Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Faça uma denúncia anônima ao Ministério do Trabalho

Uma empresa pode ser punida por conta de erros absurdos e desrespeito para com seus funcionários. Faça uma denúncia anônima junto ao Ministério do Trabalho.

Todo cidadão que está desempregado almeja, ardentemente, ingressar ou voltar ao mercado de trabalho formal a fim de ter uma renda mensal e assim, planejar melhor a vida. Da mesma forma acontece com os que ainda não conseguiram o primeiro emprego. Neste caso, o desejo é sempre acompanhado por sonhos de planejar e conquistar novas metas para o futuro como, por exemplo, pagar os estudos ou investir os rendimentos mensais em algum projeto antigo. Se você estiver passando por algo irregular, faça uma denúncia anônima ao Ministério do Trabalho.

Faça uma denúncia anônima ao Ministério do Trabalho (Foto: Exame/Abril)

Faça uma denúncia anônima ao Ministério do Trabalho (Foto: Exame/Abril)

Faça uma denúncia anônima ao Ministério do Trabalho

Mas, todos estes sonhos e desejos muitas vezes vão se desfazendo quando alguns problemas surgem no decorrer do caminho de muitos brasileiros. Entre esses problemas se destacam conflitos no próprio trabalho entre patrões, gerentes e subordinados. Nestes casos, uma das principais causas se deve às humilhações enfrentadas pelos empregados. Por isso, não se cale e a faça uma denúncia anônima ao Ministério do Trabalho.

Leia mais informações sobre: Salário atrasado: o que fazer

Tipos de denúncias

As humilhações podem variar em diversos aspectos como humilhação pública, assédio sexual, moral, bem como carga excessiva no horário de trabalho e, talvez você não saiba, mas em muitos lugares isto é mais comum do que se possa imaginar. Além disso, outros problemas enfrentados por muitos trabalhadores estão relacionados com as condições de trabalho em muitas empresas; Alguns funcionários passam por situações que, se descobertas pelo Ministério do Trabalho, certamente acarretariam em fechamento de muitas organizações.

Tudo tem que estar no contrato, sem abuso  (Foto: Exame/Abril)

Tudo tem que estar no contrato, sem abuso (Foto: Exame/Abril)

Diante da situação apresentada, surge a indagação: Como alguém pode tentar mudar as coisas ou fazer com que a empresa seja punida por conta de erros absurdos e desrespeito para com seus funcionários? Ora, a melhor forma é fazer uma denúncia junto ao Ministério do Trabalho para que a empresa possa se adequar a todas as normas estabelecidas por lei.

Pode fazer denúncia anônima

Para você ficar mais tranquilo, saiba que é possível fazer uma denúncia junto ao Ministério do Trabalho (de forma anônima) sem que haja a necessidade de se identificar. Muitas pessoas, por medo de perder o emprego, acabam não fazendo e continuam se submetendo aos maus tratos e formas inadequadas no setor de trabalho. Não tenha mais medo. Denuncie!

Leia mais informações sobre: O que pode bloquear o seguro desemprego

Como fazer uma denúncia ao Ministério do Trabalho?

É preciso sempre o empregado ser consciente  (Foto: Exame/Abril)

É preciso sempre o empregado ser consciente (Foto: Exame/Abril)

Para fazer uma denúncia você deve procurar o Ministério do Trabalho de sua cidade, mas se não quiser ser identificado, você pode acessar o site da Ouvidoria deste órgão e relatar sua denúncia. Mas, para que tudo ocorra de forma tranquila, você deverá detalhar qual é o tipo de problema, nome da empresa, endereço e, se possível, até mesmo o nome dos envolvidos.

Caro leitor, após realizar todo o procedimento de denúncia, um fiscal irá até o local relatado para apurar se as mesmas procedem. Caso seja confirmado, todas as providências serão tomadas sem que você seja prejudicado por ter feito a denúncia. Ressaltamos que isto ocorre porque o Ministério do trabalho garante total sigilo nas informações repassadas. Por isto, acesse o site do Ministério do Trabalho e faça sua denúncia.

O que denunciar?

Conheça seus direitos  (Foto: Exame/Abril)

Conheça seus direitos (Foto: Exame/Abril)

Quase sempre a denuncia está relacionada ao abuso da lei, aos patrões que escravizam e humilham seus funcionários. Com base nas Consolidações das Leis Trabalhistas,  mais conhecida como CLT, você pode ter ou não uma certa noção do que se deve seguir e o quando você está sofrendo abuso ou não. E isso não precisa ser fisicamente não, pode ser sim também ofensas e humilhações. Um bom advogado sempre pode te orientar para que você tenha noção dos seus direitos. Alguns dos temas discutidos pelo órgão federal é

Fique atento, denuncie e não deixe o abuso ser maior do que nossos direitos. Quer mais dicas sobre CLT e regime de trabalho? Então confira nossos outros artigos sobre este e vários outros temas, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!!!


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL