Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Facebook com novo vírus: como removê-lo

Facebook com novo vírus: como removê-lo

Por Isah

Facebook com novo vírus: saiba como removê-lo. Uma nova praga virtual está tomando conta da internet e atingindo principalmente os usuários do Facebook. O vírus invade o navegador quando o internauta clica no perfil de uma suposta traição que aparece na linha do tempo. O conteúdo desperta a curiosidade de muitos, afinal, trata-se de um flagrante, no qual o marido encontra sua esposa na cama com outro.

Facebook com novo vírus: saiba como removê-lo. (Foto Ilustrativa)
Facebook com novo vírus: saiba como removê-lo. (Foto Ilustrativa)

Quem clica nesse post de traição que aparece no Facebook compartilha a postagem e também acaba marcando outros amigos. Esse problema coloque em risco a privacidade dos usuários e pode levar a instalações prejudiciais no navegador.

Leia mais: Como tirar e evitar vírus no Facebook

Facebook com novo vírus: saiba como removê-lo

O vírus invade a conta do Facebook a partir do momento em que um complemento malicioso se instala no navegador de internet do computador. Com isso, o malware realiza uma prática online que recebe o nome de “phishing”, ou seja, roubo de dados digitais. O vírus obtém informações sigilosas do Facebook e também realiza falsas publicações, que marcam vários amigos.

Quando o usuário clica no link malicioso, o navegador exibe o pedido de instalação de uma falsa extensão. Quem confirma o procedimento acaba consentindo falsas publicações na própria timeline. As postagens não estão relacionadas apenas à traição, mas também envolvem outros temas atrativos, que motivam o clique facilmente.

O link malicioso instala extensões que roubam informações. (Foto Ilustrativa)
O link malicioso instala extensões que roubam informações. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Vírus que rouba contas do Facebook

Configurando o navegador

Para não continuar replicando falsas postagens, você precisa excluir as extensões suspeitas do navegador. Veja a seguir como lidar com o Facebook com novo vírus: saiba como removê-lo:

Google Chrome: Coloque “chrome://extensions/” na barra de endereços e clique em “Enter”. Na sequência, exclua as extensões suspeitas clicando no ícone da lixeira.

Firefox: abra o navegador e clique no menu principal. Depois, escolha o item “complementos”, clique em “opções” e delete todas as extensões estranhas.

Configure o navegador e remova extensões suspeitas. (Foto Ilustrativa)
Configure o navegador e remova extensões suspeitas. (Foto Ilustrativa)

Internet Explorer: no canto superior direito do navegador, clique no botão “ferramentas”. Agora escolha “Gerenciar Complementos” e, por fim, o item “barras de ferramentas e extensões”. Desabilite as extensões.

Após configurar o navegador, é importante que o usuário verifique as permissões concedidas para aplicativos de terceiros. Todos os links que levantam alguma suspeita devem ser removidos.

Veja também: Como proteger o computador de roubos de dados

Seguindo as dicas da matéria “Facebook com novo vírus: saiba como removê-lo”, você vai conseguir preservar a sua privacidade na rede social. Não se esqueça de passar o antivírus após eliminar as extensões. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre tecnologia.

 

Recomendado para você
Tecnologia

Lista Telefônica Online Grátis

Tecnologia

Como recuperar uma conta do Facebook

Tecnologia

Como colocar Post it na área de trabalho do windows

Tecnologia

Mapas de Localização de Ruas Via Satélite

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *