Tecnologia

Facebook encerra serviço de e-mails

Por Andre

Lançado em 2010, como uma forma de aumentar a oferta de ferramentas de comunicação para os usuários, o serviço de e-mail do Facebook não fez muito sucesso entre os adeptos da rede social, tanto é que está sendo encerrado.

O e-mail do Facebook não está mais funcionando (Foto: Divulgação)

O comunicado de encerramento do serviço de e-mails do Facebook começou a ser recebido por alguns usuários da plataforma, no qual a empresa afirma que “poucos usuários têm utilizado o e-mail”, dando a entender que esse é o principal motivo para a descontinuidade do produto.

Ainda na mensagem enviada aos usuários, informando sobre o cancelamento do e-mail do Facebook, os responsáveis pela rede social também explicam que, a partir de agora, os esforços serão focados no desenvolvimento de ferramentas de mensagens móveis para os membros do serviço.

O que acontecerá com as mensagens enviadas aos endereços @facebook.com

Os e-mails enviados para endereços com a extensão @facebook.com serão encaminhados para as contas primárias dos usuários (Foto: Divulgação)

Na época de lançamento do e-mail do Facebook, que tem como extensão de endereço o “@facebook.com”, Mark Zuckerberg, fundador da rede social, afirmava que os webmails convencionais, como os oferecidos pelo Gmail, Yahoo! e o então Hotmail (hoje Outlook.com) eram bastante lentos e estavam ultrapassados.

Segundo ele, o novo serviço que estava lançando seria a “próxima geração de mensagens pela internet”, uma plataforma muito mais moderna e que iria unificar e-mails, bate-papo, SMS, mensagens e comentários da rede social em uma só janela.

Mas a empreitada acabou sendo um fracasso, já que não oferecia muitas das ferramentas com as quais os usuários dos provedores de e-mail tradicionais estavam acostumados. Em 2012, a empresa até tentou tornar obrigatório o uso do serviço, o que contribuiu ainda mais para a sua rejeição.

De acordo com o Facebook, o encerramento do e-mail @facebook.com está programado para o início de março. A partir daí, todas as mensagens enviadas a esse tipo de endereço serão encaminhadas para o e-mail primário cadastrado nos perfis dos usuários.

Facebook Messenger para Windows também será encerrado

Aviso de encerramento do Facebook Messenger para Windows já aparece quando o programa é aberto (Foto: Divulgação)

E parece que não foi só o serviço de e-mails que a rede social mais popular da atualidade resolveu descontinuar. Nos últimos dias, diversos usuários do Facebook Messenger para Windows têm recebido mensagens informando que o serviço deixará de funcionar.

O serviço de e-mail do Facebook foi lançado em 2010, mas não caiu nas graças dos usuários (Foto: Divulgação)

O encerramento do Facebook Messenger para Windows, programa que permite o bate-papo entre usuários sem ter que abrir o site da rede social, está previsto para o dia 3 de março. A partir dessa data, a troca de mensagens terá que ser feita através da página do Facebook, no navegador.

Recomendado para você

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

Como criar um QR Code

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *