Menu

Cursos a Distância

Atualizado em 18 de setembro de 2014, às 10:17 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Faculdade de Arquitetura a Distância

A Faculdade de Arquitetura a Distância é um mito ou verdade? Leia a matéria e esclareça suas dúvidas.

Faculdade de Arquitetura a Distância existe? – Esta é uma dúvida comum entre aqueles que sonham com a profissão de arquiteto. Por mais que o ensino à distância tenha se aperfeiçoado nos últimos anos, incorporando o que há de mais moderno em matéria de tecnologia da informação e comunicação, ele ainda não tem condições para formar arquitetos.

38474 Faculdade de Arquitetura a Distância 2 Faculdade de Arquitetura a DistânciaFaculdade de Arquitetura a Distância. (Foto: Divulgação)

O curso de Arquitetura, que pertence à área de construção civil, tem duração média de 5 anos. Durante este período, os alunos aprendem como trabalhar em espaços edificados, normas de segurança, desenho técnico, entre outros assuntos. Estes conhecimentos são fundamentais para elaborar o planejamento de obras (plantas de casas e edifícios).

Faculdade de Arquitetura a Distância: mito ou verdade?

A Faculdade de Arquitetura a distância ainda não é uma realidade, afinal, os alunos precisam interagir com os professores e participar de atividades práticas para desenvolver habilidades. Depois de concluir o nível superior, pode ser uma boa ideia fazer um curso de pós-graduação à distância, algumas instituições oferecem essa modalidade de estudo através do sistema EAD e os alunos se capacitam com excelência. Também há uma série de cursos online na área de Arquitetura e Urbanismo que podem complementar a formação.

Nenhum curso de graduação em Arquitetura EAD é aprovado pelo MEC, isso fica claro ao realizar uma busca avançada no site do Ministério da Educação. Contudo, algumas instituições de ensino já estão se empenhando para ampliar as possibilidades do ensino à distância.

Alguns cursos, que antes não eram viáveis pelo sistema EAD, já estão sendo oferecidos com a aprovação do MEC, como Engenharia Civil. Instituições como UNIEBE, UNESA e UNIDERP formam engenheiros à distância para trabalhar na área de construção.

38474 Faculdade de Arquitetura a Distância 1 Faculdade de Arquitetura a DistânciaO MEC ainda não reconheceu uma graduação em Arquitetura EAD. (Foto: Divulgação)

Cursos de arquitetura à distância

No site Portal Educação, é possível encontrar vários cursos online relacionados à área de Arquitetura, como Licenciamento ambiental, Tecnologia na Construção Civil, Gestão de Projetos, Arquitetura Sustentável e Desenho Arquitetônico. Os preços são acessíveis e a formação se dá 100% online.

Veja também: Faculdade de Arquitetura Mais Barata

Onde estudar Arquitetura?

Se você está disposto a fazer um curso de Arquitetura e Urbanismo no formato presencial, então confira algumas instituições que oferecem a graduação:

PUC-Campinas

A PUC- Campinas possui uma das faculdades de arquitetura SP mais reconhecidas do Brasil, onde os estudantes contam com uma infraestrutura moderna para os estudos e avançados centros de pesquisas. Após concluir a graduação, é possível seguir uma linha no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo.

38474 Faculdade de Arquitetura a Distância Faculdade de Arquitetura a DistânciaSe o seu sonho é se tornar arquiteto, faça um curso presencial. (Foto: Divulgação)

Mackenzie

O curso de arquitetura da Mackenzie está entre os melhores do país, contando com um campus estruturado com alta tecnologia e uma grade curricular abrangente. Todos os estudantes deixam a universidade com o emprego praticamente garantido e adquirem reconhecimento no mercado de trabalho.

PUC-RIO

Os cariocas que desejam se tornar grandes arquitetos devem conhecer as faculdades de arquitetura do Rio de Janeiro, principalmente a PUC-RIO, que tem as diretrizes acadêmicas reconhecidas pelo Ministério da Educação.

A Faculdade de Arquitetura a Distância não existe, mas você pode conhecer outras opções de cursos pelo sistema EAD. Acesse http://emec.mec.gov.br/ e pesquise.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.