Search

Fachadas de casas antigas

A casa antiga é caracterizada por uma fachada clássica, ou seja, com arquitetura de outra época.
Google plus

A fachada é responsável por causar a primeira impressão sobre a casa. Se ela se encontra deteriorada ou inacabada, sugere que a decoração interna também segue a mesma linha. Para favorecer o bem-estar e causar admiração, a fachada precisa ser conservada e planejada de forma charmosa.

Casa acolhedora com estilo europeu. (Foto:Divulgação)

Quem mora numa casa antiga costuma sentir dificuldades para transformar totalmente a fachada. A melhor maneira de deixar a frente da casa mais bonita é preservar os detalhes arquitetônicos originais na reforma. Muitas vezes uma arquitetura antiga é mais bonita e sofisticada do que uma atual.

Saiba mais: Fotos de casas antigas de fazenda

Casas antigas: fachadas que contam histórias

As casas antigas encantam a todos com suas fachadas. Elas são capazes de refletir os traços arquitetônicos de diferentes épocas, além do que também preservam o contexto histórico de um bairro ou cidade.

A fachada antiga, quando preservada ou reformada, deixa a casa com um visual mais sofisticado e elegante. Pelo mundo afora é possível encontrar diferentes construções de época, como aquelas que exploram o estilo colonial e abusam de fachadas coloridas. Os imóveis de madeira ou com arquitetura vitoriana também são comuns em algumas cidades.

As fachadas antigas também podem ser coloridas. (Foto:Divulgação)

Diferente das construções contemporâneas, que defendem uma proposta mais minimalista, as fachadas antigas adotam traços rebuscados e repletos de detalhes. Quando um bairro apresenta muitas casas antigas lado a lado, ele também adquire uma identidade visual que vence o limite do tempo.

Reforma da fachada antiga

Ao planejar a reforma da fachada antiga, é importante considerar diferentes fatores para não fazer mudanças muito agressivas na estrutura. Os moradores podem até deixar a frente da casa com ares mais modernos, mas a remodelação deve ser feita com muito cuidado.

Considere as seguintes orientações antes de reformar uma fachada antiga:

– Contrate mão de obra qualificada para o serviço;

– O passar do tempo costuma comprometer a construção, por isso uma reforma pode ser útil para fazer reparos na fachada e torná-la mais resistente;

A reforma pode resgatar a beleza de uma fachada antiga. (Foto:Divulgação)

– É importante que exista a valorização arquitetônica na hora de desenvolver o projeto;

– Mudar a cor ou até mesmo acrescentar novos materiais na fachada são opções interessantes;

– Antes de qualquer mudança, o profissional responsável pela reforma precisa verificar se a estrutura da casa comporta. Existem construções com mais de um século de história e que não podem ser alteradas agressivamente.

Veja também: Jardins de fachada

Fotos de fachadas de casas antigas

Veja a seguir uma seleção de fachadas de casas antigas:


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top