Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Fachadas De Muros Residenciais

Fachadas De Muros Residenciais

As fachadas de muros residenciais têm sido cada vez mais alvo de investimentos dos proprietários de casas, que querem deixar seus imóveis ainda mais bonitos e chamativos, apostando em fachadas estilosas, bonitas e elegantes. A fachada transmite um pouco da personalidade dos moradores e, claro, é fundamental para a arquitetura e decoração de qualquer projeto. Por isso, separamos algumas fotos e dicas importantes para te ajudar na missão de construir e decorar a sua.

Fachadas de muros residenciais (Foto: Divulgação)

As fachadas de muros residenciais  é a responsável pela primeira impressão que qualquer pessoa terá daquele imóvel. Ou seja, uma fachada feia e descuidada pode levar os outros a pensar que o interior da casa também é assim, enquanto uma fachada bonita e muito bem decorada pode dar a impressão de que o resto do lar segue o mesmo estilo.

Por esse motivo (e também por outros), vale a pena investir na decoração externa da casa, começando justamente pela fachada residencial, que pode aparecer em diferentes estilos, seja em uma versão mais simples, com portão e muro, por exemplo, ou em modelos mais trabalhados, com jardins, vidros, enfeites, cores diferentes e muito mais.

Leia mais informações sobre: Fachadas de casas rústicas: fotos

Fachadas de muros residenciais

As fachas com muro aumentam a segurança e dão um diferencial à casa (Foto: Divulgação)

Como a maioria das nossas cidades apresenta problemas de segurança, pode ser mais interessante optar por uma fachada com muro, que além de dificultar a ação de pessoas mal intencionadas, também ajuda a aumentar a privacidade dos moradores.

Para quem acredita que tal escolha pode dificultar a decoração da fachada, vale lembrar que é possível complementar o muro com vários itens e materiais, criando um estilo bem elegante, moderno e, acima de tudo, seguro.

Vários materiais podem ser usados para criar fachadas com muro decoradas, como placas 3D, madeira, porcelanato, painéis, reboco com frisos e até mesmo detalhes em vidros, entre outros, deixando o visual bem bonito. De maneira geral, é interessante manter, no muro, o mesmo estilo adotado na casa, incluindo cores, revestimentos e design, para obter melhores resultados.

Antes de conhecer os modelos que separamos, que tal saber algumas dicas que podem te orientar na hora de decorar a fachada da sua casa. Antigamente, as pessoas deixavam de lado a beleza dos locais e investiam em manter as contas em dia e também no necessário, no básico como alimentação e saúde.

Depois de anos, a evolução da beleza na arquitetura é vista por diversos cantos, casas, apartamentos e até prédio comerciais. Diversos especialistas da área se aprimoraram e fizeram novos modelos, algo mais ousada e bonito mesmo de olhar. Esse preocupação com a decoração é algo recente e é resultado de muitas mudanças positivas realizadas no Brasil. Nossas preocupações foram ampliadas, pois quem precisa se preocupar em trabalhar apenas para comprar alimento, certamente não vai pensar na arquitetura da casa. Com a evolução econômica do País, o que vemos é algo totalmente contrário e bonito, pois as pessoas estão cuidando mais de si, do local onde moram e trabalho.

O campo da arquitetura e decoração ganhou muito espaço nos últimos anos e prova disso é a presença de polos e grupos na área. Em Santo André, por exemplo, existe o chamado Polo Designer Center, que é um grupo de arquiteto e decoradores que se juntam com diversas empresas, e todos trabalham juntos em prol da beleza, da segurança e do conceito.

Por isso, pense bem na sua fachada, o que você quer transmitir nela? A impressão vai ficar e, se você quiser ajuda de um especialista, certamente vai encontrar. Mas fala um teste e tente você mesmo imaginar como ficaria as cores logo na entrada da sua casa e, claro, pense nos formatos e desenhos. Há inúmeros lugares que podem te ajudar a colocar em prática o sonho de deixar a casa mais bonita, elegante e charmosa.

A seguir, confira algumas fotos de modelos de muros residenciais.

Fachada reforçando a segurança

Esse tipo de fachada ajuda a aumentar a segurança e a privacidade (Foto: Divulgação)

Nessa opção de fachada, a segurança foi o ponto principal, com muros altos e grade quadriculada na garagem. Os tijolos aparentes dão o toque de elegância.

Valorizando a arquitetura da casa

Uma versão bem moderna (Foto: Divulgação)

Essa fachada segue o mesmo estilo adotado no restante da casa, valorizando a sua arquitetura. Portões vazados e detalhes em madeira completam o visual moderno. Casas assim são feitas em outros páis e aqui no Brasil, geralmente, são residências de condomínios fechados.

Reforçando a privacidade

Escondendo a casa dos olhares alheios (Foto: Divulgação)

Nesse caso, a fachada esconde toda a frente da casa, valorizando a privacidade, mas ao invés de um muro sem graça, há um muro cheio de detalhes e que melhora o visual. Projetos parecidos são encontrados em regiões litorâneas, como Santos, por exemplo. Lá, por conta do mormaço, muitos arquitetos investiram em algo mais moderno e até fechado, para justamente proteger alguns ambientes e até o carro.

Combinando as cores

Nesse caso, combinou-se a fachada com o estilo da casa (Foto: Divulgação)

Já essa fechada dá continuidade ao mesmo estilo adotado na casa, seguindo as mesmas formas e cores, fazendo um belo conjunto.

Alternativa para ruas íngremes

Alternativa para as ruas que não são planas (Foto: Divulgação)

Geralmente, o ponto mais íngreme tem o muro mais baixo, mas nesse caso, optou-se pelo contrário. Além disso, o portão da garagem ficou reto, criando uma leve rampa na calçada. Há diversos projetos que pensam em como aproveitar as fachadas em ruas assim.

Combinando vários elementos

Cheia de detalhes modernos (Foto: Divulgação)

Painéis com pedras filetadas no muro e a iluminação pontual destacam o paisagismo, sem falar no portão, que é metade vidro e metade grade.

Portão com frisos

Essa fachada traz um item que tem sido muito procurado, o portão com frisos, que dá mais privacidade à garagem ao mesmo tempo em que aumenta a elegância.

Leia mais informações sobre: Fachadas de casas bonitas e pequenas

Outros modelos

Na galeria de imagens a seguir, você confere mais fotos de fachadas com muros residenciais para se inspirar.

E no vídeo abaixo, veja como foi construída uma fachada simples e bonita, que deu outra cara para a residência. Quer saber mais sobre dicas de arquitetura e decoração? Nós elaboramos diversos artigos sobre esses e outros assuntos. Aliás, você pode compartilhar e sempre comentar o que achou do artigo, o que gostaria de ver aqui. Afinal, aqui é o mundo de todas as tribos!

Recomendado para você
Bem Estar

Jardins para casas pequenas: dicas

Bem Estar

Tinta térmica: como funciona, vantagens

Bem Estar

Ervas abortivas: perigos

Bem Estar

Sinais que indicam traição

Comentários
  1. yara disse:

    nossaaaaa que lindas fachadas hem??kk
    pireiiiiiiiii 😉

  2. fatinha disse:

    Que ideia maravilhosa!

  3. Marcos disse:

    como imprimir a fachada 10

  4. Gilson Cruz disse:

    Prezados,

    Quando tiverem fachadas lindas em dois pavimentos me enviem, pois curto isso demais!

  5. Rosangela castro disse:

    Muito lindas estou em duvida entre 2 e 13 gostaria de ter ajuda,pois a 6 meses estou com dois arquiteto e um engenheiro e não consegui me decidir,é certo que e uma reforma e gostaria de aproveitar o que já existe,se é que é possivel.

  6. washington disse:

    muito bom

  7. jeane alves disse:

    lidos mas procuro um mas simples bem bonito…..jeane

  8. Gonçalina Macêdo disse:

    Cada fachada mais linda que a outra

  9. airton disse:

    essas fachadas sao lindas…………..

  10. Archiel p costa disse:

    vcs estão de parabezzzzz.

  11. janaina disse:

    Oi pessoal!gostei muito da opção de fachada da primeira casa (casa 1)gostaria de saber que tipo de revestimento foi usada no muro parece pedra.Estou procurando um modelo de fachada para minha casa e gostaria de saber um pouco mais sobre esse muto da casa 1 e se vcs tem uma sugestão de ceramica externa para colocar em muro ou isso não fica legal .

  12. Marcos Augusto Figueiredo de Oliveira Vieira dos Santos Paraopeba MG disse:

    Otimos modelos de fachadas

  13. luciana disse:

    Bom dia! Gostei de todas mt bom gosto de vcs mas, a casa 1 eu gostei mais, gostaria de saber qual a cor dos portões e do muro, vcs podem me ajudar.bjus!!!
    obrigado
    Lu

  14. raimundo nonato p gomes disse:

    muito lindos os muros e portoóes gostaria q mimostrase almas fotos q eu podese desenha aq

  15. Arone Canda disse:

    que lindo, godtei muito, esta lindo mais que lindo.

  16. erasmo felizardo lima disse:

    achei perfeito os modelos aqui expostos.
    abs

    erasmo

  17. dulcinea henrique miranda disse:

    achei lindo o que tem a numeração 110 no portão gostaria se possível que enviassem fotos para meu e-mail, obrigada.

  18. Priscila disse:

    boa tarde!
    Minha casa tem cobertura de ferro,ainda não vi nenhum tipo de facada aqui que tenha este tipo de cobertura,grata

  19. miguel disse:

    eu queria saber se e posivel vc me eviar a planta do muro 10 21 e a metrage do portao por favor desde ja obrigado

  20. Margus disse:

    Bom Dia,
    Gostei da fachada 01 e 10. Tem como enviar mais fotos. Minha casa é 12×30.

  21. silvia maria santana dos santos disse:

    Amei as fachadas, que vcs mostram, que Deus abençoie!
    Sou uma pessoa triste porque o pedreiro que contratei há 12 anos atrás fez, minha casa toda mau feita, que até hoje me causa aboirecimentos.
    Se eu tivesse dinheiro já teria demolido e feito outra.

  22. Fabiana Fidalgo disse:

    Qual é a cor da fachada da foto 06/21

  23. Ronilson disse:

    COMO FAÇO FRISO NO MURO COMO NA FOTO DO PORTAO COM FRISO?

  24. joao baptista da costa silva disse:

    Nossa,cada muro lindo!!! quero que vcs façam uma fachada para mim….vou manda uma foto e quero que vcs façam uma fachada bem legal pra mim,ok?

  25. silvna alves disse:

    lindas fachadas parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *