Menu

Fotos & Vídeos

Atualizado em 31 de agosto de 2012, às 5:40 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Famosos que sofreram com Alzheimer: Fotos

Saiba mais sobre a doença de Alzheimer e veja fotos de famosos que sofreram com esse problema.

Bolo rendado de casamento: fotos

[30/08/2012]

Casa da árvore: fotos

[31/08/2012]

A doença de Alzheimer é incurável e gera graves transtornos às vítimas. Atualmente estima-se de cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 são portadoras do mal de Alzheimer em todo o mundo. Alguns famosos também foram vítimas dessa doença. Conheça os famosos que sofreram com Alzheimer.

508780 O ex presidente Ronal Reagan é um dos famosos que sofreu Alzheimer Fotodivulgação. Famosos que sofreram com Alzheimer: Fotos O ex-presidente Ronal Reagan é um dos famosos que sofreram de Alzheimer (Foto: divulgação).

O que é Alzheimer

A doença ou mal de Alzheimer causa degeneração cerebral, ou seja, produz atrofia progressiva. Ela tem início frequentemente após os 60 anos de idade, produzindo perda das habilidades de raciocinar, pensar, memorizar, afetando também a linguagem e causando alterações de comportamento.

Esse grave problema de saúde foi descrito pela primeira vez em 1906 pelo médico neurologista Alois Azheimer. Nessa época, o diagnóstico era muito mais difícil.

Causas da doença de Alzheimer

As causas da doença de Alzheimer ainda não são conhecidas, porém sabe-se que ela está relacionada com alterações nas terminações nervosas e nas células cerebrais de funções cognitivas. Alguns estudos dizem que alguns fatores podem ajudar no desenvolvimento da doença:

  • Diminuição de substâncias pelas quais são transmitidos os impulsos nervosos (como a acetilcolina e noradrenalina);
  • Exposição ou intoxicação por manganês ou alumínio;
  • Infecções cerebrais e da medula espinhal;
  • Predisposição genética (não necessariamente hereditária).
    508780 Juliana “Rainha da Holanda” sofreu Alzheimer Fotodivulgação. Famosos que sofreram com Alzheimer: Fotos Juliana “Rainha da Holanda” sofreu com Alzheimer (Foto: divulgação).

Veja quais os cuidados devem ser tomados com quem sofre Alzheimer 

Fotos de famosos que sofreram Alzheimer

1. Ronald Reagan: o famoso foi presidente dos Estados Unidos e obteve os maiores índices de aprovação popular no século XX. No ano de 1994, publicou em carta que a nação que sofria de Alzheimer.  O presidente faleceu 10 anos depois aos 93 anos de idade.

2. Charlton Heston: o ator norte-americano muito conhecido no cinema por seus papéis heróicos de superproduções de Hollywood também foi vítima da doença de Alzheimer.  Dentre suas atuações mais conhecidas está Moisés do filme “Os dez mandamentos” e também o filme “Bem-hur”. O ator faleceu no ano de 2008 aos 84 anos, depois de sofrer 6 anos com Alzheimer.

3. Rita Hayworth: a atriz norte-americana foi um grande mito do cinema. Foi considerada por muitos a mulher mais bonita do cinema. A atriz faleceu em Nova York aos 69 anos, vítima de mal de Alzheimer do qual sofria desde anos 60.

4. William Hanna: o caricaturista muito famoso criador dos personagens como “Tom e Jerry” sofreu com Alzheimer durante seus últimos anos de vida.

5. Juliana “Rainha da Holanda”: durante a década dos anos 90, a rainha da Holanda conviveu com a doença de Alzheimer. Apesar de a família esconder o problema, a rainha apareceu em público falando sobre a doença.

6. Peter Falk: o carismático ator que alcançou a fama em meados da década de 60 por sua interpretação como detetive Colombo, lutou durante vários anos contra a doença de alzheimer.

7. Norman Rockwell: o famoso pintor e publicitário norteamericano também sofreu do mal de alzheimer. Ele trabalhou com marcas importantes como McDonalds, Coca-cola e outras. Viveu seus últimos anos sem saber quem era.

Leia também ômega 3 para prevenir Alzheimer 

A doença de Alzheimer causa degeneração cerebral progressiva, fazendo com que o indivíduo sofra problemas como diminuição da habilidades de memória, raciocínio, fala e outras. É importante ressaltar que essa doença não tem cura, mas que quando diagnosticada precocemente pode ser tratada, evitando assim sua evolução.