Menu

Saúde

Atualizado em 22 de janeiro de 2013, às 12:47 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Exercícios de pilates para fazer em casa

O pilates é um grande aliado do condicionamento físico e da boa forma. Confira dicas de exercícios de pilates para fazer em casa.

A busca pelo condicionamento físico e a boa forma são as metas mais comuns dos brasileiros. Se tudo isso estiver ligado ao equilíbrio entre o corpo e a mente é ainda melhor. O pilates é uma prática cada vez mais conhecida que utiliza as melhores técnicas físicas orientais e ocidentais. Pensando nisso, selecionamos dicas de exercícios de pilates para fazer em casa.

570178 Aposte no pilates para sua boa forma. Foto divulgação Exercícios de pilates para fazer em casa Aposte no pilates para sua boa forma. (Foto: divulgação)

O que é pilates

O pilates é uma técnica de condicionamento físico e reeducação postural que tem como objetivo promover a saúde por meio do fortalecimento e alongamento muscular do corpo de maneira equilibrada. Os movimentos são sincronizados com a respiração e exige concentração para a realização dos mesmos, buscando um equilíbrio entre o corpo e a mente.

Os exercícios de pilates podem ser praticados por todas as pessoas de qualquer idade, mas é necessário avaliar as condições físicas de cada indivíduo. Para as pessoas com problemas de coluna ou articulações, os exercícios deverão ser feitos por profissionais qualificados para evitar lesões.

570178 Vário exercícios de pilates podem ser feitos em casa. Foto divulgação Exercícios de pilates para fazer em casa Vário exercícios de pilates podem ser feitos em casa. (Foto: divulgação)

Veja também mitos e verdades sobre o pilates 

Dicas de exercícios de pilates para fazer em casa

1. Hundred: deite com os quadris e pernas flexionados e juntos. Passe a faixa elástica na perna perto das canelas e suba unindo as pontas. Expire elevando o tronco, ativando a região abdominal e abaixando os braços. Mantendo a faixa elástica bem tensionada, execute os membros superiores e movimentos de bombeamento coordenado com respiração, inspire em 5 tempos e 5 tempos. Repita 10 vezes a cada respiração completa.

2. Double straingkt leg stretch: deite e passe a faixa elástica pelos pés. Segure cada lado da faixa de forma que os cotovelos fiquem flexionados e a região dos braços apoiadas no colchonete, mantendo a faixa elástica tensionada. Inspire e expire elevando o tronco, movimentando a região abdominal. Outro exercício pode ser feito com o tronco elevado, desça as pernas na expiração e retorne inspirando. Repita por 5 vezes, para o fortalecimento abdominal.

3. Rowing: sente com a coluna ereta, passe a faixa elástica nos pés e segure nas pontas. Incline o tronco para frente, mantenha a coluna ereta, flexione e suba os cotovelos. Expire estendendo os cotovelos e inspire flexionando-os. Repita 10 vezes.

4. Arm Circles: sente com a coluna ereta sobre a faixa elástica, segurando-a nas pontas. Faça grandes círculos com os braços nos dois sentidos. Inspire na metade do círculo e expire na outra. Repita 5 vezes em cada sentido.

5. Bridge: deite, posicione a faixa elástica na região pélvica, deixando as pontas no colchonete e apoiando as mãos firmemente na faixa. Eleve a pelve, fazendo uma ponte e tencionando a faixa elástica. Em seguida expire e estenda o joelho direito, mantendo a posição por cerca de 3 segundos. Retorne em uma expiração e execute com outra perna, alternando de 3 a 5 vezes cada perna.

570178 Faça o pilates em casa. Foto divulgação.php  Exercícios de pilates para fazer em casa Faça o pilates em casa. (Foto: divulgação).

Veja também pilates com bola, benefícios 

Os exercícios de pilates são excelentes para o condicionamento físico e mental. Eles podem ser feitos em casa de forma bem simples e prática. Porém, o ideal é consultar um especialista para avaliar suas condições físicas para realizar os exercícios sem risco de ocorrer lesões.

 

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.