Menu
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Famosos que tem dislexia: fotos

A dislexia é um problema que causa dificuldades no aprendizado da leitura e da escrita. Mesmo com esse distúrbio, muitas pessoas conseguiram ficar famosas e se destacar em diversas áreas. Conheça algumas delas.

Famosos com transtorno bipolar: fotos

[15/08/2012]

Mulheres que fizeram história: fotos

[17/08/2012]

Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem que aparece principalmente na leitura, escrita e soletração, juntas ou separadas, identificadas nas salas de aula, situações que podem acabar causando alguns atrasos na alfabetização das crianças que sofrem com ela.

Tom Cruise (Foto: Divulgação)

As pessoas disléxicas, geralmente têm grande dificuldade na associação do som à letra e também costumam trocar uma letra por outra, formando palavras diferentes ou mesmo na ordem inversa, além de causar confusão entre direita e esquerda, no sentido espacial, o que frequentemente faz com que a dislexia seja confundida com déficit de atenção ou hiperatividade.

No entanto, de acordo com estudos científicos, a dislexia ocorre devido a um problema visual, envolvendo o processamento da escrita no cérebro, cujo surgimento pode estar ligado a origens genéticas.

Bipolaridade: Famosos com transtorno bipolar: Fotos

Apesar de não haver cura para a dislexia, sendo uma condição que se manifesta durante toda a vida, o problema não impede que milhares de pessoas tenham sucesso na vida, convivendo com a dislexia e contando com o uso de medicamentos e técnicas diferenciadas de aprendizado para minimizar a defasagem de aprendizagem.

Famosos e disléxicos

Whoopi Goldberg (Foto: Divulgação)

Conforme alguns cientistas, os disléxicos têm o lado direito do cérebro, responsável pelas emoções, artes e imaginação, mais desenvolvido que o esquerdo, que fica com a lógica, racionalidade, números e matemática.

Dificuldade em se alimentar: Famosas que sofreram distúrbios alimentares

Dessa forma, eles possuem maior facilidade para atividades ligadas à criatividade e são mais propensos a adquirir um caráter empreendedor, o que pode explicar, pelo menos em parte, o grande número de famosos que têm dislexia, principalmente no mundo da televisão, do cinema, da música, da literatura, da política e da ciência.

Entre eles, não podemos deixar de citar Albert Einstein, que tinha sérias dificuldades para assimilar algumas matérias na escola; Whoopi Goldberg, que teve um difícil e lento processo de alfabetização; Orlando Bloom, que afirma ter dificuldades para estudar os textos e decorá-los; Cindy Lauper, que chegou até a abandonar a escola; e Tom Cruise, que passou por 15 escolas em 12 anos.

Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL