Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Fases do Mal de Alzheimer

Fases do Mal de Alzheimer

Atualmente, estima-se que entre 17 e 25 milhões de pessoas sejam portadoras de mal de Alzheimer em todo o mundo, representando 70% das doenças que afetam os idosos. Essa doença vai deteriorando aos poucos o cérebro, causando várias alterações e podendo levar a demência. Conheça as fases do mal de Alzheimer.

O mal de Alzheimer acomete principalmente idosos a partir dos 60 anos (Foto: divulgação).

O que é Mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer acomete o cérebro, causando degeneração e atrofia progressiva. Ela surge frequentemente após os 60 anos produzindo perda das habilidades como pensar, raciocinar, memorizar, andar, falar gerando alterações no comportamento.

O problema prejudica a relacionamento social da pessoa acometida, pois pode levar ao esquecimento de familiares, hábitos, lugares e outros. Com a evolução da doença, a pessoa torna-se completamente dependente de outros.

Veja também os famosos que sofreram Alzheimer 

Causas do Mal de Alzheimer

As causas do mal de Alzheimer ainda não são conhecidas, porém sabe-se que existe relação com algumas mudanças em terminações nervosas e células cerebrais que interferem nas funções cognitivas. Veja os fatores apontados, que podem influenciar no desenvolvimento da doença:

  • Queda das substâncias que transmitem os impulsos nervosos (Ex: noradrenalina e acetilcolina);
  • Exposição e/ou intoxicação por alumínio e manganês;
  • Infecções cerebrais ou da medula espinhal;
  • Predisposição genética.
    O mal de Alzheimer pode levar o indivíduo a dependência total de outra pessoa para realizar suas atividades (Foto: divulgação).

     

Fases do Mal de Alzheimer

1. Fase inicial: ocorrem somente esquecimentos leves, o acometido ainda é independente. Esses esquecimentos não podem ser confundidos com os normais;

2. Fase intermediária leve: o doente começa a depender de outra pessoa. Nessa fase ainda há lucidez. Porém os esquecimentos são mais acentuados, precisando que outra pessoa lembre-o de rotinas como tomar banho;

3. Fase intermediária Grave: exige cuidado intenso, porém o doente ainda consegue ajudar em suas atividades. Nessa fase ocorre uma dificuldade maior de socialização e a perda de memória é mais intensa;

4. Fase terminal: nessa fase o doente depende completamente de outra pessoa. Ele tem muita dificuldade de se comunicar, alimentar-se, higienizar-se e fazer outras atividades. Essa fase a perda da memória é muito significativa e o indivíduo passa a falar coisas confusas.

O mal de Alzheimer pode causar esquecimento, dificuldade de racícinio, dificuldade de comunicação e até levar a demência (Foto: divulgação).

Leia também cafeína ajuda a reduzir a probabilidade de Alzheimer 

O mal de Alzheimer é uma doença que causa danos cerebrais irreversíveis, levando a perda de memória, dificuldade na comunicação e até estado mais grave de demência. Atualmente ainda não existe cura para esse problema, porém existe tratamento que ajuda a retardar a evolução das fases do mal de Alzheimer. O mais indicado é procurar um médico geriatra assim que os sintomas começarem a surgir, para dar início ao tratamento.

Recomendado para você
Bem Estar

Top cropped: como fazer

Bem Estar

Como Remover Manchas de Roupas

Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2017 (mais de 100 fotos incríveis)

Bem Estar

Saiba quais são os tipos de autismo

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *