Menu

Educação

Atualizado em 31 de janeiro de 2012, às 12:25 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > FDE, programa ler e escrever, (lereescrever.fde.sp.gov.br)

O projeto Ler e Escrever trabalha com a alfabetização de crianças em séries iniciais. Conheça mais sobre esse programa aqui.

386320 fde programa ler e escrever FDE, programa ler e escrever, (lereescrever.fde.sp.gov.br)

A educação, há muito tempo, tem sido um ponto delicado na sociedade brasileira, e apresentando também, um problema grave de administração pública. A falta de qualidade nas redes públicas de ensino, só geram insatisfação e reclamações, uma vez que, muitas crianças em idade escolar, entram na escola e passam de ano sem atender aos requisitos mínimos de alfabetização.

O analfabetismo funcional, deve ser combatido e, com esse objetivo de melhorar o ensino da rede pública estadual, o governo do Estado de São Paulo, promove o programa Ler e Escrever, que mais do que um programa de formação, vem com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento dos alunos com acompanhamento próximo, criando uma cultura de leitura, melhorando o aprendizado.

Projeto ler e escrever

386320 fde programa ler e escrever 1 FDE, programa ler e escrever, (lereescrever.fde.sp.gov.br) O projeto foi lançado com o objetivo de ver todas as crianças matriculadas na rede estadual com até 8 anos, alfabetizadas, e assim garantir a recuperação da aprendizagem de leitura, e escrita aos alunos das demais séries do ciclo I do ensino Fundamental.

Mesclando diversas atividades, o Programa Ler e Escrever busca garantir uma boa formação. Entre as atividades estão a elaboração e distribuição de materiais pedagógicos assim como recursos para que o profissional, ou aluno pesquisador, auxilie a criança em suas deficiências e possa desenvolver o gosto pela escrita e leitura.

Os alunos pesquisadores são estudantes de pedagogia ou letras, que permanecem presentes na sala de aula, pronto a ajudar o professor a desenvolver as atividades com os alunos. Cada aluno pesquisador recebe do governo a Bolsa Alfabetização, um auxílio para estes universitários. A Bolsa Alfabetização constrói uma ponte importante entre o ambiente acadêmico e a prática em sala de aula, mantendo um diálogo permanente com os Professores Orientadores dos Alunos Pesquisadores das IES que participam do Programa. Portanto, além de atuar na melhoria das condições de alfabetização oferecida às crianças do ensino público paulista, o projeto contribui para a formação de futuros professores para o Ensino Fundamental.

Conheça o Projeto

386320 fde programa ler e escrever 2 FDE, programa ler e escrever, (lereescrever.fde.sp.gov.br) Caso você deseje conhecer o projeto, basta visitar o site www.lereescrever.fde.sp.gov.br, além de conhecer o trabalho realizado, também é possível conferir todas as notícias sobre educação. E para aqueles alunos que não podem ter acesso a todo o material escolar, basta baixar tudo que precisa no link “Materiais para Download” que fica no canto esquerdo da página.

Esta é mais uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo para melhorar a educação em nosso estado. Vale a pena conhecer.