Menu
Você está em: MundoDasTribos > Falha de segurança do WhatsApp coloca usuários em risco

O bug, descoberto recentemente, afetou apenas a versão para computador do famoso aplicativo de mensagens, e já foi corrigido.
Por Andre -

Falha de segurança do WhatsApp coloca usuários em risco, podendo ter afetado cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com as informações divulgadas pela empresa de softwares Check Point.

Falha de segurança do WhatsApp coloca usuários em risco (Foto Ilustrativa)

Segundo a companhia, a falha ocorreu somente na versão web do WhatsApp, aquela utilizada no computador, aumentando os riscos de que fossem instalados programas maliciosos no PC, sem que o usuário ficasse sabendo.

Comprado em 2014 pelo Facebook, o famoso aplicativo de mensagens instantâneas conta, atualmente, com mais de 900 milhões de usuários, em todo o planeta, sendo que destes, 200 milhões também usam o WhatsApp para computador.

WhatsApp para computador onde baixar, como instalar e usar

Falha de segurança do WhatsApp coloca usuários em risco

O problema afetou somente a versão web do WhatsApp (Foto Ilustrativa)

Esse mais recente bug do WhatsApp, descoberto pela Check Point, foi causado pela maneira como o aplicativo lida com o compartilhamento de contatos no formato cartão virtual (vCard). Segundo a empresa, a versão web do app não estava filtrando adequadamente os cartões de contatos nesse formato.

Dessa forma, criminosos virtuais poderiam enviar vCards falsos contendo vírus e outros tipos de programas maliciosos escondidos. Ao clicar nesses cartões, achando que se tratava de algo comum, o usuário teria o computador infectado pelas pragas virtuais.

A falha acontecia no envio dos cartões virtuais de contato do app, que poderiam ser alterados por criminosos virtuais (Foto Ilustrativa)

Além de permitir a entrada de vírus no PC, essa falha no WhatsApp web também permitia aos hackers distribuir programas do tipo ransomware, utilizados para “sequestrar” computadores e dispositivos móveis, exigindo das vítimas uma quantia em dinheiro para que o acesso ao sistema seja liberado.

12 coisas sobre o WhatsApp que você precisa saber

Como se proteger do problema

O bug no WhatsApp pode ter atingido 200 milhões de usuários (Foto Ilustrativa)

falha no WhatsApp foi avisada pela Check Point no dia 21 de agosto, e de acordo com a empresa, cerca de uma semana depois os responsáveis pelo app de mensagens lançaram uma atualização para a correção do bug na versão web.

WhatsApp durante o trabalho pode gerar demissão

Se você utiliza o WhatsApp para computador, a melhor forma de se proteger desse problema é atualizar o programa imediatamente, caso ainda não o tenha feito. Além disso, tenha muito cuidado ao receber e abrir vCards.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL