Menu

Empregos

Atualizado em 3 de agosto de 2012, às 7:39 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Falar em público é o maior medo dos jovens em processos seletivos

Falar em público é uma das principais dificuldades do jovem brasileiro na hora de conquistar uma vaga de emprego, estágio ou aprendiz.

O jovem tem lutado por espaço no mercado de trabalho e conquistou bons resultados nos últimos tempos. Entretanto, devido à inexperiência e a falta de autoconfiança, ele sente dificuldades para se submeter aos processos seletivos que oferecem oportunidades para trabalhar em grandes empresas. Entre os principais temores na hora da seleção, está o desafio de falar em público.

496883 Falar em público é o maior medo dos jovens em processos seletivos Falar em público é o maior medo dos jovens em processos seletivosNa hora de realizar processo seletivo, jovem brasileiro teme falar em público. (Foto:Divulgação)

Jovem teme falar ou se apresentar em público

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), um dos maiores medos enfrentados pelos jovens na hora de se submeter a um processo seletivo para emprego é falar em público. Esta dificuldade afeta 34% das pessoas que ainda são inexperientes no mercado de trabalho e buscam espaço para consolidar a carreira.

Para chegar à conclusão de que o jovem tem medo de falar em público, o CIEE realizou um levantamento de dados, através de uma pesquisa online no site oficial. A entidade selecionou as opiniões de 6.683 estudantes, que participaram durante a primeira quinzena de julho.

496883 Falar em público é o maior medo dos jovens em processos seletivos 1 Falar em público é o maior medo dos jovens em processos seletivosEncarar uma plateia é um grande desafio para o jovem inexperiente, nervoso e sem segurança. (Foto:Divulgação)

Dos jovens que responderam a enquete do CIEE, a maioria teme falar em público (34%). Eles também demonstraram outros receios ao passar pela triagem de candidatos, como as atividades de redação e interpretação de textos (27%). O processo seletivo parece complicado para alguns quando o assunto é domínio da gramática (20%), enquanto outros enfrentam problemas para expressar ideias (19%).

Os estudantes responderam a pesquisa com base nos medos enfrentados para realizar os processos seletivos para vagas de estágio, aprendizagem e emprego.

Como superar o medo de falar em público?

Embora algumas pessoas enfrentem o medo ‘crônico’ de falar em público, existem meios de superar esta dificuldade. Com o domínio da oratória, português correto e atitude comunicativa, o jovem com certeza vai conquistar mais oportunidades no mercado de trabalho, além de contar com chances de crescer na carreira.

496883 Falar em público é o maior medo dos jovens em processos seletivos 2 Falar em público é o maior medo dos jovens em processos seletivosHabilidade para falar em público se conquista com muito treino. (Foto:Divulgação)

Confira dicas para superar o medo de falar em público:

- Antes de fazer qualquer pronunciamento em público, é necessário dominar o assunto para não cometer erros. O jovem deve se preparar para falar, estudar o seu discurso e considerar possíveis perguntas dos seus ouvintes;

- Faça um Curso de oratória do Senac e aprenda técnicas para falar em público;

- Para ter um bom desempenho hora de se apresentar, o treino é fundamental. Por isso, vale a pena fazer alguns exercícios, como falar sozinho de frente para o espelho ou gravar o ensaio da sua apresentação. Estas atividades permitem identificar erros como postura e vícios de linguagem;

- Durante a apresentação, é recomendado se comportar de maneira natural e espontânea;

- Tenha um roteiro de apoio em mãos, assim é possível superar qualquer episódio de ‘branco’;

- Um aspecto importante para falar em público é conhecer o perfil dos ouvintes, sobretudo o nível intelectual;

- Conter o nervosismo e trabalhar a autoconfiança são fatores essenciais para um bom desempenho.

Veja outras dicas para falar em público no trabalho.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.