Menu

Saúde

Atualizado em 2 de julho de 2012, às 14:09 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Exercícios físicos podem diminuir risco de câncer de mama

Mulheres que se exercitam podem reduzir em até 30% as chances de desenvolver câncer de mama, diz pesquisa.
476763 Exercícios físicos podem diminuir risco de câncer de mama 2 Exercícios físicos podem diminuir risco de câncer de mamaOs exercícios físicos ajudam a combater o câncer de mama.(Foto: Divulgação)

Um levantamento feito pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) revelou que cerca de 11 mil mulheres morrem de câncer de mama por ano no Brasil. Entre os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença, estão: a idade avançada, o excesso de peso e histórico familiar.

No entanto, as mulheres podem prevenir a doença, fazendo o autoexame, realizando a mamografia depois dos 40 anos, tendo uma alimentação saudável e, mais recentemente, descobriu-se que os exercícios físicos também ajudam a combater a doença.

Veja outra pesquisa: Consumo de álcool eleva o risco de câncer de mama

Atividade física ajuda a prevenir câncer de mama

De acordo com um novo estudo, realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, revelou que a prática de exercícios pode ser uma aliada contra o câncer de mama. Os resultados da pesquisa foram publicados recentemente no site do periódico Cancer.

Os autores do estudo afirmam que os exercícios físicos, mesmo quando leves, são capazes de diminuir o risco de câncer de mama em até 30%. Entretanto, o benefício pode ser anulado quando a mulher ganha muito peso.

476763 Exercícios físicos podem diminuir risco de câncer de mama 1 Exercícios físicos podem diminuir risco de câncer de mamaAs chances de câncer de mama são bem menores em mulheres que se exercitam regularmente.(Foto: Divulgação)

Para chegar as suas conclusões, a nova pesquisa norte-americana avaliou 1.504 mulheres com câncer de mama e outras 1.555 que não sofriam do problema. Elas tinham idades entre 20 e 98 anos.

Os pesquisadores analisaram tanto as participantes que estavam em fase reprodutiva, como aquelas que já tinham passado da menopausa. Elas praticaram de 10 a 19 horas de atividade física por semana. Conclui-se, então, que a chance das mulheres fisicamente ativas de desenvolver câncer de mama era de 30% a menos, em comparação com aquelas que não tinham o hábito de se exercitar.

O único empecilho encontrado na pesquisa é o ganho de peso, que anula os benefícios dos exercícios físicos no combate ao câncer de mama, especialmente em mulheres que já passaram pela menopausa. Em todo caso, o estudo realizado pela universidade americana serve de incentivo para que as mulheres de todas as idades incluam atividade física na rotina.

476763 Exercícios físicos podem diminuir risco de câncer de mama Exercícios físicos podem diminuir risco de câncer de mamaMulheres de todas as idades devem praticar exercícios físicos.(Foto: Divulgação)

Câncer de mama: sintomas, tratamento

O principal sinal da doença é o aparecimento de um nódulo único no seio, que normalmente não causa dor e nem é endurecido. Outros sintomas podem denunciar um tumor, como o aumento das mamas, a retração do mamilo, o aumento dos gânglios axilares e o aparecimento de edemas.

O tratamento contra o câncer de mama é eficaz quando o diagnóstico do tumor maligno é feito precocemente. A paciente será submetida à quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia ou cirurgia para tratar, mas a escolha do procedimento varia de acordo com o estágio da doença.

Saiba mais: Alimentos que Combatem o Câncer de Mama

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.