Menu

Moda

Atualizado em 2 de outubro de 2012, às 8:51 por Stéfany Leitão
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Fast Fashion no Brasil: saiba mais

Fast Fashion é um novo segmento de moda, onde lojas e marcas trocam suas coleções rapidamente, agradando aos consumidores.

Nos últimos anos, houve uma grande mudança no consumo de moda em todo o mundo, inclusive no Brasil. Atualmente, o mundo da moda trabalha com o Fast Fashion, que na verdade se trata de uma nova maneira de apresentar coleções sazonais, que possuem um ciclo continuo e criativo.

522150 Fast Fashion no Brasil saiba mais Fast Fashion no Brasil: saiba maisFast Fashion virou prática comum entre marcas e lojistas. (Foto: Divulgação)

Fast Fashion significa moda rápida, e na verdade é um termo utilizado por marcas que possuem uma política de produção rápida, ou seja, marcas que sempre estão lançando novidades, trocando coleções rapidamente, muitas vezes semanalmente, e que levam aos consumidores as últimas tendências de moda de maneira muito rápida e barata.

Este conceito nasceu na Europa, de grandes varejistas como H&M, Top Shp e Zara, e acabou chegando rapidamente ao Brasil, onde alguns grandes varejistas como Renner, C&A e Riachuelo já embarcaram na moda.

522150 Fast Fashion no Brasil saiba mais1 Fast Fashion no Brasil: saiba maisNo Fast Fashion, marcas lançam novas coleções constantemente. (Foto: Divulgação)

O que está na moda ?

A grande sacada do Fast Fashion, que torna o negócio tão lucrativo e assertivo são os próprios consumidores, pois são eles que decidem o que deve continuar nas araras e o que deve ser substituído por lançamentos. As marcas e lojas que apostam no Fast Fashion estão sempre ligadas aos gostos dos consumidores, e no conhecimento de mercado e estilo próprio que eles possuem, ou seja, este conceito de moda se baseia nas demandas e ofertas do mercado para confeccionar suas novas coleções e levar ao público justamente o que eles desejam.

522150 Fast Fashion no Brasil saiba mais2 Fast Fashion no Brasil: saiba maisFast Fashion tornam clientes assíduos e acelera as vendas. (Foto: Divulgação)

Vantagens e desafios do Fast Fashion

Lojas de moda rápida precisam de uma parceria duradoura com seus fornecedores, para que as novidades estejam sempre garantidas no negócio. Outro ponto que deve ser trabalhado nas lojas Fast Fashion é a criatividade, os brasileiros são muito criativos, tanto que as campanhas publicitárias nacionais sempre são premiadas no exterior, de modo que é necessário abandonar um pouco a ideia de apenas copiar a moda das artistas e da televisão e passar a inovar um pouco, diversificando os modelos e estilos.

Uma das principais vantagens da Fast Fashion, é que lojas desse segmento praticamente nunca liquidam, ou seja, não ficam com produtos encalhados no estoque, pois os empresários, donos de lojas, baseiam suas coleções na moda do momento, no que ele sabe que está vendendo muito.

Clientes que percebem o ritmo da loja, com muitas novidades que não duram muito tempo nas araras, costumam ser clientes mais assíduos, que vão sempre em busca de novidades e acabam comprando diversos produtos ao longo do mês.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.