Menu

Cursos Gratuitos

Atualizado em 30 de agosto de 2010, às 19:05 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Faculdade De Astronomia No Brasil

faculdade de astronomia no brasil Faculdade De Astronomia No Brasil

Não, ser astrólogo não significa viver com a cabeça na lua. A Astronomia é uma área pouco comentada no mercado de trabalho, mas que desperta o sonho de muitos jovens apaixonados pela imensidão do universo. Apesar de possuir um campus limitado para atuação no Brasil, o astrônomo pode construir uma carreira prazerosa e conquistar a realização profissional.

O astrônomo tem como compromisso o estudo universo a partir de observações, identificando as características dos corpos celestes e os movimentos que os mesmos executam na orbita. A astronomia também assume caráter investigativo para interpretar a evolução do cosmo e o aparecimento de novos objetos no universo.

Além de dominar os conhecimentos sobre física, o astrônomo também precisa compreender as formulas químicas para avaliar a composição dos objetos cósmicos. É fundamental que esse profissional se mantenha atualizado na sua área e conheça os novos equipamentos que estão surgindo para melhorar o trabalho de observação do espaço. A tecnologia é um fator que tem melhorado, em muito, o trabalho dos astrólogos.

Algumas universidades no Brasil estão promovendo o curso de graduação em astronomia com o objetivo de preparar os profissionais para os desafios dessa área tão restrita e ao mesmo tempo tão fascinante. Instituições públicas já estão apostando nessa nova idéia de formação.

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) promove o curso superior de astronomia e conta com um moderno observatório para a realização de pesquisas. Todas as atividades acadêmicas são desenvolvidas no OV (Observatório do Valongo) e após o bacharelado, os alunos podem apostar numa pós-graduação na UFRJ para aprofundar os conhecimentos na área. O curso é gratuito e seu ingresso acontece por meio de vestibular.

Em São Paulo, o curso gratuito de astronomia USP faz um grande sucesso entre os estudantes interessados em explorar as maravilhas do espaço. Essa formação começou a ser promovida no estado em 2009 em quatro campus da universidade. Entre as disciplinas que constituem a grade curricular, aparecem disciplinas como matemática, física e química. A pesquisa científica é uma atividade levada a sério pelo curso, com vista nas necessidades atuais do mercado.

A faculdade de astronomia no Brasil é oferecida por apenas duas instituições no país, são elas UFRJ e USP. Grandes astrólogos brasileiros já foram formados, mas o mercado de trabalho ainda é bastante restrito. Após a graduação, os profissionais podem trabalhar em institutos de pesquisa. Outra alternativa de interessante é passar pelo curso bacharel em física e depois optar pela astronomia como especialização.

Conteúdo avaliado com média: