Menu

Cursos a Distância

Atualizado em 26 de janeiro de 2010, às 16:27 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Faculdade EAD Gratuita – Cursos a Distância

faculdade ead gratuita cursos a distância Faculdade EAD Gratuita   Cursos a Distância

Aprender através de um sistema moderno e avançado de ensino, é isso que os alunos dos cursos a distância conquistam ao longo da formação. Muitas instituições, públicas e particulares, estão investindo em cursos de graduação EAD, sem que isso interfira na qualidade das aulas.

A faculdade EAD gratuita deixou de ser uma fantasia futurista, afinal, as instituições públicas estão recebendo incentivo do Governo para conseguir promover cursos a distância abrangente, focados nos desafios profissionais e inovações da área. Apesar dos cursos superiores a distância dependerem muito da autoaprendizagem e do material didático, é importante que encontros sejam agendados nos pólos de apoio em função do esclarecimento de dúvidas.

Faculdades EAD Gratuitas: UNIVESP e UAB

Dois nomes se destacam no Brasil com a oferta de graduação a distância, são eles UNIVESP e UAB. Com uma consistente metodologia didático-pedagógica, ambas as universidades recebem alunos de todas as partes do país e montam as turmas a cada semestre de acordo com a classificação do processo seletivo.

A UAB (Universidade Aberta do Brasil) é um programa que credenciado pelo MEC que reúne instituições públicas de ensino de todo país para a promoção de cursos superiores EAD. O foco da universidade tem sido a formação de professores (licenciatura), mas cursos de outros formatos também são oferecidos, como bacharelado e tecnólogo. Os cursos gratuitos à distância UAB constituem um projeto acadêmico de primeiro nível.

No site da UAB os internautas poderão obter informações detalhadas sobre o programa, conhecer a localização dos pólos de apoio e conferir a lista de cursos disponíveis. Acesse o Portal UAB agora mesmo e se surpreenda com o sistema avançado dessa plataforma.

As pessoas que vivem no estado de São Paulo podem aproveitar a oferta de cursos da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). O programa visa a expansão do Ensino Superior através da parceria de três faculdades paulistas: Unesp, USP e Unicamp. Os cursos Univesp EAD são: Graduação em Pedagogia, Tecnologia em Processos Gerenciais, Ead 31 300x239 Faculdade EAD Gratuita   Cursos a DistânciaEspecialização em Filosofia, Inglês Básico e Espanhol Básico. A Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo acredita que novos cursos serão inclusos no sistema EAD nos próximos anos. Acesse o site UNIVESP para mais informações.

Faculdade grátis pela internet

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população com dificuldade de acesso à formação universitária, através da educação à distância. Criado oficialmente em 2006, os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação no programa, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica, mas o público, em geral, é atendido. Mais sobre a UAB.

Faculdade gratuita: Como participar

O processo de seleção segue o modelo tradicional dos cursos de graduação presenciais, com aplicação de prova de vestibular. A única exigência é de que os candidatos tenham concluído o ensino médio.

A realização das provas fica a critério das instituições públicas de ensino superior. Os interessados deverão procurar as informações diretamente no pólo ou na instituição de interesse e verificar com os mesmos quando e como será o processo seletivo. Informações sobre os cursos ofertados podem ser encontradas aqui. No menu abaixo, há informações sobre os pólos e outras.

Quem pode participar de universidade gratuita via internet ou presencial EAD 260x300 Faculdade EAD Gratuita   Cursos a Distância

Há duas modalidades de ingresso: pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e pela candidatura às vagas destinadas à demanda social.

No primeiro caso, o candidato, necessariamente professor da educação básica das redes públicas estadual ou municipal, deve preencher os dados constantes da Plataforma Freire, candidatar-se a um curso determinado e ser aprovado em processo seletivo específico. Apenas os cursos de licenciatura e de especialização para professores são ofertados nessa modalidade de ingresso.

O acesso aos cursos ofertados para a demanda social são abertos a qualquer candidato que atenda aos pré-requisitos do curso e tenha sido aprovado em processo seletivo organizado pela instituição de ensino ofertante. Todos os cursos do sistema UAB podem ter vagas ofertadas nessa modalidade de ingresso.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.