Faixas do judô: cores, quais são

PUBLICIDADE

O Judô é um esporte que está incluso entre as artes marciais, ganhando cada vez mais um maior número de adeptos. Seu fundador foi Jigoro Kano, que inicialmente calcou a prática no fortalecimento do físico, da mente e do espírito, de forma que posteriormente alavancou uma série de golpes voltados à defesa pessoal.

Por isso, para você que deseja saber mais, veja a seguir o que é e quais são as faixas do Judô em suas respectivas graduações:

Entenda mais sobre esta arte e seus variados graus (Foto: Divulgação)

Conheça mais o Judô

A origem do Judô remonta à história do próprio Jiu-Jitsu, se tratando de uma modificação na estrutura do esporte e tornando-se posteriormente uma modalidade de arte marcial. Seu fundador, Jigoro Kano, se utilizava da compreensão das leis da física para desenvolver os golpes dessa disciplina, colocando ênfase aos princípios da dinâmica, como ação e reação e outros conceitos científicos, onde era possível calcular o movimento das ações e assim aprimorar a estrutura de cada golpe, visando um melhor desempenho nas lutas.

PUBLICIDADE
O Judô é uma arte marcial baseada nas leis da física (Foto: Divulgação)

Assim como no Caratê e em diversas outras artes marciais, o Judô prima pela neutralização do golpe do adversário, para que o melhor aproveitamento da energia seja possível com o menor esforço empregado.

Quais são as faixas do Judô

O sistema de graduação no Judô segue os três princípios fundamentais desta arte marcial, que são:

1)  O princípio da máxima eficiência com o mínimo de esforço, capaz de fazer o praticante utilizar as leis da física a favor da praticidade e do bom desempenho;

2) O princípio da prosperidade e dos benefícios mútuos, que asseguram uma relação de proximidade com o adversário de forma que ele, na verdade, está auxiliando o praticante na superação de suas próprias barreiras;

PUBLICIDADE

3) O princípio da suavidade, ou seja, o melhor uso de energia e da escolha dos movimentos, de acordo com a condição física dos componentes da luta.

Para o avanço de grau é necessário que o guerreiro siga rigorosamente os princípios do Judô (Foto: Divulgação)

Mesmo sendo uma ramificação, o Judô possui um sistema um pouco diferente em comparação com as faixas do Jiu-Jitsu. O praticante inicia no branco, que simboliza a começo e a pureza. Em seguida passa pela cor cinza, adentrando na azul, amarela e laranja na sequência, cores que demonstram um maior domínio da arte. O verde, cor que procede, denota o equilíbrio de um lutador mais maduro, que usará a filosofia adquirida para tornar-se uma pessoa mais responsável.  Depois vem as faixas roxa e marrom, que antecedem a preta.

PUBLICIDADE

Após passar pelos diferentes níveis da faixa preta de Judô, o praticante poderá adentrar na vermelha, que é o ponto de mestre desta modalidade esportiva. Porém, essa etapa leva alguns anos e depende do nível de domínio que o praticante consegue alcançar sobre si mesmo, de forma que o aprendizado adquirido se torna útil para toda a vida do interessado.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.