Menu

Beleza

Atualizado em 29 de dezembro de 2011, às 13:55
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Exoplastia: o que é?

O método de rejuvenescimento trata-se de um peeling profundo que pode deixar a pessoa até '20 anos mais jovem'.
364912 peeling foto Exoplastia: o que é?Realize o tratamento com um especialista (Foto: Divulgação)

Por muito tempo os peelings fenólicos (exoplastia) levaram a fama negativa, principalmente por causa de elementos que podem ser tóxicos se utilizados de maneira errada. Essa imagem negativa foi atribuída ao método por causa da sua fórmula tradicional, que é composta por fenol. O método era muito utilizado nos anos 60, por meio de máscara oclusiva, o que apresentava muitos aspectos negativos. Um deles era a necessidade de uma estrutura hospitalar para a sua aplicação, tendo um centro cirúrgico, monitoramento cardiológico, anestesia geral, hidratação internação, reforçada, medicamentos pós peeling e muitas outras providências.

Mesmo diante de todo esse aparato para a realização do procedimento, o resulta muitas vezes não era satisfatório, além disso, o procedimento era muito caro e causava efeitos colaterais, como por exemplo, dores de cabeça, cicatrizes, entre outros. Na realidade o fenol é o agente do peeling que apresenta até hoje os melhores resultados, não existindo nenhum outro produto tão eficaz no tratamento anti-rugas. Porém, deve ser utilizado com cautela.

Depois dos anos 80, muitos cientistas se empenharam na realização de estudos para novas fórmulas que possuem como base o fenol. Entre esses estudos revolucionários está o do médico brasileiro José Kacowicz, que vem trabalhando em uma nova família de peelings fenólicos de alto desempenho e baixa toxicidade, que estão sendo muito utilizados no EUA e na Europa tendo grandes resultados, deixando pessoas com aspectos 20 anos mais jovens.

364912 foto ed22estetica02 Exoplastia: o que é?O tratamento te deixa com uma aparencia de até 15 anos mais jovem (Foto: Divulgação)

A Exoplastia Ortodérmica, como é chamado esse procedimento, usa quantidades de fenol baixas, o que implica em excelente índice terapêutico e com segurança. O Multipeel, por exemplo, é um dos procedimentos é um de peeling fenólico conjugado a outros agentes queratolíticos potencializadores e substâncias moduladoras de sua absorção primária, o que diminui muito a sua toxicidade. Outra vantagem é que não há necessidade de uma estrutura hospitalar para a aplicação, tendo somente que ter um especialista no assunto em um ambiente preparado para atendimento clínico.

A Exoplastia Ortodérmica pode ser realizada no consultório, não tendo a necessidade de aplicação de anestesia. Esse procedimento é recomendado par pessoas com sequelas de acnes e envelhecimento da pele, manchas no rosto entre outros danos similares. O tratamento pode ser realizado em qualquer época do ano, porém, em alguns casos, é necessário 30 dias de reclusão, pois é necessário o uso de uma máscara,  e expressões em excesso podem comprometer o tratamento.

As contra-indicações são as mesmas de qualquer outro tratamento de peeling profundo, sendo, por exemplo, proibido para diabéticos descompensados, pacientes grávidas, cardiopatas, nefropatas e hepatopatas. Antes de iniciar o procedimento realize uma consulta com um dermatologista e avalie juntamente com esse profissional os possíveis efeitos de um peeling  de Exoplastia no seu caso. Pesquise também a procedência do local que lhe oferece o tratamento, para evitar danos à saúde.