Menu

Saúde

Atualizado em 3 de agosto de 2012, às 9:18 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Farinha de berinjela para emagrecer, dicas

Saiba mais sobre os benefícios da farinha de berinjela para o emagrecimento e veja algumas dicas de como prepará-la em casa.

Na luta contra a balança, as mulheres que desejam perder alguns quilinhos acabam tentando de tudo. Porém, o método para o emagrecimento pode estar mais próximo do que se imagina, nas feiras. A farinha de berinjela auxilia na perda de peso e, o mais importante, com saúde. Saiba mais sobre o assunto.

497095 A berinjela é um alimento nutritivo que pode ser facilmente encontrado em supermercados e feiras Farinha de berinjela para emagrecer, dicas A berinjela é um alimento nutritivo que pode ser facilmente encontrado em supermercados e feiras (Foto: divulgação)

A berinjela

A berinjela é um alimento muito nutritivo que pode ser encontrado com facilidade nas feiras e supermercados. Trata-se de uma excelente aliada para quem deseja perder peso, quando consumida em forma de farinha.

Ela é rica em sais minerais, como o ferro, fósforo, cálcio e também vitamina B5. Pode ser utilizada no preparo de vários pratos diferentes, porém a chave para o segredo está na farinha de berinjela.

Leia também como preparar o suco de berinjela para baixar o colesterol 

Os benefícios da farinha de berinjela para emagrecer

1. Diminui a gordura da barriga: a farinha de berinjela, quando combinada com uma dieta de baixa caloria, auxilia na queima da gordura corporal, principalmente na parede abdominal;

2. Auxilia no emagrecimento: a niacina, substância presente na berinjela, atua nos processos metabólicos do organismo, responsáveis pelo emagrecimento;

3. Bom funcionamento intestinal: por ser constituída de fibras que não são absorvidas pelo organismo, a farinha de berinjela promove o aumento do bolo fecal, regulando o intestino. É importante que esse consumo seja associado ao aumento da ingestão de água;

4. Promove saciedade: as fibras presentes na farinha de berinjela absorvem a água e aumentam de tamanho, fazendo com que o organismo se sinta saciado por bastante tempo;

5. Reduz o colesterol (LDL): com o bom funcionamento intestinal, os sais biliares não são retidos pelo organismo. Para reconstituí-los, o corpo usa o colesterol LDL e dessa forma diminui a concentração do mesmo.

497095 A farinha de berinjela auxilia no emagrecimento Farinha de berinjela para emagrecer, dicas A farinha de berinjela auxilia no emagrecimento (Foto: divulgação)

Dicas de como preparar a farinha de berinjela em casa

  • Reserve 1 kg de berinjelas fatiadas com casca;
  • Coloque as fatias em uma forma;
  • Leve ao forno a uma temperatura de 200 º C e deixe assar até que fique crocante e ressecada;
  • Depois de retirada do forno, triture a berinjela no liquidificador até que vire pó;
  • A farinha de berinjela fica semelhante a de mandioca. Ela dever ser guardada em um pote vedado em local arejado e ao abrigo de luz.
  • Ela pode ser guardada por até um ano.

    497095 A farinha de berinjera além de auxiliar no emagrecimento também reduz os níveis de colesterol ruim Farinha de berinjela para emagrecer, dicas A farinha de berinjera, além de auxiliar no emagrecimento também reduz os níveis de colesterol ruim (Foto: divulgação)

Veja também receita light de berinjela 

A farinha de berinjela é rica em fibras e nutrientes que ajudam no bom funcionamento o organismo. Quando associada a alimentação saudável, ela auxilia na emagrecimento e reduz os níveis de colesterol ruim. O ideal é consumir em torno de 3 a 4 colheres de sopa por dia, associado aos demais alimentos saudáveis.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.