Menu

Faculdades

Atualizado em 18 de abril de 2011, às 18:50 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Faculdade de Saúde Publica

saude1 Faculdade de Saúde Publica
Uma definição que deixa muito bem claro sobre o que é Saúde Publica ou Coletiva é a do Winslow, Charles-Edward Amory nos EUA, no ano de 1920:

“A arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade. Abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, a educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde”.

O curso superior de saúde publica ou coletiva faz parte do segmento que chama a atenção para a situação da saúde das populações e, por isso, está intensamente catalogada com as disciplinas que examinam a saúde no modelo de fenômeno coletivo, que é composto por componentes históricos, demográficos, epidemiológicos, sociais, políticos e ambientais.

Seu desempenho é destinado para medidas de prevenção e para a maior divulgação da saúde. As universidades perceberam a importância de um curso de saúde publica e abriram cursos de graduação nesse segmento, alguns já bem tradicionais no Brasil. As universidades enxergaram a necessidade de promover uma formação interdisciplinar adequado para articular os campos da saúde pública. Saiba em que áreas estes profissionais poderão aturar no mercado de trabalho.

O profissional graduado neste curso poderá atuar em exame de situação de saúde; gestão de sistemas e serviços de saúde; vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador; educação em saúde; promoção da saúde, dentre outras atividades.
saude3 300x183 Faculdade de Saúde Publica

A Universidade de São Paulo (USP) aprovou uma graduação em Saúde Pública, com vestibular em 2011 e início do curso em 2012. Com 40 vagas disponíveis, o curso acontecerá no período vespertino, com a duração de oito semestres.

Observando a necessidade destes profissionais no mercado atuante, a USP deu inicio a este curso. Acesse o site na universidade e confira os requisitos para ingressar neste curso.

Para quem não sabe onde fazer graduação em saúde publica, iremos passar o contato de algumas universidades a fim de orientar o leitor na sua escolha.

Universidade Federal da Bahia: Telefone: (71) 3283-7000; site: www.portal.ufba.br
Número de vagas no último processo seletivo: 45
Relação candidato/vaga: 4,56
Duração: 4 anos

Universidade Veiga de Almeida (RJ): Telefone: (21) 2574-8888; Site: www.uva.br
Instituição: privada. Credenciado ao Fies/Credenciado ao ProUni
Número de vagas no último processo seletivo: 120
Duração: 4 anos – Mensalidade: R$ 519,69

Universidade Federal do Paraná: Telefone: (41) 3452-8300/2662/8352; Site: www.ufpr.br
Relação candidato/vaga: 2,53
Número de vagas no último processo seletivo: 30
Duração: 4 anos

Universidade de Brasília: Telefone: (61) 3307-2022; Site: www.unb.br
Número de vagas no último processo seletivo: 40
Relação candidato/vaga: 2,53
Duração: 4 anos

Universidade Federal de Mato Grosso: Telefone (65) 3615-8000; Site: www.ufmt.br
Número de vagas no último processo seletivo: 80
Duração: 4 anos
saude2 Faculdade de Saúde Publica

Agora que você já sabe onde encontrar faculdade de saúde publica, verifique a mais próxima de você e analise a grade curricular de cada universidade. Certamente haverá uma faculdade que corresponda ao curso de Saúde Publica perto de você.