher de chá de cominho;
  • Sal.

Modo de preparo

Deixe o feijão de molho de um dia para o outro (ou coloque de manhã e faça no final do dia). Troque a água e leve para cozinhar na panela de pressão por aproximadamente 15 minutos. Verifique se o cozimento foi suficiente.

Junte a abóbora e cozinhe com a panela destampada. Acrescente o sal, em seguida refogue o alho com o óleo em uma frigideira e junte ao feijão, acrescentando também o cominho.

Atualmente, o feijão azuki é um produto relativamente fácil de encontrar em lojas de produtos naturais e até em alguns supermercados. É importante sempre compra-lo na forma orgânica.

Receita salada de feijão Azuki

A salada do Feijão Azuki tem beneficios maiores quando somado a outros legumes e verduras (imagem google)

Ingredientes

  • 2 xícaras de feijão azuki cozido
  • 1 tomate picadinho
  • 1/2 pimentão vermelho picado
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1/2 xícara salsinha picada
  • pimenta a gosto
  • sal a gosto
  • azeite
  • apresuntado (aqui vai no gosto, eu sempre coloco, pois gostamos muito) mas você pode colocar outra coisa, como couve, pedacinhos de abacaxi, isso vai do  seu gosto.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma tigela, aqui você tem duas opções, pode servir quente, ou gelado, seu gosto manda na hora de servir.

Receita Arroz integral com feijão Azuki

Feijão Azuki com arroz é delicioso e você pode acrescentar o que gostar nessa receita (imagem google)
  • 1/2 xíc. (chá) de arroz integral
  • 1/2 xíc. (chá) de feijão azuki
  • 1/2 cebola picadinha
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • fio de azeite de oliva
  • sal
  • água quente

Modo de Preparo

Primeiro passo: em uma panela aqueça o fio de azeite e frite a cebola e o alho até a cebola estar transparente ou do seu gosto, (eu prefiro bem douradinha), depois  coloque o arroz e o feijão e refogue.

Segundo Passo: quando estiver bem refogado coloque 3 xíc. (chá) de água e coloque sal, ao seu gosto.  Deixe ferver e baixe o fogo para o mínimo. A medida que for cozinhando, você deve provar para deixar o arroz e o feijão macio, deixe cozinhar devagar e vá sempre adicionando mais água quente sempre que for necessário.

Terceiro Passo: tire do fogo quando arroz e feijão estiverem macios do seu gosto, aqui vem um segredo da vovó: Adicione queijo na hora de servir, preferencialmente assim que tirar do fogão coloque o queijo por cima, ele vai derreter e com certeza você se agradar de um delicioso arroz com feijão azuki e de quebra terá os benefícios do feijão japonês.

Vale lembrar que o feijão é indispensável na dieta de todas as pessoas. O feijão Azuki é uma alternativa para aqueles que não apreciam o gosto dessa leguminosa, pois é mais leve e fermenta menos.

Vídeo de como preparar o Feijão Azuki

Recomendado para você

Serviços

Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos em 2017

Serviços

FGTS inativo 2017: extrato, calendário de saque e atualização de cadastro

Serviços

Porque devemos pagar o IPTU? 5 benefícios que você não sabe

Serviços

Alistamento Militar 2017: Inscrições, Datas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *