Bem Estar

Falta de vitamina D: sintomas

Segundo pesquisas recentes publicadas nos Estados Unidos, cerca de 10% da população dos países desenvolvidos ou em desenvolvimento apresenta deficiência de vitamina D. Saiba mais sobre o assunto e confira os sintomas de falta de vitamina D.

A vitamina D é essencial para o organismo. (Foto: divulgação)

Vitamina D

A vitamina D protege o fluxo sanguíneo e limpa o organismo contra toxinas, inclusive as proteínas amiloides associadas à doença de Alzheimer, levando a um melhor funcionamento do organismo em geral. A maioria das pessoas que sofrem com deficiência de vitamina D  apenas irão apresentar sintomas na fase adulta, sobretudo na terceira idade.

Por isso, é preciso tomar cuidado com a falta desse nutriente vital para nosso corpo, que é muito importante desde a juventude. Um exame bem simples é de sangue que detecta os níveis de vitamina D e deve ser solicitado pelo médico na presença de sinais e sintomas de carência desse nutriente.

Sintomas da falta de vitamina D

As queixas mais frequentes são dores ósseas na coluna lombar, quadril, pernas, dor e fraqueza muscular nos braços. Além disso, existe um risco aumentado de osteoporose. Grandes partes dos pacientes se queixam também de fraqueza e desânimo.

Outros sintomas frequentes como dor crônica, ossos fracos, infecções frequentes, má qualidade de sono, depressão e baixa imunidade. É preciso ficar atento para os sinais e sintomas.

A exposição solar é importante para absorção de vitamina D. (Foto: divulgação)

Fatores de risco ligados a falta de vitamina D

  • Idade igual ou superior a 65 anos
  • Pouca exposição solar
  • Pele negra
  • Obesidade
  • Falta de atividade física
  • Uso de medicamentos (anticonvulsivantes e corticoides)

Suplementação com vitamina D

Ao ter certeza de que esta consumindo as quantidades certas de vitamina, recomendada para cada faixa etária, você estará prevenindo futuros problemas como quedas, fraturas, osteoporose e doenças cardiovasculares.

Além disso, é possível ter uma melhora na capacidade física e diminuir as chances de apresentar problemas cognitivos na terceira idade, ainda prevenir o câncer de cólon e sintomas depressivos.

Aposte em uma alimentação rica em vitamina D. (Foto: divulgação)

A falta de vitamina D no organismo pode gerar sérios problemas de saúde, por isso é muito importante ter cuidados redobrados com a alimentação rica nesse nutriente. Existem vários alimentos ricos em vitamina D que devem ser inseridos na deita.

Recomendado para você
Bem Estar

Cuidados necessários com as orelhas furadas

Bem Estar

Espelhos Para Salão De Beleza Preços, Onde Comprar

Bem Estar

Tapetes para Sala

Beleza

Perfumes Franceses Mais Famosos – Femininos e Masculinos

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *