Tecnologia

Facebook vai reconhecer usuário sem ele mostrar o rosto

Por Andre

Facebook vai reconhecer usuário sem ele mostrar o rosto, através de uma nova ferramenta de inteligência artificial, que vem sendo desenvolvida pelos pesquisadores que trabalham para a rede social mais popular do mundo.

Facebook vai reconhecer usuário sem ele mostrar o rosto (Foto Ilustrativa)

A rede social já possui a capacidade de reconhecer amigos dos usuários nas imagens postadas e de sugerir que você faça marcações nas fotos em que eles apareçam. E para quem já achava esse recurso avançado, o Facebook promete ir ainda mais longe.

Facebook lança novo aplicativo para Android

Facebook vai reconhecer usuário sem ele mostrar o rosto

A conhecida ferramenta de reconhecimento facial do Facebook será ainda mais aprimorada (Foto Ilustrativa)

De acordo com informações da rede BBC, a nova ferramenta do Facebook para reconhecer rostos conta com um algoritmo que analisa mais de 100 partes diferentes do corpo, nas imagens postadas na rede social, usando uma combinação de tecnologias de reconhecimento corporal e facial.

O objetivo é fazer com que a ferramenta aprenda a reconhecer a mesma pessoa em diferentes poses e em diferentes fotografias, independente de ela estar mostrando ou não o seu rosto, nas imagens postadas no Facebook.

O novo recurso do Facebook já vem causando preocupações em relação à privacidade (Foto Ilustrativa)

E para verificar se essa novidade tecnológica realmente funciona, uma equipe do Facebook fez o teste usando a ferramenta em 37.000 fotos. Os resultados mostraram que, ao analisar as imagens de 581 pessoas, o recurso inovador alcançou 83% de precisão.

Facebook como incorporar vídeos de qualquer site

Apesar do resultado bastante expressivo, em relação à eficácia do novo sistema de inteligência artificial, a ferramenta ainda não tem data para ser lançada pela rede social, conforme a rede britânica BBC.

Polêmicas com a privacidade dos usuários

A novidade ainda não tem data para ser disponibilizada (Foto Ilustrativa)

Mesmo sem ainda ter sido lançado, o novo sistema de reconhecimento facial e corporal do Facebook já vem causando preocupações em muitos usuários, principalmente com relação à privacidade.

É que outras ferramentas de reconhecimento facial, disponibilizadas anteriormente pela rede social de Mark Zuckerberg, já deram problemas nesse quesito, como aconteceu com o aplicativo Moments, lançado pelo Facebook nos Estados Unidos, que faz o compartilhamento de fotos do smartphone sem a necessidade de postá-las em qualquer plataforma.

Messenger do Facebook irá permitir enviar dinheiro

O polêmico app teve o lançamento suspenso na Europa, por causa justamente da ferramenta de reconhecimento facial, que permite a identificação de amigos no Facebook, e não oferece a possibilidade de bloqueá-la.

Recomendado para você

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *