Bem Estar

Fachadas com telhados em evidência

Por Isah
A fachada desta casa norte-americana não seria nada sem o telhado.

O telhado assume papel importante no visual da casa, acrescentando um toque de charme e personalidade. Além de constituir a cobertura da residência e certificar a segurança dos moradores, a estrutura também desempenha papel importante para o estilo arquitetônico da fachada.

A arquitetura moderna tem colocado os telhados em evidência na construção de fachadas residenciais. O objetivo desta preferência consiste em superar apenas o caráter funcional e explorar a estética da cobertura montada com telhas.

Na construção de uma fachada, o telhado tem o papel de definir o estilo arquitetônico predominante. Assim, dependendo do desenho formado pelas telhas, é possível distinguir o visual da casa e explorar as principais características da cobertura na execução do projeto.

A estética do telhado também pode ser influenciada pelos tipos de telhas usadas, que variam principalmente quanto ao design e material. Entre as peças que podem aparecer como elemento da fachada, vale ressaltar aquelas fabricadas com cerâmica, concreto, ardósia e vidro. O formato das telhas costuma variar e valoriza aquilo que o projeto pedir. É importante ressaltar que, quanto mais inclinado for um telhado, mais evidência ele ganha na fachada.

A inclinação é uma das características que determinam o estilo do telhado.

Telhados que determinam estilos

Telhado pagode: aparece com frequência na arquitetura japonesa, sendo caracterizado pela inclinação de quase 100%.

Telhado clássico: a estrutura é básica e não rouba tanto a atenção na fachada residencial. Todas as águas que compõem a estrutura possuem a mesma inclinação, característica esta que influencia na escolha das telhas.

Telhado colonial: apresenta uma inclinação bem suave, mas suas curvas são mais acentuadas do que o telhado clássico.

O telhado deixa a fachada mais charmosa e sofisticada.

Telhado normando: construído com telhas planas e inclinação bem evidente na fachada. É uma opção moderna, sofisticada e muito recorrente nas casas europeias. Para obter a estética esperada, usam-se telhas planas na estrutura.

Telhado neoclássico: um dos telhados mais elaborados para dar ênfase aos traços arquitetônicos. Apresenta inclinações e sobressai com o ‘ar de mansão’.

Telhado plano: sem inclinação, ela não tem muita evidência na fachada residencial, mas costuma aparecer nos projetos de casas contemporâneas.

Telhado chalé: comum nos países frios, já que sua inclinação evita o acúmulo de neve na cobertura.

Depois de conhecer os principais tipos de telhados, escolha aquele que melhor combina com o seu projeto.

Recomendado para você
Bem Estar

Novas regras para cirurgia bariátrica no SUS

Bem Estar

Tapetes para Sala

Bem Estar

Cuidados necessários com as orelhas furadas

Bem Estar

Festa junina 2017 – Dicas de decoração

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *