Menu

Faculdades

Atualizado em 25 de setembro de 2014, às 16:46 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Faculdade de Medicina Veterinária

A graduação de Medicina Veterinária tem duração média de cinco anos e é oferecida em diversas instituições de ensino superior de todo o Brasil.

Ingressar na Faculdade de Medicina Veterinária tem sido a escolha de milhares de universitários em todo o Brasil, interessados em se tornar Médico Veterinário e trabalhar em diferentes setores da área de saúde.

40197 faculdade medicina veterinaria 600x600 Faculdade de Medicina VeterináriaFaculdade de Medicina Veterinária (Foto: Divulgação)

O profissional formado no curso de Medicina Veterinária pode trabalhar com a clínica de animais domésticos, silvestres ou grandes animais; na saúde pública (controle de zoonoses, por exemplo); defesa sanitária; melhoramento genético; desenvolvimento de biotecnologia; e desenvolvimento e produção de medicamentos, entre outras áreas.

Ou seja, o mercado de trabalho para o Veterinário é bastante amplo, com ele podendo atuar em clínicas veterinárias, pet shops, hospitais veterinários, empresas ligadas à produção rural, grandes fazendas, laboratórios, indústria farmacêutica, fábricas de ração, institutos de pesquisa e zoológicos, além de vários outros segmentos.

Faculdade Online SP

Faculdade de Tecnologia SENAI-Cuiabá

Faculdade de Medicina Veterinária

40197 faculdade medicina veterinaria 1 600x600 Faculdade de Medicina VeterináriaO profissional formado em veterinária tem diversos campos de atuação (Foto: Divulgação)

Para se tornar um profissional da área, é necessário fazer o curso superior de Medicina Veterinária, ministrado em diversas universidades e faculdades de todo o Brasil, tanto na rede pública quanto nas instituições privadas.

De maneira geral, o curso de Veterinária tem duração de 10 semestres (cinco anos) e possui o objetivo de formar um bacharel em Medicina Veterinária generalista. O programa da graduação varia de acordo com a escola, mas normalmente inclui, nos primeiros anos, o estudo de disciplinas como anatomia, genética, nutrição, microbiologia e produção animal.

As aulas também costumam incluir conhecimentos das Ciências Humanas, Sociais e Gerenciais, para formar um profissional ainda mais capacitado. Posteriormente, o aluno passa a estudar técnicas clínicas e cirúrgicas e doenças, tendo contato com as aulas práticas, realizadas em laboratórios.

Algumas das faculdades que oferecem o curso de Medicina Veterinária são USP, UFMG, UFMT, PUC, UNESP, UnB, UFG, UFV, UFRGS, UFSM, UEL, UFFRJ e UFBA, que frequentemente são citadas entre as melhores faculdades de Medicina Veterinária do Brasil.

Medicina Veterinária a distância?

40197 faculdade medicina veterinaria 2 600x600 Faculdade de Medicina VeterináriaGeralmente, é preciso estudar, no mínimo, 5 anos para se tornar um médico veterinário (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas querem saber se a Faculdade de Medicina Veterinária também pode ser cursada na modalidade online, assim como diversos outros cursos superiores já podem.

Por enquanto, o curso de Medicina Veterinária a distância não está disponível no Brasil. O que algumas faculdades  oferecem é a possibilidade de cursar online determinadas disciplinas da graduação de Veterinária.

Conteúdo avaliado com média: