Menu

Faculdades

Atualizado em 18 de abril de 2011, às 18:50 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Faculdade de Saúde Publica

saude1 Faculdade de Saúde Publica
Uma definição que deixa muito bem claro sobre o que é Saúde Publica ou Coletiva é a do Winslow, Charles-Edward Amory nos EUA, no ano de 1920:

“A arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade. Abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, a educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde”.

O curso superior de saúde publica ou coletiva faz parte do segmento que chama a atenção para a situação da saúde das populações e, por isso, está intensamente catalogada com as disciplinas que examinam a saúde no modelo de fenômeno coletivo, que é composto por componentes históricos, demográficos, epidemiológicos, sociais, políticos e ambientais.

Seu desempenho é destinado para medidas de prevenção e para a maior divulgação da saúde. As universidades perceberam a importância de um curso de saúde publica e abriram cursos de graduação nesse segmento, alguns já bem tradicionais no Brasil. As universidades enxergaram a necessidade de promover uma formação interdisciplinar adequado para articular os campos da saúde pública. Saiba em que áreas estes profissionais poderão aturar no mercado de trabalho.

O profissional graduado neste curso poderá atuar em exame de situação de saúde; gestão de sistemas e serviços de saúde; vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador; educação em saúde; promoção da saúde, dentre outras atividades.
saude3 300x183 Faculdade de Saúde Publica

A Universidade de São Paulo (USP) aprovou uma graduação em Saúde Pública, com vestibular em 2011 e início do curso em 2012. Com 40 vagas disponíveis, o curso acontecerá no período vespertino, com a duração de oito semestres.

Observando a necessidade destes profissionais no mercado atuante, a USP deu inicio a este curso. Acesse o site na universidade e confira os requisitos para ingressar neste curso.

Para quem não sabe onde fazer graduação em saúde publica, iremos passar o contato de algumas universidades a fim de orientar o leitor na sua escolha.

Universidade Federal da Bahia: Telefone: (71) 3283-7000; site: www.portal.ufba.br
Número de vagas no último processo seletivo: 45
Relação candidato/vaga: 4,56
Duração: 4 anos

Universidade Veiga de Almeida (RJ): Telefone: (21) 2574-8888; Site: www.uva.br
Instituição: privada. Credenciado ao Fies/Credenciado ao ProUni
Número de vagas no último processo seletivo: 120
Duração: 4 anos – Mensalidade: R$ 519,69

Universidade Federal do Paraná: Telefone: (41) 3452-8300/2662/8352; Site: www.ufpr.br
Relação candidato/vaga: 2,53
Número de vagas no último processo seletivo: 30
Duração: 4 anos

Universidade de Brasília: Telefone: (61) 3307-2022; Site: www.unb.br
Número de vagas no último processo seletivo: 40
Relação candidato/vaga: 2,53
Duração: 4 anos

Universidade Federal de Mato Grosso: Telefone (65) 3615-8000; Site: www.ufmt.br
Número de vagas no último processo seletivo: 80
Duração: 4 anos
saude2 Faculdade de Saúde Publica

Agora que você já sabe onde encontrar faculdade de saúde publica, verifique a mais próxima de você e analise a grade curricular de cada universidade. Certamente haverá uma faculdade que corresponda ao curso de Saúde Publica perto de você.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.