Menu

Faculdades

Atualizado em 16 de dezembro de 2010, às 21:45 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Faculdades A Distância Reconhecidas Pelo MEC

faculdades a distância reconhecidas pelo mec1 Faculdades A Distância Reconhecidas Pelo MEC

Fazer uma faculdade é algo quase que fundamental para ter sucesso na carreira. Um curso superior habilita uma pessoa a desempenhar uma determinada profissão no mercado de trabalho, ao passo que ela domina os conhecimentos básicos de sua área. No Brasil, ainda é pequena a parcela da população que passa por uma faculdade, menos de 10%.

Nem todo mundo dispõem de tempo para freqüentar um curso de graduação presencial, por isso a Educação à Distância tem feito tanto sucesso entre os brasileiros. As universidades, públicas e privadas, estão aos poucos se adaptando ao novo modelo de formação e se empenhando para não comprometer a qualidade de alguns cursos.

O sistema EAD corresponde a uma das mais avançadas formas de aprendizado, onde os alunos participam de cursos totalmente à distância ou semipresenciais. Para que o conteúdo seja transmitido, as faculdades contam com materiais didáticos avançados, tais como apostilas, ambiente virtual, DVDs e vídeoaulas.

As faculdades a distância reconhecidas pelo MEC são aquelas que possuem os cursos aprovados pelos critérios do Ministério da Educação. O sistema EAD com qualidade comprovada torna a formação dos alunos mais reconhecida no mercado de trabalho e aumenta as oportunidades de emprego.

Todas as regiões do país possuem faculdades EAD, de modo que essa demanda tem beneficiado o acesso ao nível superior até mesmo nos lugares mais remotos do país. No Nordeste, os pólos presenciais estão distribuídos entre cidades interioranas e garantem principalmente a formação de professores.

As instituições públicas de ensino superior são parceira da UAB, o que possibilita a criação de cursos EAD reconhecidos pelo MEC. Com formato semipresencial, a graduação pela Universidade Aberta do Brasil conta com a moderna infraestrutura dos pólos de apoio e com o rico conteúdo do material didático.

Ao longo dos cursos de bacharelado ou licenciatura, os alunos passam por exames e esclarecem possíveis dúvidas com os tutores da UAB. Entre as universidades públicas que promovem cursos EAD credenciados, destacam-se: UFRPE, UFRN, UFCE, UFSC, UFMG, UFRJ, UFBA, UFGO, UFMT e UnB.

As faculdades particulares também oferecem a graduação à distância credenciada pelo MEC. Os cursos possuem curta duração e são voltados para as abordagens mais teóricas. Nomes como Anhembi Morumbi, Estácio de Sá, Anhanguera, PUC, São Camilo, UNIP, Metodista e COC são reconhecidos nacionalmente pela qualidade do ensino superior EAD.