Menu

Notícias

Atualizado em 28 de março de 2012, às 19:17 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Exercícios físicos que ajudam a evitar varizes

A dieta balanceada e exercícios físicos é a combinação necessária para prevenir o aparecimento das varizes. Conheça algumas atividades físicas que ajudam a evitar esse problema.

As varizes são veias dilatadas e deformadas, de cor púrpuro-azulada, que aparecem nas pernas causando dores e inchaço e sua ocorrência é mais comum em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos.

As veias das pernas, que reconduzem o sangue ao coração após ter irrigado os membros inferiores, possuem válvulas cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Entretanto, quando não há um funcionamento adequado desse sistema valvular, o sangue acaba retrocedendo pelos vasos, provocando sua dilatação e os sintomas tão incômodos desse problema.

418271 A caminhada ajudam a manter uma boa circulação corporal devido ao fortalecimento da bomba muscular da panturrilha. Exercícios físicos que ajudam a evitar varizesA caminhada ajuda a manter uma boa circulação corporal

Os minúsculos vasinhos, localizados na pele e parecidos com uma “teia-de-aranha”, da mesma coloração das varizes, são pequenas vênulas dilatadas chamadas de telangectasias, que geralmente acompanham o quadro de insuficiência venosa, mas não possuem importância clínica, a não ser pela questão estética.

O histórico familiar pode ser determinante para o surgimento de insuficiência venosa crônica, mas, adotando medidas simples, é possível evitar o aparecimento desse problema. Saiba como prevenir e tratar as varizes.

Atividades físicas ajudam a prevenir as varizes

Os exercícios físicos ajudam na prevenção das indesejáveis varizes, proporcionando também uma sensação de bem-estar além de prevenir as doenças cardiovasculares. As caminhadas são exercícios físicos leves que ajudam a manter uma boa circulação corporal devido ao fortalecimento dos músculos da panturrilha (batata da perna), que auxiliam no retorno do sangue da periferia dos membros para o coração.

Outra modalidade de exercícios indicados para esse problema é a natação e hidroginástica, pois a pressão hidrostática e a diminuição do efeito da gravidade na água favorecem o retorno venoso, enquanto que a caminhada e exercícios dentro da água estimulam a circulação venosa.

418271 As varizes são veias dilatadas que aparecem nas pernas causando dores e inchaço nas pernas Exercícios físicos que ajudam a evitar varizesAs varizes são veias dilatadas que aparecem nas pernas causando dores e inchaço

Os exercícios realizados em academias como aeróbica, bicicleta, musculação, dança e dança de salão favorecem o fortalecimento dos músculos da perna. É importante ressaltar que esse sistema muscular não deve receber uma carga impactante ou excessiva (utilizar pouco peso e maior número de repetições é o mais indicado, sempre com orientação profissional).

É recomendável que as atividades físicas sejam regulares, isto é, no mínimo três vezes por semana, evitando os exercícios de “fim-de-semana” que só ocasionam lesões musculares. Existem alguns exercícios que são considerados pouco indicados para a prevenção das varizes por dificultarem o retorno do sangue venoso e ainda poderem causar aumento excessivo da pressão dentro das veias. As atividades que devem ser evitadas são a maratona, fisiculturismo (halterofilismo), jump, voleibol, basquetebol, tênis, squash, canoagem e hipismo.

Recomendações

É importante manter uma dieta bem equilibrada, pois a obesidade ocasiona peso nas pernas e sobrecarrega muscular e circulatória. As massagens nos membros inferiores, realizadas diariamente, ajudam a estimular a circulação do sangue e são recomendadas logo após o banho. Na hora em que estiver passando o creme hidratante, a dica é fazer massagens “puxando” o creme no sentido do tornozelo para o joelho.

418271 dolorida Exercícios físicos que ajudam a evitar varizesO uso constante de salto alto prejudica a circulação sanguínea nas pernas

O uso de saltos altos por muito tempo deve ser evitado ao máximo, já que causam má circulação sanguínea e contribuem para o inchaço das pernas. À noite, aconselha-se elevar os membros para promover o desinchaço e ativar a circulação do sangue.

Conteúdo avaliado com média: