Menu

Saúde

Atualizado em 6 de setembro de 2012, às 14:40 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Fases do Mal de Alzheimer

Saiba o que é o mal de Alzheimer e suas principais causas. Veja também quais as fases de evolução dessa doença que acomete principalmente a população idosa.

Atualmente, estima-se que entre 17 e 25 milhões de pessoas sejam portadoras de mal de Alzheimer em todo o mundo, representando 70% das doenças que afetam os idosos. Essa doença vai deteriorando aos poucos o cérebro, causando várias alterações e podendo levar a demência. Conheça as fases do mal de Alzheimer.

511713 O mal de Alzheimer acomete principalmente idosos a partir dos 60 anos Fotodivulgação. Fases do Mal de Alzheimer O mal de Alzheimer acomete principalmente idosos a partir dos 60 anos (Foto: divulgação).

O que é Mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer acomete o cérebro, causando degeneração e atrofia progressiva. Ela surge frequentemente após os 60 anos produzindo perda das habilidades como pensar, raciocinar, memorizar, andar, falar gerando alterações no comportamento.

O problema prejudica a relacionamento social da pessoa acometida, pois pode levar ao esquecimento de familiares, hábitos, lugares e outros. Com a evolução da doença, a pessoa torna-se completamente dependente de outros.

Veja também os famosos que sofreram Alzheimer 

Causas do Mal de Alzheimer

As causas do mal de Alzheimer ainda não são conhecidas, porém sabe-se que existe relação com algumas mudanças em terminações nervosas e células cerebrais que interferem nas funções cognitivas. Veja os fatores apontados, que podem influenciar no desenvolvimento da doença:

  • Queda das substâncias que transmitem os impulsos nervosos (Ex: noradrenalina e acetilcolina);
  • Exposição e/ou intoxicação por alumínio e manganês;
  • Infecções cerebrais ou da medula espinhal;
  • Predisposição genética.
    511713 O mal de Alzheimer pode levar o indivíduo a dependência total de outra pessoa para realizar suas atividades Fotodivulgação. Fases do Mal de Alzheimer O mal de Alzheimer pode levar o indivíduo a dependência total de outra pessoa para realizar suas atividades (Foto: divulgação).

     

Fases do Mal de Alzheimer

1. Fase inicial: ocorrem somente esquecimentos leves, o acometido ainda é independente. Esses esquecimentos não podem ser confundidos com os normais;

2. Fase intermediária leve: o doente começa a depender de outra pessoa. Nessa fase ainda há lucidez. Porém os esquecimentos são mais acentuados, precisando que outra pessoa lembre-o de rotinas como tomar banho;

3. Fase intermediária Grave: exige cuidado intenso, porém o doente ainda consegue ajudar em suas atividades. Nessa fase ocorre uma dificuldade maior de socialização e a perda de memória é mais intensa;

4. Fase terminal: nessa fase o doente depende completamente de outra pessoa. Ele tem muita dificuldade de se comunicar, alimentar-se, higienizar-se e fazer outras atividades. Essa fase a perda da memória é muito significativa e o indivíduo passa a falar coisas confusas.

511713 O mal de Alzheimer pode causar esquecimento dificuldade de racícinio dificuldade de comunicação e até levar a demência Fotodivulgação. Fases do Mal de Alzheimer O mal de Alzheimer pode causar esquecimento, dificuldade de racícinio, dificuldade de comunicação e até levar a demência (Foto: divulgação).

Leia também cafeína ajuda a reduzir a probabilidade de Alzheimer 

O mal de Alzheimer é uma doença que causa danos cerebrais irreversíveis, levando a perda de memória, dificuldade na comunicação e até estado mais grave de demência. Atualmente ainda não existe cura para esse problema, porém existe tratamento que ajuda a retardar a evolução das fases do mal de Alzheimer. O mais indicado é procurar um médico geriatra assim que os sintomas começarem a surgir, para dar início ao tratamento.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.