Menu

Saúde

Atualizado em 7 de junho de 2013, às 8:15 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Falta de vitamina D: sintomas

A vitamina D é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Veja quais são os sintomas da falta de vitamina D.

Segundo pesquisas recentes publicadas nos Estados Unidos, cerca de 10% da população dos países desenvolvidos ou em desenvolvimento apresenta deficiência de vitamina D. Saiba mais sobre o assunto e confira os sintomas de falta de vitamina D.

629669 A vitamina D é essencial para o organismo. Foto divulgação Falta de vitamina D: sintomas A vitamina D é essencial para o organismo. (Foto: divulgação)

Vitamina D

A vitamina D protege o fluxo sanguíneo e limpa o organismo contra toxinas, inclusive as proteínas amiloides associadas à doença de Alzheimer, levando a um melhor funcionamento do organismo em geral. A maioria das pessoas que sofrem com deficiência de vitamina D  apenas irão apresentar sintomas na fase adulta, sobretudo na terceira idade.

Por isso, é preciso tomar cuidado com a falta desse nutriente vital para nosso corpo, que é muito importante desde a juventude. Um exame bem simples é de sangue que detecta os níveis de vitamina D e deve ser solicitado pelo médico na presença de sinais e sintomas de carência desse nutriente.

Sintomas da falta de vitamina D

As queixas mais frequentes são dores ósseas na coluna lombar, quadril, pernas, dor e fraqueza muscular nos braços. Além disso, existe um risco aumentado de osteoporose. Grandes partes dos pacientes se queixam também de fraqueza e desânimo.

Outros sintomas frequentes como dor crônica, ossos fracos, infecções frequentes, má qualidade de sono, depressão e baixa imunidade. É preciso ficar atento para os sinais e sintomas.

629669 A exposição solar é importante para absorção de vitamina D. Foto divulgação Falta de vitamina D: sintomas A exposição solar é importante para absorção de vitamina D. (Foto: divulgação)

Fatores de risco ligados a falta de vitamina D

  • Idade igual ou superior a 65 anos
  • Pouca exposição solar
  • Pele negra
  • Obesidade
  • Falta de atividade física
  • Uso de medicamentos (anticonvulsivantes e corticoides)

Suplementação com vitamina D

Ao ter certeza de que esta consumindo as quantidades certas de vitamina, recomendada para cada faixa etária, você estará prevenindo futuros problemas como quedas, fraturas, osteoporose e doenças cardiovasculares.

Além disso, é possível ter uma melhora na capacidade física e diminuir as chances de apresentar problemas cognitivos na terceira idade, ainda prevenir o câncer de cólon e sintomas depressivos.

629669 Aposte em uma alimentação rica em vitamina D. Foto divulgação Falta de vitamina D: sintomas Aposte em uma alimentação rica em vitamina D. (Foto: divulgação)

A falta de vitamina D no organismo pode gerar sérios problemas de saúde, por isso é muito importante ter cuidados redobrados com a alimentação rica nesse nutriente. Existem vários alimentos ricos em vitamina D que devem ser inseridos na deita.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.