Menu
Você está em: MundoDasTribos > Facebook com novo vírus: como removê-lo

O seu Facebook está contaminado com vírus? Veja como resolver o problema.
Por Isah -

Facebook com novo vírus: saiba como removê-lo. Uma nova praga virtual está tomando conta da internet e atingindo principalmente os usuários do Facebook. O vírus invade o navegador quando o internauta clica no perfil de uma suposta traição que aparece na linha do tempo. O conteúdo desperta a curiosidade de muitos, afinal, trata-se de um flagrante, no qual o marido encontra sua esposa na cama com outro.

Facebook com novo vírus: saiba como removê-lo. (Foto Ilustrativa)

Facebook com novo vírus: saiba como removê-lo. (Foto Ilustrativa)

Quem clica nesse post de traição que aparece no Facebook compartilha a postagem e também acaba marcando outros amigos. Esse problema coloque em risco a privacidade dos usuários e pode levar a instalações prejudiciais no navegador.

Leia mais: Como tirar e evitar vírus no Facebook

Facebook com novo vírus: saiba como removê-lo

O vírus invade a conta do Facebook a partir do momento em que um complemento malicioso se instala no navegador de internet do computador. Com isso, o malware realiza uma prática online que recebe o nome de “phishing”, ou seja, roubo de dados digitais. O vírus obtém informações sigilosas do Facebook e também realiza falsas publicações, que marcam vários amigos.

Quando o usuário clica no link malicioso, o navegador exibe o pedido de instalação de uma falsa extensão. Quem confirma o procedimento acaba consentindo falsas publicações na própria timeline. As postagens não estão relacionadas apenas à traição, mas também envolvem outros temas atrativos, que motivam o clique facilmente.

O link malicioso instala extensões que roubam informações. (Foto Ilustrativa)

O link malicioso instala extensões que roubam informações. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Vírus que rouba contas do Facebook

Configurando o navegador

Para não continuar replicando falsas postagens, você precisa excluir as extensões suspeitas do navegador. Veja a seguir como lidar com o Facebook com novo vírus: saiba como removê-lo:

Google Chrome: Coloque “chrome://extensions/” na barra de endereços e clique em “Enter”. Na sequência, exclua as extensões suspeitas clicando no ícone da lixeira.

Firefox: abra o navegador e clique no menu principal. Depois, escolha o item “complementos”, clique em “opções” e delete todas as extensões estranhas.

Configure o navegador e remova extensões suspeitas. (Foto Ilustrativa)

Configure o navegador e remova extensões suspeitas. (Foto Ilustrativa)

Internet Explorer: no canto superior direito do navegador, clique no botão “ferramentas”. Agora escolha “Gerenciar Complementos” e, por fim, o item “barras de ferramentas e extensões”. Desabilite as extensões.

Após configurar o navegador, é importante que o usuário verifique as permissões concedidas para aplicativos de terceiros. Todos os links que levantam alguma suspeita devem ser removidos.

Veja também: Como proteger o computador de roubos de dados

Seguindo as dicas da matéria “Facebook com novo vírus: saiba como removê-lo”, você vai conseguir preservar a sua privacidade na rede social. Não se esqueça de passar o antivírus após eliminar as extensões. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre tecnologia.

 


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL